Imagem que estudantes quilombolas constroem de si a partir do olhar dos outros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castilho, Suely Dulce de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira, Bruna Maria de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5886
Resumo: The article has as an objective to problematize the image that quilombola students from Chumbo construct of themselves and their territory, starting with the look of “others” and how the school is positioned in front of the negativism that crosses that self-image. The investigation is inserted in the qualitative ethnographic inquiry and had as collecting instruments, the observation and interviews with managers and professors of Nossa Senhora de Aparecida School. The results point out that the looks of the “others” are definers by excellence of the negative image that the students have of themselves and their territory. It is perceived the school effort in reversing that process of negativism, but still it is a non systematic work and represents a challenge to the modality of Quilombola School Education.  
id UEMG-2_7bf0ef24d78c03c9b565ded5047a45de
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5886
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Imagem que estudantes quilombolas constroem de si a partir do olhar dos outrosCorpoEducação Escolar QuilombolaEducaçãoIdentidadeQuilombo do ChumboThe article has as an objective to problematize the image that quilombola students from Chumbo construct of themselves and their territory, starting with the look of “others” and how the school is positioned in front of the negativism that crosses that self-image. The investigation is inserted in the qualitative ethnographic inquiry and had as collecting instruments, the observation and interviews with managers and professors of Nossa Senhora de Aparecida School. The results point out that the looks of the “others” are definers by excellence of the negative image that the students have of themselves and their territory. It is perceived the school effort in reversing that process of negativism, but still it is a non systematic work and represents a challenge to the modality of Quilombola School Education.  Este artículo tiene por objetivo problematizar la imagen que los estudiantes quilombolas del Chumbo construyen de sí y de su territorio a partir de la mirada de los otros y cómo la escuela se ha posicionado frente al negativismo que ejecutan mediante esa autoimagen hetero-atribuida. La investigación está dentro del abordaje cualitativo y tuvo como instrumentos de recolecta la observación y entrevistas con administradores y profesores de la escuela Nossa Senhora Aparecida. Los resultados señalan que la mirada de los otros son definidores por excelencia de la imagen negativa que los estudiantes construyen de sí mismos y de su territorio.  Se percibe el esfuerzo de la escuela en revertir ese proceso de negativismo, pero aún es un trabajo no sistemático y representa un desafío a la modalidad de la Educación Escolar Quilombola.O artigo tem como objetivo problematizar a imagem que os estudantes quilombolas, do Chumbo, constrói de si e de seu território, a partir do olhar dos outros e como a escola tem se posicionado diante dos negativismo que perpassam essa autoimagem heteroatribuída. A pesquisa se insere na abordagem qualitativa etnográfica e teve como instrumentos de coleta: a observação e entrevistas com gestores e professores da escola Nossa Senhora Aparecida. Os resultados apontam que o olhar dos outros são definidores, por excelência, da imagem negativa que os estudantes constroem de si mesmos e de seu território. Percebe-se o esforço da escola em reverter esse processo de negativismo, mas ainda é um trabalho não sistemático, e representa um desafio à modalidade de Educação Escolar Quilombola.EDUEMG2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/588610.36704/eef.v25i46.5886Educação em Foco; Vol. 25 No. 46 (2022): Educação Em Foco; 252-275Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 46 (2022): Educação Em Foco; 252-275Educação em Foco; v. 25 n. 46 (2022): Educação Em Foco; 252-2752317-00931519-332210.36704/eef.v25i46reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5886/4233Copyright (c) 2022 Suely Dulce de Castilho, Bruna Maria de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessCastilho, Suely Dulce deOliveira, Bruna Maria de2022-08-31T02:09:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5886Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2022-08-31T02:09:53Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagem que estudantes quilombolas constroem de si a partir do olhar dos outros
title Imagem que estudantes quilombolas constroem de si a partir do olhar dos outros
spellingShingle Imagem que estudantes quilombolas constroem de si a partir do olhar dos outros
Castilho, Suely Dulce de
Corpo
Educação Escolar Quilombola
Educação
Identidade
Quilombo do Chumbo
title_short Imagem que estudantes quilombolas constroem de si a partir do olhar dos outros
title_full Imagem que estudantes quilombolas constroem de si a partir do olhar dos outros
title_fullStr Imagem que estudantes quilombolas constroem de si a partir do olhar dos outros
title_full_unstemmed Imagem que estudantes quilombolas constroem de si a partir do olhar dos outros
title_sort Imagem que estudantes quilombolas constroem de si a partir do olhar dos outros
author Castilho, Suely Dulce de
author_facet Castilho, Suely Dulce de
Oliveira, Bruna Maria de
author_role author
author2 Oliveira, Bruna Maria de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castilho, Suely Dulce de
Oliveira, Bruna Maria de
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Educação Escolar Quilombola
Educação
Identidade
Quilombo do Chumbo
topic Corpo
Educação Escolar Quilombola
Educação
Identidade
Quilombo do Chumbo
description The article has as an objective to problematize the image that quilombola students from Chumbo construct of themselves and their territory, starting with the look of “others” and how the school is positioned in front of the negativism that crosses that self-image. The investigation is inserted in the qualitative ethnographic inquiry and had as collecting instruments, the observation and interviews with managers and professors of Nossa Senhora de Aparecida School. The results point out that the looks of the “others” are definers by excellence of the negative image that the students have of themselves and their territory. It is perceived the school effort in reversing that process of negativism, but still it is a non systematic work and represents a challenge to the modality of Quilombola School Education.  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5886
10.36704/eef.v25i46.5886
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5886
identifier_str_mv 10.36704/eef.v25i46.5886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5886/4233
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Suely Dulce de Castilho, Bruna Maria de Oliveira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Suely Dulce de Castilho, Bruna Maria de Oliveira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 25 No. 46 (2022): Educação Em Foco; 252-275
Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 46 (2022): Educação Em Foco; 252-275
Educação em Foco; v. 25 n. 46 (2022): Educação Em Foco; 252-275
2317-0093
1519-3322
10.36704/eef.v25i46
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205470388191232