IDENTIDADE QUILOMBOLA E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA:CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UM QUILOMBO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Sandra Nivia Soares
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Binacional Brasil-Argentina
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/4062
Resumo: Neste trabalho, toma-se o processo de construção da identidade do quilombo de Mangal e Barro Vermelho, situado no Oeste da Bahia-Brasil compreendendo que sua história e seus percursos na  construção da identidade podem contribuir com o processo formativo de professores no debate sobre a educação escolar quilombola e na efetivação de suas diretrizes, considerando quilombo como uma categoria dinâmica que se atualiza no tempo, ressaltando os diversos caminhos para a construção da identidade quilombola e a necessidade de atentar a essa questão nas discussões sobre a educação de quilombolas. Este trabalho toma como referência os dados de pesquisa de mestrado ancorada nos aportes teórico-metodológicos da história oral, a experiência da autora na formação de professores de comunidades quilombolas e na pesquisa “Cartografia escolar em Comunidades Tradicionais baianas” coordenada pela professora Izabel Dantas de Menezes e vinculada à Universidade do Estado da Bahia.
id UESB-6_924af51fc9c25e9704ed223bca5deb80
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4062
network_acronym_str UESB-6
network_name_str Revista Binacional Brasil-Argentina
repository_id_str
spelling IDENTIDADE QUILOMBOLA E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA:CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UM QUILOMBOEducação escolar quilombolaIdentidade negraquilomboNeste trabalho, toma-se o processo de construção da identidade do quilombo de Mangal e Barro Vermelho, situado no Oeste da Bahia-Brasil compreendendo que sua história e seus percursos na  construção da identidade podem contribuir com o processo formativo de professores no debate sobre a educação escolar quilombola e na efetivação de suas diretrizes, considerando quilombo como uma categoria dinâmica que se atualiza no tempo, ressaltando os diversos caminhos para a construção da identidade quilombola e a necessidade de atentar a essa questão nas discussões sobre a educação de quilombolas. Este trabalho toma como referência os dados de pesquisa de mestrado ancorada nos aportes teórico-metodológicos da história oral, a experiência da autora na formação de professores de comunidades quilombolas e na pesquisa “Cartografia escolar em Comunidades Tradicionais baianas” coordenada pela professora Izabel Dantas de Menezes e vinculada à Universidade do Estado da Bahia.Edições UESB2018-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/406210.22481/rbba.v7i1.4062Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 7 No. 1 (2018): Relação classe, raça e etnia; 39-60Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 7 n. 1 (2018): Relação classe, raça e etnia; 39-60Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 7 Núm. 1 (2018): Relação classe, raça e etnia; 39-602316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/4062/3310https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Sandra Nivia Soares2022-01-14T23:25:05Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4062Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2022-01-14T23:25:05Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv IDENTIDADE QUILOMBOLA E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA:CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UM QUILOMBO
title IDENTIDADE QUILOMBOLA E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA:CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UM QUILOMBO
spellingShingle IDENTIDADE QUILOMBOLA E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA:CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UM QUILOMBO
de Oliveira, Sandra Nivia Soares
Educação escolar quilombola
Identidade negra
quilombo
title_short IDENTIDADE QUILOMBOLA E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA:CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UM QUILOMBO
title_full IDENTIDADE QUILOMBOLA E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA:CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UM QUILOMBO
title_fullStr IDENTIDADE QUILOMBOLA E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA:CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UM QUILOMBO
title_full_unstemmed IDENTIDADE QUILOMBOLA E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA:CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UM QUILOMBO
title_sort IDENTIDADE QUILOMBOLA E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA:CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UM QUILOMBO
author de Oliveira, Sandra Nivia Soares
author_facet de Oliveira, Sandra Nivia Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Sandra Nivia Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Educação escolar quilombola
Identidade negra
quilombo
topic Educação escolar quilombola
Identidade negra
quilombo
description Neste trabalho, toma-se o processo de construção da identidade do quilombo de Mangal e Barro Vermelho, situado no Oeste da Bahia-Brasil compreendendo que sua história e seus percursos na  construção da identidade podem contribuir com o processo formativo de professores no debate sobre a educação escolar quilombola e na efetivação de suas diretrizes, considerando quilombo como uma categoria dinâmica que se atualiza no tempo, ressaltando os diversos caminhos para a construção da identidade quilombola e a necessidade de atentar a essa questão nas discussões sobre a educação de quilombolas. Este trabalho toma como referência os dados de pesquisa de mestrado ancorada nos aportes teórico-metodológicos da história oral, a experiência da autora na formação de professores de comunidades quilombolas e na pesquisa “Cartografia escolar em Comunidades Tradicionais baianas” coordenada pela professora Izabel Dantas de Menezes e vinculada à Universidade do Estado da Bahia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/4062
10.22481/rbba.v7i1.4062
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/4062
identifier_str_mv 10.22481/rbba.v7i1.4062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/4062/3310
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 7 No. 1 (2018): Relação classe, raça e etnia; 39-60
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 7 n. 1 (2018): Relação classe, raça e etnia; 39-60
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 7 Núm. 1 (2018): Relação classe, raça e etnia; 39-60
2316-1205
reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Binacional Brasil-Argentina
collection Revista Binacional Brasil-Argentina
repository.name.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rbba@uesb.edu.br||
_version_ 1797220469825339392