A docência no ensino superior no contexto da pandemia da COVID-19
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6945 |
Resumo: | A implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) provocou diversas consequências negativas para o trabalho docente. Nessa perspectiva, este artigo busca responder: quais foram as possíveis alterações nas práticas dos docentes da UEMG durante a implementação do ERE. Visa analisar as possíveis alterações nas práticas dos docentes da UEMG no contexto pandêmico. A pesquisa assume relevância acadêmica e científica, pelo fato de que ainda há necessidade de mais produções bibliográficas e dados analisados sobre as condições de trabalho dos professores universitários durante o ERE. A abordagem da pesquisa é qualitativa. É bibliográfica e também contou com entrevistas não estruturadas com sete docentes de uma das unidades acadêmicas da UEMG. O referencial teórico da pesquisa foram os conceitos de habitus, campo, capitais e práticas em Pierre Bourdieu. A precarização e intensificação do trabalho docente que já existia na UEMG, acentuou-se ainda mais no contexto da pandemia. |
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A docência no ensino superior no contexto da pandemia da COVID-19IntensificaçãoPrecarizaçãoSaúde MentalA implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) provocou diversas consequências negativas para o trabalho docente. Nessa perspectiva, este artigo busca responder: quais foram as possíveis alterações nas práticas dos docentes da UEMG durante a implementação do ERE. Visa analisar as possíveis alterações nas práticas dos docentes da UEMG no contexto pandêmico. A pesquisa assume relevância acadêmica e científica, pelo fato de que ainda há necessidade de mais produções bibliográficas e dados analisados sobre as condições de trabalho dos professores universitários durante o ERE. A abordagem da pesquisa é qualitativa. É bibliográfica e também contou com entrevistas não estruturadas com sete docentes de uma das unidades acadêmicas da UEMG. O referencial teórico da pesquisa foram os conceitos de habitus, campo, capitais e práticas em Pierre Bourdieu. A precarização e intensificação do trabalho docente que já existia na UEMG, acentuou-se ainda mais no contexto da pandemia.EDUEMG2023-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/694510.36704/eef.v26i50.6945Educação em Foco; Vol. 26 No. 50 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua); 1-26Educação em Foco; Vol. 26 Núm. 50 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua); 1-26Educação em Foco; v. 26 n. 50 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua); 1-262317-009310.36704/eef.v26i50reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6945/4818Copyright (c) 2023 Adelino Francklininfo:eu-repo/semantics/openAccessFrancklin, Adelino2023-11-30T21:00:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6945Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-11-30T21:00:25Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
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