A docência no ensino superior no contexto da pandemia da COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francklin, Adelino
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6945
Resumo: A implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) provocou diversas consequências negativas para o trabalho docente. Nessa perspectiva, este artigo busca responder: quais foram as possíveis alterações nas práticas dos docentes da UEMG durante a implementação do ERE. Visa analisar as possíveis alterações nas práticas dos docentes da UEMG no contexto pandêmico. A pesquisa assume relevância acadêmica e científica,  pelo  fato de que ainda há necessidade de mais produções bibliográficas e dados analisados sobre as condições de trabalho dos professores universitários durante o ERE. A abordagem da pesquisa é qualitativa. É bibliográfica e também contou com entrevistas não estruturadas com sete docentes de uma das unidades acadêmicas da UEMG. O referencial teórico da pesquisa foram os conceitos de habitus, campo, capitais e práticas em Pierre Bourdieu. A precarização e intensificação do trabalho docente que já existia na UEMG, acentuou-se ainda mais no contexto da pandemia.
id UEMG-2_7d04a7c2dea8be2bcd118da0ed59bb9f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6945
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling A docência no ensino superior no contexto da pandemia da COVID-19IntensificaçãoPrecarizaçãoSaúde MentalA implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) provocou diversas consequências negativas para o trabalho docente. Nessa perspectiva, este artigo busca responder: quais foram as possíveis alterações nas práticas dos docentes da UEMG durante a implementação do ERE. Visa analisar as possíveis alterações nas práticas dos docentes da UEMG no contexto pandêmico. A pesquisa assume relevância acadêmica e científica,  pelo  fato de que ainda há necessidade de mais produções bibliográficas e dados analisados sobre as condições de trabalho dos professores universitários durante o ERE. A abordagem da pesquisa é qualitativa. É bibliográfica e também contou com entrevistas não estruturadas com sete docentes de uma das unidades acadêmicas da UEMG. O referencial teórico da pesquisa foram os conceitos de habitus, campo, capitais e práticas em Pierre Bourdieu. A precarização e intensificação do trabalho docente que já existia na UEMG, acentuou-se ainda mais no contexto da pandemia.EDUEMG2023-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/694510.36704/eef.v26i50.6945Educação em Foco; Vol. 26 No. 50 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua); 1-26Educação em Foco; Vol. 26 Núm. 50 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua); 1-26Educação em Foco; v. 26 n. 50 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua); 1-262317-009310.36704/eef.v26i50reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6945/4818Copyright (c) 2023 Adelino Francklininfo:eu-repo/semantics/openAccessFrancklin, Adelino2023-11-30T21:00:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6945Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-11-30T21:00:25Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A docência no ensino superior no contexto da pandemia da COVID-19
title A docência no ensino superior no contexto da pandemia da COVID-19
spellingShingle A docência no ensino superior no contexto da pandemia da COVID-19
Francklin, Adelino
Intensificação
Precarização
Saúde Mental
title_short A docência no ensino superior no contexto da pandemia da COVID-19
title_full A docência no ensino superior no contexto da pandemia da COVID-19
title_fullStr A docência no ensino superior no contexto da pandemia da COVID-19
title_full_unstemmed A docência no ensino superior no contexto da pandemia da COVID-19
title_sort A docência no ensino superior no contexto da pandemia da COVID-19
author Francklin, Adelino
author_facet Francklin, Adelino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francklin, Adelino
dc.subject.por.fl_str_mv Intensificação
Precarização
Saúde Mental
topic Intensificação
Precarização
Saúde Mental
description A implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) provocou diversas consequências negativas para o trabalho docente. Nessa perspectiva, este artigo busca responder: quais foram as possíveis alterações nas práticas dos docentes da UEMG durante a implementação do ERE. Visa analisar as possíveis alterações nas práticas dos docentes da UEMG no contexto pandêmico. A pesquisa assume relevância acadêmica e científica,  pelo  fato de que ainda há necessidade de mais produções bibliográficas e dados analisados sobre as condições de trabalho dos professores universitários durante o ERE. A abordagem da pesquisa é qualitativa. É bibliográfica e também contou com entrevistas não estruturadas com sete docentes de uma das unidades acadêmicas da UEMG. O referencial teórico da pesquisa foram os conceitos de habitus, campo, capitais e práticas em Pierre Bourdieu. A precarização e intensificação do trabalho docente que já existia na UEMG, acentuou-se ainda mais no contexto da pandemia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6945
10.36704/eef.v26i50.6945
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6945
identifier_str_mv 10.36704/eef.v26i50.6945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6945/4818
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Adelino Francklin
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Adelino Francklin
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 26 No. 50 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua); 1-26
Educação em Foco; Vol. 26 Núm. 50 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua); 1-26
Educação em Foco; v. 26 n. 50 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua); 1-26
2317-0093
10.36704/eef.v26i50
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1798045782675292160