Livros didáticos de ciências : a cultura local como fator de influência sobre sua escolha e uso por professores do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Edna Luiza de, 1972-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/34694
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia
id UFPR_5b2518fbeda06003200e4a1ace399930
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/34694
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Souza, Edna Luiza de, 1972-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGarcia, Nilson Marcos Dias, 1951-2020-12-21T12:12:24Z2020-12-21T12:12:24Z2013https://hdl.handle.net/1884/34694Orientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias GarciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 26/08/2013Inclui bibliografiaResumo: Apresenta resultados de investigação que teve como objetivo analisar a construção de relações entre a comunidade em que uma escola está inserida e as práticas pedagógicas dos professores de Ciências, tomando como foco a escolha e o uso do livro didático dessa disciplina. A pesquisa foi realizada com professoras do 5º ano de uma escola de zona rural, de uma escola indígena e de uma escola urbana, localizadas, respectivamente, nos município de Rebouças, Inácio Martins e Irati, no estado do Paraná. Teve como pressupostos teóricos o conceito de cultura de Williams (1992, 2011), relacionado às mudanças econômicas, sociais e políticas; a concepção de cruzamento de culturas na formação da cultura escolar de Pérez Gómez (2004), que sustenta compreender a escola como uma mediação cultural e considera a sua rede de significações; a conceituação de cotidiano escolar e as relações existentes no mundo escolar conforme o entendimento de Ezpeleta e Rockwell (1989) e Rockwell (1995, 1997); o conceito de "habitus" do indivíduo e a apropriação do capital cultural de Bourdieu (2010), e o entendimento do livro didático como artefato cultural que afeta a escolarização de formas diferenciadas e a ação do professor em toda sua trajetória, segundo Choppin (2000,2004), Batista (1999) e Garcia (2006, 2008). Os dados foram obtidos a partir das respostas dadas a um questionário e pela concessão de entrevistas pelas professoras participantes, visando identificar e compreender as influências que a cultura local exerce sobre as decisões de escolha e de uso dos livros didáticos por parte dessas professoras de Ciências. No que se refere ao uso, foi possível constatar que as professoras procuram adaptar o livro à realidade local e que, especificamente no ensino de Ciências, os conteúdos, direcionados pelo plano curricular, são adaptados de acordo com as especificidades dos alunos. Da mesma forma, os critérios de escolha correspondem a necessidades locais dos alunos, porém oportunizando um aprendizado que amplie e ofereça uma visão mais abrangente de novos saberes.Abstract: Presents results of a study which had as an objective analyze the building of the relationship between the community where the school is included and the teaching practice of Science teachers, focusing on the choice and use of the textbook in this subject. The study was carried out with fifth-grade teachers from three different schools: a countryside school located in Rebouças; an indigenous school in Inácio Martins and an urban school in Irati, all of them in the State of Paraná. This study is based on the theoretical assumptions of culture (WILLIAMS, 1992, 2011) related to economical, social and political changes which affect and are affected by society?s actions; the concept of cross-culture in the understanding of school culture formation (PÉREZ GÓMES, 2004) which states that the school might be a link to understand culture and its wide meaning; the concept of school daily life and the relationship there is in the school environment from the point of view of Ezpeleta and Rockwell (1989) and Rockwell (1995,1997); the concept "habitus", the appropriation of the cultural heritage (BOURDIEU, 2010) the understanding of the textbook as a cultural product that affects schooling in different ways, and the teachers? actions in all their path presented by Choppin (2000, 2004), Batista (1999), and Garcia (2006, 2008). The data were obtained through a questionnaire, and also interviews were carried out with the teachers involved in this study in order to understand the relationship within the choice and use of textbooks, and from these figures, it was possible to identify the presence of local culture and its meanings in the teaching practice. In regard to the use of books, it was possible to notice that they are adapted by teachers and especially in the Science teaching content, guided by the curricular plan, it is adapted according to the students? peculiarities. Same way, the criteria of the books choice correspond to the local needs of the students, however giving them a learning experience that broadens and offers a wider view of knew knowledge.119 f. : il., tabs., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertaçõesEnsino fundamental - Livros didaticosLivros didáticos - AvaliaçãoCiências (Ensino fundamental) - Livros didaticosEducaçãoLivros didáticos de ciências : a cultura local como fator de influência sobre sua escolha e uso por professores do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - EDNA LUIZA DE SOUZA.pdfapplication/pdf1163045https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34694/1/R%20-%20D%20-%20EDNA%20LUIZA%20DE%20SOUZA.pdf4b0110765263290cdc7599f7bd382f75MD51open accessTEXTR - D - EDNA LUIZA DE SOUZA.pdf.txtExtracted Texttext/plain266238https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34694/2/R%20-%20D%20-%20EDNA%20LUIZA%20DE%20SOUZA.pdf.txta0d531568d15713a2d4ce8227fbb75f4MD52open accessTHUMBNAILR - D - EDNA LUIZA DE SOUZA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1116https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34694/3/R%20-%20D%20-%20EDNA%20LUIZA%20DE%20SOUZA.pdf.jpg500e1d21153737481cd9eea4f7102911MD53open access1884/346942020-12-21 09:12:24.135open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/34694Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-12-21T12:12:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Livros didáticos de ciências : a cultura local como fator de influência sobre sua escolha e uso por professores do Ensino Fundamental
title Livros didáticos de ciências : a cultura local como fator de influência sobre sua escolha e uso por professores do Ensino Fundamental
spellingShingle Livros didáticos de ciências : a cultura local como fator de influência sobre sua escolha e uso por professores do Ensino Fundamental
Souza, Edna Luiza de, 1972-
Dissertações
Ensino fundamental - Livros didaticos
Livros didáticos - Avaliação
Ciências (Ensino fundamental) - Livros didaticos
Educação
title_short Livros didáticos de ciências : a cultura local como fator de influência sobre sua escolha e uso por professores do Ensino Fundamental
title_full Livros didáticos de ciências : a cultura local como fator de influência sobre sua escolha e uso por professores do Ensino Fundamental
title_fullStr Livros didáticos de ciências : a cultura local como fator de influência sobre sua escolha e uso por professores do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Livros didáticos de ciências : a cultura local como fator de influência sobre sua escolha e uso por professores do Ensino Fundamental
title_sort Livros didáticos de ciências : a cultura local como fator de influência sobre sua escolha e uso por professores do Ensino Fundamental
author Souza, Edna Luiza de, 1972-
author_facet Souza, Edna Luiza de, 1972-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Edna Luiza de, 1972-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Nilson Marcos Dias, 1951-
contributor_str_mv Garcia, Nilson Marcos Dias, 1951-
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações
Ensino fundamental - Livros didaticos
Livros didáticos - Avaliação
Ciências (Ensino fundamental) - Livros didaticos
Educação
topic Dissertações
Ensino fundamental - Livros didaticos
Livros didáticos - Avaliação
Ciências (Ensino fundamental) - Livros didaticos
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-21T12:12:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-21T12:12:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/34694
url https://hdl.handle.net/1884/34694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 119 f. : il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34694/1/R%20-%20D%20-%20EDNA%20LUIZA%20DE%20SOUZA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34694/2/R%20-%20D%20-%20EDNA%20LUIZA%20DE%20SOUZA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34694/3/R%20-%20D%20-%20EDNA%20LUIZA%20DE%20SOUZA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4b0110765263290cdc7599f7bd382f75
a0d531568d15713a2d4ce8227fbb75f4
500e1d21153737481cd9eea4f7102911
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898874542096384