Agricultura orgânica e agroecologia como ferramenta de educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4579 |
Resumo: | Esse artigo descreve a experiência em uma escola no município de Lavras, Minas Gerais, ao apresentar conceitos básicos, bem como a existência dos alimentos orgânicos, abordando a Agroecologia e a suas vantagens sob os demais métodos de agricultura. Antes e após o ciclo de atividades aplicamos questionários simples para nos orientar quanto à direção a ser tomada e os resultados foram alcançados pela análise de conteúdo. Foi observado o desconhecimento por parte das crianças quanto ao que é a universidade e seu papel como parte da sociedade, algo que para eles pareceu ser uma realidade bem distante por vários fatores, dentre questões de cunho social e econômicas. Com o desenvolvimento deste projeto foi possível também despertar nas crianças o senso crítico e a importância do consumo de alimentos de qualidade, junto aos princípios agroecológicos. |
id |
UEMG-2_834c80a90ad6e397f5ed0f2d80a3ea03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4579 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Agricultura orgânica e agroecologia como ferramenta de educaçãoExtensão participativaAgricultura urbanaSaúde alimentarEsse artigo descreve a experiência em uma escola no município de Lavras, Minas Gerais, ao apresentar conceitos básicos, bem como a existência dos alimentos orgânicos, abordando a Agroecologia e a suas vantagens sob os demais métodos de agricultura. Antes e após o ciclo de atividades aplicamos questionários simples para nos orientar quanto à direção a ser tomada e os resultados foram alcançados pela análise de conteúdo. Foi observado o desconhecimento por parte das crianças quanto ao que é a universidade e seu papel como parte da sociedade, algo que para eles pareceu ser uma realidade bem distante por vários fatores, dentre questões de cunho social e econômicas. Com o desenvolvimento deste projeto foi possível também despertar nas crianças o senso crítico e a importância do consumo de alimentos de qualidade, junto aos princípios agroecológicos.EDUEMG2021-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/457910.24934/eef.v24i42.4579Educação em Foco; Vol. 24 No. 42 (2021): Educação em Foco; 157 - 178Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 42 (2021): Educação em Foco; 157 - 178Educação em Foco; v. 24 n. 42 (2021): Educação em Foco; 157 - 1782317-00931519-332210.24934/eef.v24i42reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4579/3345Copyright (c) 2021 Lucas Lenin Resende de Assis, Luís Cláudio Silveira, Iberê Martí Moreira da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Assis, Lucas Lenin ResendeSilveira, Luís CláudioMoreira da Silva, Iberê Martí2021-05-10T12:08:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4579Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-05-10T12:08:55Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Agricultura orgânica e agroecologia como ferramenta de educação |
title |
Agricultura orgânica e agroecologia como ferramenta de educação |
spellingShingle |
Agricultura orgânica e agroecologia como ferramenta de educação de Assis, Lucas Lenin Resende Extensão participativa Agricultura urbana Saúde alimentar |
title_short |
Agricultura orgânica e agroecologia como ferramenta de educação |
title_full |
Agricultura orgânica e agroecologia como ferramenta de educação |
title_fullStr |
Agricultura orgânica e agroecologia como ferramenta de educação |
title_full_unstemmed |
Agricultura orgânica e agroecologia como ferramenta de educação |
title_sort |
Agricultura orgânica e agroecologia como ferramenta de educação |
author |
de Assis, Lucas Lenin Resende |
author_facet |
de Assis, Lucas Lenin Resende Silveira, Luís Cláudio Moreira da Silva, Iberê Martí |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Luís Cláudio Moreira da Silva, Iberê Martí |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Assis, Lucas Lenin Resende Silveira, Luís Cláudio Moreira da Silva, Iberê Martí |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Extensão participativa Agricultura urbana Saúde alimentar |
topic |
Extensão participativa Agricultura urbana Saúde alimentar |
description |
Esse artigo descreve a experiência em uma escola no município de Lavras, Minas Gerais, ao apresentar conceitos básicos, bem como a existência dos alimentos orgânicos, abordando a Agroecologia e a suas vantagens sob os demais métodos de agricultura. Antes e após o ciclo de atividades aplicamos questionários simples para nos orientar quanto à direção a ser tomada e os resultados foram alcançados pela análise de conteúdo. Foi observado o desconhecimento por parte das crianças quanto ao que é a universidade e seu papel como parte da sociedade, algo que para eles pareceu ser uma realidade bem distante por vários fatores, dentre questões de cunho social e econômicas. Com o desenvolvimento deste projeto foi possível também despertar nas crianças o senso crítico e a importância do consumo de alimentos de qualidade, junto aos princípios agroecológicos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4579 10.24934/eef.v24i42.4579 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4579 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v24i42.4579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4579/3345 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 24 No. 42 (2021): Educação em Foco; 157 - 178 Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 42 (2021): Educação em Foco; 157 - 178 Educação em Foco; v. 24 n. 42 (2021): Educação em Foco; 157 - 178 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v24i42 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469845028864 |