Agricultura orgânica e agroecologia como ferramenta de educação ambiental e alimentar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Lucas Lenin Resende de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silveira, Luís Cláudio, Silva, Iberê Martí Moreira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50161
Resumo: Through a systemic participatory approach, agroecology tends to play key educational and pedagogical roles among all stakeholders and particularly the youngest ones (i.e., children of elementary schools). In this perspective, the present work used a qualitative questionnaire based investigation targeting 9 to 10 years old children of a public school in the municipality of Lavras – MG (Brazil). The ultimate aim was to assess the potential of Agroecology and Organic Agriculture (AOA) as pedagogical tool for teaching food education and raising environmental awareness among this young public. Moreover, besides showing that such lack of knowledge was inherently linked to socio-economic factors, results revealed that school children are frequently dissociated from the university and its roles as a provider of educational services to society. There is thus an urgent need to develop more multidisciplinary and innovative approaches for agroecology teaching to reach a wider public.
id UFLA_c99191b5594d30499ee2f52b72d28914
oai_identifier_str oai:localhost:1/50161
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Agricultura orgânica e agroecologia como ferramenta de educação ambiental e alimentarOrganic agriculture and agroecology as a method for environmental and food educationEnsinoAgricultura urbanaSaúde alimentarHortaAgricultura alternativaEducationUrban agricultureFoodhealthVegetable gardenAlternative agricultureThrough a systemic participatory approach, agroecology tends to play key educational and pedagogical roles among all stakeholders and particularly the youngest ones (i.e., children of elementary schools). In this perspective, the present work used a qualitative questionnaire based investigation targeting 9 to 10 years old children of a public school in the municipality of Lavras – MG (Brazil). The ultimate aim was to assess the potential of Agroecology and Organic Agriculture (AOA) as pedagogical tool for teaching food education and raising environmental awareness among this young public. Moreover, besides showing that such lack of knowledge was inherently linked to socio-economic factors, results revealed that school children are frequently dissociated from the university and its roles as a provider of educational services to society. There is thus an urgent need to develop more multidisciplinary and innovative approaches for agroecology teaching to reach a wider public.Esse artigo descreve a experiência em uma escola no município de Lavras, Minas Gerais, ao apresentar conceitos básicos, bem como a existência dos alimentos orgânicos, abordando a Agroecologia e a suas vantagens sob os demais métodos de agricultura. Antes e após o ciclo de atividades aplicamos questionários simples para nos orientar quanto à direção a ser tomada e os resultados foram alcançados pela análise de conteúdo. Foi observado o desconhecimento por parte das crianças quanto ao que é a universidade e seu papel como parte da sociedade, algo que para eles pareceu ser uma realidade bem distante por vários fatores, dentre questões de cunho social e econômicas. Com o desenvolvimento deste projeto foi possível também despertar nas crianças o senso crítico e a importância do consumo de alimentos de qualidade, junto aos princípios agroecológicos.Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Faculdade de Educação (FaE), Centro de Comunicação (CenC)2022-06-09T16:58:33Z2022-06-09T16:58:33Z2021-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfASSIS, L. L. R. de; SILVEIRA, L. C.; SILVA, I. M. M. da. Agricultura orgânica e agroecologia como ferramenta de educação ambiental e alimentar. Educação em foco, Belo Horizonte, v. 24, n. 42, p. 157-178, jan./abr. 2021.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50161Educação em focoreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessAssis, Lucas Lenin Resende deSilveira, Luís CláudioSilva, Iberê Martí Moreira dapor2023-05-26T18:58:23Zoai:localhost:1/50161Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-26T18:58:23Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Agricultura orgânica e agroecologia como ferramenta de educação ambiental e alimentar
Organic agriculture and agroecology as a method for environmental and food education
title Agricultura orgânica e agroecologia como ferramenta de educação ambiental e alimentar
spellingShingle Agricultura orgânica e agroecologia como ferramenta de educação ambiental e alimentar
Assis, Lucas Lenin Resende de
Ensino
Agricultura urbana
Saúde alimentar
Horta
Agricultura alternativa
Education
Urban agriculture
Foodhealth
Vegetable garden
Alternative agriculture
title_short Agricultura orgânica e agroecologia como ferramenta de educação ambiental e alimentar
title_full Agricultura orgânica e agroecologia como ferramenta de educação ambiental e alimentar
title_fullStr Agricultura orgânica e agroecologia como ferramenta de educação ambiental e alimentar
title_full_unstemmed Agricultura orgânica e agroecologia como ferramenta de educação ambiental e alimentar
title_sort Agricultura orgânica e agroecologia como ferramenta de educação ambiental e alimentar
author Assis, Lucas Lenin Resende de
author_facet Assis, Lucas Lenin Resende de
Silveira, Luís Cláudio
Silva, Iberê Martí Moreira da
author_role author
author2 Silveira, Luís Cláudio
Silva, Iberê Martí Moreira da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Lucas Lenin Resende de
Silveira, Luís Cláudio
Silva, Iberê Martí Moreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Agricultura urbana
Saúde alimentar
Horta
Agricultura alternativa
Education
Urban agriculture
Foodhealth
Vegetable garden
Alternative agriculture
topic Ensino
Agricultura urbana
Saúde alimentar
Horta
Agricultura alternativa
Education
Urban agriculture
Foodhealth
Vegetable garden
Alternative agriculture
description Through a systemic participatory approach, agroecology tends to play key educational and pedagogical roles among all stakeholders and particularly the youngest ones (i.e., children of elementary schools). In this perspective, the present work used a qualitative questionnaire based investigation targeting 9 to 10 years old children of a public school in the municipality of Lavras – MG (Brazil). The ultimate aim was to assess the potential of Agroecology and Organic Agriculture (AOA) as pedagogical tool for teaching food education and raising environmental awareness among this young public. Moreover, besides showing that such lack of knowledge was inherently linked to socio-economic factors, results revealed that school children are frequently dissociated from the university and its roles as a provider of educational services to society. There is thus an urgent need to develop more multidisciplinary and innovative approaches for agroecology teaching to reach a wider public.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04
2022-06-09T16:58:33Z
2022-06-09T16:58:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ASSIS, L. L. R. de; SILVEIRA, L. C.; SILVA, I. M. M. da. Agricultura orgânica e agroecologia como ferramenta de educação ambiental e alimentar. Educação em foco, Belo Horizonte, v. 24, n. 42, p. 157-178, jan./abr. 2021.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50161
identifier_str_mv ASSIS, L. L. R. de; SILVEIRA, L. C.; SILVA, I. M. M. da. Agricultura orgânica e agroecologia como ferramenta de educação ambiental e alimentar. Educação em foco, Belo Horizonte, v. 24, n. 42, p. 157-178, jan./abr. 2021.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Faculdade de Educação (FaE), Centro de Comunicação (CenC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Faculdade de Educação (FaE), Centro de Comunicação (CenC)
dc.source.none.fl_str_mv Educação em foco
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439355706081280