Jogos e elementos da gamificação como estratégias pedagógicas para o ensino de Ciências na Educação do Campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6940 |
Resumo: | Este artigo relata uma pesquisa que teve como objetivo geral analisar as contribuições de uma sequência didática, elaborada a partir de estratégias investigativas de jogos educativos e elementos da gamificação, no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo adolescência e reprodução humana. Para o desenvolvimento deste estudo, realizamos uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, que foi desenvolvida por meio de um estudo de caso em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental da escola. Para a coleta dos dados, elaboramos e aplicamos uma Sequência Didática para o ensino do conteúdo Adolescência e Reprodução Humana e um diário de bordo para registros e reflexões no decorrer da intervenção. Os resultados evidenciam que, por meio da SD, os estudantes construíram paulatinamente seu conhecimento, de forma prazerosa, a partir dos jogos e dos elementos de gamificação presentes, participando e expondo respostas que contribuíram para a aprendizagem do conteúdo Adolescência e Reprodução Humana. |
id |
UEMG-2_851a096ea9e2d93d2421d101eb54f003 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6940 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Jogos e elementos da gamificação como estratégias pedagógicas para o ensino de Ciências na Educação do CampoJogosGamificaçãoSequência Didática InvestigativaEnsino de CiênciasEducação do CampoEste artigo relata uma pesquisa que teve como objetivo geral analisar as contribuições de uma sequência didática, elaborada a partir de estratégias investigativas de jogos educativos e elementos da gamificação, no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo adolescência e reprodução humana. Para o desenvolvimento deste estudo, realizamos uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, que foi desenvolvida por meio de um estudo de caso em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental da escola. Para a coleta dos dados, elaboramos e aplicamos uma Sequência Didática para o ensino do conteúdo Adolescência e Reprodução Humana e um diário de bordo para registros e reflexões no decorrer da intervenção. Os resultados evidenciam que, por meio da SD, os estudantes construíram paulatinamente seu conhecimento, de forma prazerosa, a partir dos jogos e dos elementos de gamificação presentes, participando e expondo respostas que contribuíram para a aprendizagem do conteúdo Adolescência e Reprodução Humana.EDUEMG2023-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/694010.36704/eef.v26i50.6940Educação em Foco; Vol. 26 No. 50 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua); 1-27Educação em Foco; Vol. 26 Núm. 50 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua); 1-27Educação em Foco; v. 26 n. 50 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua); 1-272317-009310.36704/eef.v26i50reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6940/4819Copyright (c) 2023 Cassia Chirlene Santos Lima, Klayton Santana Portoinfo:eu-repo/semantics/openAccessChirlene Santos Lima, CassiaPorto, Klayton Santana2023-11-30T21:00:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6940Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-11-30T21:00:25Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos e elementos da gamificação como estratégias pedagógicas para o ensino de Ciências na Educação do Campo |
title |
Jogos e elementos da gamificação como estratégias pedagógicas para o ensino de Ciências na Educação do Campo |
spellingShingle |
Jogos e elementos da gamificação como estratégias pedagógicas para o ensino de Ciências na Educação do Campo Chirlene Santos Lima, Cassia Jogos Gamificação Sequência Didática Investigativa Ensino de Ciências Educação do Campo |
title_short |
Jogos e elementos da gamificação como estratégias pedagógicas para o ensino de Ciências na Educação do Campo |
title_full |
Jogos e elementos da gamificação como estratégias pedagógicas para o ensino de Ciências na Educação do Campo |
title_fullStr |
Jogos e elementos da gamificação como estratégias pedagógicas para o ensino de Ciências na Educação do Campo |
title_full_unstemmed |
Jogos e elementos da gamificação como estratégias pedagógicas para o ensino de Ciências na Educação do Campo |
title_sort |
Jogos e elementos da gamificação como estratégias pedagógicas para o ensino de Ciências na Educação do Campo |
author |
Chirlene Santos Lima, Cassia |
author_facet |
Chirlene Santos Lima, Cassia Porto, Klayton Santana |
author_role |
author |
author2 |
Porto, Klayton Santana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chirlene Santos Lima, Cassia Porto, Klayton Santana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Gamificação Sequência Didática Investigativa Ensino de Ciências Educação do Campo |
topic |
Jogos Gamificação Sequência Didática Investigativa Ensino de Ciências Educação do Campo |
description |
Este artigo relata uma pesquisa que teve como objetivo geral analisar as contribuições de uma sequência didática, elaborada a partir de estratégias investigativas de jogos educativos e elementos da gamificação, no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo adolescência e reprodução humana. Para o desenvolvimento deste estudo, realizamos uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, que foi desenvolvida por meio de um estudo de caso em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental da escola. Para a coleta dos dados, elaboramos e aplicamos uma Sequência Didática para o ensino do conteúdo Adolescência e Reprodução Humana e um diário de bordo para registros e reflexões no decorrer da intervenção. Os resultados evidenciam que, por meio da SD, os estudantes construíram paulatinamente seu conhecimento, de forma prazerosa, a partir dos jogos e dos elementos de gamificação presentes, participando e expondo respostas que contribuíram para a aprendizagem do conteúdo Adolescência e Reprodução Humana. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6940 10.36704/eef.v26i50.6940 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6940 |
identifier_str_mv |
10.36704/eef.v26i50.6940 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6940/4819 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Cassia Chirlene Santos Lima, Klayton Santana Porto info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Cassia Chirlene Santos Lima, Klayton Santana Porto |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 26 No. 50 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua); 1-27 Educação em Foco; Vol. 26 Núm. 50 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua); 1-27 Educação em Foco; v. 26 n. 50 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua); 1-27 2317-0093 10.36704/eef.v26i50 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1798045782674243584 |