Jogos e elementos da gamificação como estratégias pedagógicas para o ensino de Ciências na Educação do Campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chirlene Santos Lima, Cassia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Porto, Klayton Santana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6940
Resumo: Este artigo relata uma pesquisa que teve como objetivo geral analisar as contribuições de uma sequência didática, elaborada a partir de estratégias investigativas de jogos educativos e elementos da gamificação, no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo adolescência e reprodução humana. Para o desenvolvimento deste estudo, realizamos uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, que foi desenvolvida por meio de um estudo de caso em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental da escola. Para a coleta dos dados, elaboramos e aplicamos uma Sequência Didática para o ensino do conteúdo Adolescência e Reprodução Humana e um diário de bordo para registros e reflexões no decorrer da intervenção. Os resultados evidenciam que, por meio da SD, os estudantes construíram paulatinamente seu conhecimento, de forma prazerosa, a partir dos jogos e dos elementos de gamificação presentes, participando e expondo respostas que contribuíram para a aprendizagem do conteúdo Adolescência e Reprodução Humana.
id UEMG-2_851a096ea9e2d93d2421d101eb54f003
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6940
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Jogos e elementos da gamificação como estratégias pedagógicas para o ensino de Ciências na Educação do CampoJogosGamificaçãoSequência Didática InvestigativaEnsino de CiênciasEducação do CampoEste artigo relata uma pesquisa que teve como objetivo geral analisar as contribuições de uma sequência didática, elaborada a partir de estratégias investigativas de jogos educativos e elementos da gamificação, no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo adolescência e reprodução humana. Para o desenvolvimento deste estudo, realizamos uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, que foi desenvolvida por meio de um estudo de caso em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental da escola. Para a coleta dos dados, elaboramos e aplicamos uma Sequência Didática para o ensino do conteúdo Adolescência e Reprodução Humana e um diário de bordo para registros e reflexões no decorrer da intervenção. Os resultados evidenciam que, por meio da SD, os estudantes construíram paulatinamente seu conhecimento, de forma prazerosa, a partir dos jogos e dos elementos de gamificação presentes, participando e expondo respostas que contribuíram para a aprendizagem do conteúdo Adolescência e Reprodução Humana.EDUEMG2023-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/694010.36704/eef.v26i50.6940Educação em Foco; Vol. 26 No. 50 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua); 1-27Educação em Foco; Vol. 26 Núm. 50 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua); 1-27Educação em Foco; v. 26 n. 50 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua); 1-272317-009310.36704/eef.v26i50reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6940/4819Copyright (c) 2023 Cassia Chirlene Santos Lima, Klayton Santana Portoinfo:eu-repo/semantics/openAccessChirlene Santos Lima, CassiaPorto, Klayton Santana2023-11-30T21:00:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6940Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-11-30T21:00:25Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos e elementos da gamificação como estratégias pedagógicas para o ensino de Ciências na Educação do Campo
title Jogos e elementos da gamificação como estratégias pedagógicas para o ensino de Ciências na Educação do Campo
spellingShingle Jogos e elementos da gamificação como estratégias pedagógicas para o ensino de Ciências na Educação do Campo
Chirlene Santos Lima, Cassia
Jogos
Gamificação
Sequência Didática Investigativa
Ensino de Ciências
Educação do Campo
title_short Jogos e elementos da gamificação como estratégias pedagógicas para o ensino de Ciências na Educação do Campo
title_full Jogos e elementos da gamificação como estratégias pedagógicas para o ensino de Ciências na Educação do Campo
title_fullStr Jogos e elementos da gamificação como estratégias pedagógicas para o ensino de Ciências na Educação do Campo
title_full_unstemmed Jogos e elementos da gamificação como estratégias pedagógicas para o ensino de Ciências na Educação do Campo
title_sort Jogos e elementos da gamificação como estratégias pedagógicas para o ensino de Ciências na Educação do Campo
author Chirlene Santos Lima, Cassia
author_facet Chirlene Santos Lima, Cassia
Porto, Klayton Santana
author_role author
author2 Porto, Klayton Santana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chirlene Santos Lima, Cassia
Porto, Klayton Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Gamificação
Sequência Didática Investigativa
Ensino de Ciências
Educação do Campo
topic Jogos
Gamificação
Sequência Didática Investigativa
Ensino de Ciências
Educação do Campo
description Este artigo relata uma pesquisa que teve como objetivo geral analisar as contribuições de uma sequência didática, elaborada a partir de estratégias investigativas de jogos educativos e elementos da gamificação, no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo adolescência e reprodução humana. Para o desenvolvimento deste estudo, realizamos uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, que foi desenvolvida por meio de um estudo de caso em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental da escola. Para a coleta dos dados, elaboramos e aplicamos uma Sequência Didática para o ensino do conteúdo Adolescência e Reprodução Humana e um diário de bordo para registros e reflexões no decorrer da intervenção. Os resultados evidenciam que, por meio da SD, os estudantes construíram paulatinamente seu conhecimento, de forma prazerosa, a partir dos jogos e dos elementos de gamificação presentes, participando e expondo respostas que contribuíram para a aprendizagem do conteúdo Adolescência e Reprodução Humana.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6940
10.36704/eef.v26i50.6940
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6940
identifier_str_mv 10.36704/eef.v26i50.6940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6940/4819
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Cassia Chirlene Santos Lima, Klayton Santana Porto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Cassia Chirlene Santos Lima, Klayton Santana Porto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 26 No. 50 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua); 1-27
Educação em Foco; Vol. 26 Núm. 50 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua); 1-27
Educação em Foco; v. 26 n. 50 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua); 1-27
2317-0093
10.36704/eef.v26i50
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1798045782674243584