A importância da educação na construção da cidadania: uma análise do Programa Bolsa Família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teodoro, Luiz Claudio Almeida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Carlos Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4180
Resumo: Enquanto um pré-requisito para outros direitos, a educação é considerada como um direito genuíno da Cidadania. No entanto, a história da educação no Brasil é marcada pelo elitismo e exclusão. O Estado Brasileiro só irá reconhecer a educação como direito de todos na constituição de 1934. Porém, somente após a constituição de 1988 o país alcançou avanços significativos na área. As políticas de assistência educacional e social são fundamentais para esse avanço, sobretudo na garantia da inclusão dos mais pobres. O objetivo deste trabalho é analisar como o Programa Bolsa Família, através da condicionalidade em educação, pode ser um elemento importante na quebra intergeracional da exclusão educacional e da pobreza, a condicionalidade cumpre um papel estratégico para o desenvolvimento da cidadania no país.
id UEMG-2_8bfffc8debfa6d22669fc3814f6b5952
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4180
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling A importância da educação na construção da cidadania: uma análise do Programa Bolsa FamíliaEducaçãoCidadaniaBolsa Família.Enquanto um pré-requisito para outros direitos, a educação é considerada como um direito genuíno da Cidadania. No entanto, a história da educação no Brasil é marcada pelo elitismo e exclusão. O Estado Brasileiro só irá reconhecer a educação como direito de todos na constituição de 1934. Porém, somente após a constituição de 1988 o país alcançou avanços significativos na área. As políticas de assistência educacional e social são fundamentais para esse avanço, sobretudo na garantia da inclusão dos mais pobres. O objetivo deste trabalho é analisar como o Programa Bolsa Família, através da condicionalidade em educação, pode ser um elemento importante na quebra intergeracional da exclusão educacional e da pobreza, a condicionalidade cumpre um papel estratégico para o desenvolvimento da cidadania no país.EDUEMG2021-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/418010.24934/eef.v24i42.4180Educação em Foco; Vol. 24 No. 42 (2021): Educação em Foco; 360-378Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 42 (2021): Educação em Foco; 360-378Educação em Foco; v. 24 n. 42 (2021): Educação em Foco; 360-3782317-00931519-332210.24934/eef.v24i42reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4180/3355Copyright (c) 2021 Luiz Claudio Almeida Teodoro, Carlos Eduardo Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessTeodoro, Luiz Claudio AlmeidaOliveira, Carlos Eduardo2021-05-10T12:08:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4180Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-05-10T12:08:55Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da educação na construção da cidadania: uma análise do Programa Bolsa Família
title A importância da educação na construção da cidadania: uma análise do Programa Bolsa Família
spellingShingle A importância da educação na construção da cidadania: uma análise do Programa Bolsa Família
Teodoro, Luiz Claudio Almeida
Educação
Cidadania
Bolsa Família.
title_short A importância da educação na construção da cidadania: uma análise do Programa Bolsa Família
title_full A importância da educação na construção da cidadania: uma análise do Programa Bolsa Família
title_fullStr A importância da educação na construção da cidadania: uma análise do Programa Bolsa Família
title_full_unstemmed A importância da educação na construção da cidadania: uma análise do Programa Bolsa Família
title_sort A importância da educação na construção da cidadania: uma análise do Programa Bolsa Família
author Teodoro, Luiz Claudio Almeida
author_facet Teodoro, Luiz Claudio Almeida
Oliveira, Carlos Eduardo
author_role author
author2 Oliveira, Carlos Eduardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teodoro, Luiz Claudio Almeida
Oliveira, Carlos Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Cidadania
Bolsa Família.
topic Educação
Cidadania
Bolsa Família.
description Enquanto um pré-requisito para outros direitos, a educação é considerada como um direito genuíno da Cidadania. No entanto, a história da educação no Brasil é marcada pelo elitismo e exclusão. O Estado Brasileiro só irá reconhecer a educação como direito de todos na constituição de 1934. Porém, somente após a constituição de 1988 o país alcançou avanços significativos na área. As políticas de assistência educacional e social são fundamentais para esse avanço, sobretudo na garantia da inclusão dos mais pobres. O objetivo deste trabalho é analisar como o Programa Bolsa Família, através da condicionalidade em educação, pode ser um elemento importante na quebra intergeracional da exclusão educacional e da pobreza, a condicionalidade cumpre um papel estratégico para o desenvolvimento da cidadania no país.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4180
10.24934/eef.v24i42.4180
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4180
identifier_str_mv 10.24934/eef.v24i42.4180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4180/3355
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Luiz Claudio Almeida Teodoro, Carlos Eduardo Oliveira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Luiz Claudio Almeida Teodoro, Carlos Eduardo Oliveira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 24 No. 42 (2021): Educação em Foco; 360-378
Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 42 (2021): Educação em Foco; 360-378
Educação em Foco; v. 24 n. 42 (2021): Educação em Foco; 360-378
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v24i42
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469814620160