A importância da educação na construção da cidadania: uma análise do Programa Bolsa Família
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4180 |
Resumo: | Enquanto um pré-requisito para outros direitos, a educação é considerada como um direito genuíno da Cidadania. No entanto, a história da educação no Brasil é marcada pelo elitismo e exclusão. O Estado Brasileiro só irá reconhecer a educação como direito de todos na constituição de 1934. Porém, somente após a constituição de 1988 o país alcançou avanços significativos na área. As políticas de assistência educacional e social são fundamentais para esse avanço, sobretudo na garantia da inclusão dos mais pobres. O objetivo deste trabalho é analisar como o Programa Bolsa Família, através da condicionalidade em educação, pode ser um elemento importante na quebra intergeracional da exclusão educacional e da pobreza, a condicionalidade cumpre um papel estratégico para o desenvolvimento da cidadania no país. |
id |
UEMG-2_8bfffc8debfa6d22669fc3814f6b5952 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4180 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância da educação na construção da cidadania: uma análise do Programa Bolsa FamíliaEducaçãoCidadaniaBolsa Família.Enquanto um pré-requisito para outros direitos, a educação é considerada como um direito genuíno da Cidadania. No entanto, a história da educação no Brasil é marcada pelo elitismo e exclusão. O Estado Brasileiro só irá reconhecer a educação como direito de todos na constituição de 1934. Porém, somente após a constituição de 1988 o país alcançou avanços significativos na área. As políticas de assistência educacional e social são fundamentais para esse avanço, sobretudo na garantia da inclusão dos mais pobres. O objetivo deste trabalho é analisar como o Programa Bolsa Família, através da condicionalidade em educação, pode ser um elemento importante na quebra intergeracional da exclusão educacional e da pobreza, a condicionalidade cumpre um papel estratégico para o desenvolvimento da cidadania no país.EDUEMG2021-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/418010.24934/eef.v24i42.4180Educação em Foco; Vol. 24 No. 42 (2021): Educação em Foco; 360-378Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 42 (2021): Educação em Foco; 360-378Educação em Foco; v. 24 n. 42 (2021): Educação em Foco; 360-3782317-00931519-332210.24934/eef.v24i42reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4180/3355Copyright (c) 2021 Luiz Claudio Almeida Teodoro, Carlos Eduardo Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessTeodoro, Luiz Claudio AlmeidaOliveira, Carlos Eduardo2021-05-10T12:08:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4180Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-05-10T12:08:55Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da educação na construção da cidadania: uma análise do Programa Bolsa Família |
title |
A importância da educação na construção da cidadania: uma análise do Programa Bolsa Família |
spellingShingle |
A importância da educação na construção da cidadania: uma análise do Programa Bolsa Família Teodoro, Luiz Claudio Almeida Educação Cidadania Bolsa Família. |
title_short |
A importância da educação na construção da cidadania: uma análise do Programa Bolsa Família |
title_full |
A importância da educação na construção da cidadania: uma análise do Programa Bolsa Família |
title_fullStr |
A importância da educação na construção da cidadania: uma análise do Programa Bolsa Família |
title_full_unstemmed |
A importância da educação na construção da cidadania: uma análise do Programa Bolsa Família |
title_sort |
A importância da educação na construção da cidadania: uma análise do Programa Bolsa Família |
author |
Teodoro, Luiz Claudio Almeida |
author_facet |
Teodoro, Luiz Claudio Almeida Oliveira, Carlos Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Carlos Eduardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teodoro, Luiz Claudio Almeida Oliveira, Carlos Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Cidadania Bolsa Família. |
topic |
Educação Cidadania Bolsa Família. |
description |
Enquanto um pré-requisito para outros direitos, a educação é considerada como um direito genuíno da Cidadania. No entanto, a história da educação no Brasil é marcada pelo elitismo e exclusão. O Estado Brasileiro só irá reconhecer a educação como direito de todos na constituição de 1934. Porém, somente após a constituição de 1988 o país alcançou avanços significativos na área. As políticas de assistência educacional e social são fundamentais para esse avanço, sobretudo na garantia da inclusão dos mais pobres. O objetivo deste trabalho é analisar como o Programa Bolsa Família, através da condicionalidade em educação, pode ser um elemento importante na quebra intergeracional da exclusão educacional e da pobreza, a condicionalidade cumpre um papel estratégico para o desenvolvimento da cidadania no país. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4180 10.24934/eef.v24i42.4180 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4180 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v24i42.4180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4180/3355 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Luiz Claudio Almeida Teodoro, Carlos Eduardo Oliveira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Luiz Claudio Almeida Teodoro, Carlos Eduardo Oliveira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 24 No. 42 (2021): Educação em Foco; 360-378 Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 42 (2021): Educação em Foco; 360-378 Educação em Foco; v. 24 n. 42 (2021): Educação em Foco; 360-378 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v24i42 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469814620160 |