Realidade e desafios da Educação Ambiental: : o ensino de Geografia a favor de uma educação ambiental contínua
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5643 |
Resumo: | O novo paradigma da educação ambiental objetiva promover ambientes educativos de mobilização de processos de intervenção sobre a realidade e seus problemas socioambientais. Nesse sentido, o trabalho objetiva apresentar algumas possibilidades que podem ser adotadas no ensino em Geografia como ponto de partida para uma prática de educação ambiental contínua. A pesquisa se conforma como uma pesquisa-ação embasada na teoria de Dale, e tem como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e empírica. Os resultados demonstram que uma educação ambiental contínua é possível a partir da adoção de diferentes linguagens na conformação de um instrumental de ensino de geografia sobre a problemática ambiental. Conclui-se que a articulação Geografia-educação ambiental a partir de diferentes objetos de aprendizagem, possibilita uma aprendizagem significativa, cumprindo a Lei nº 9.795 de 1999, que institui que a Educação Ambiental deve ser um contínuo permanente da educação nacional, presente em todos os níveis e modalidades de ensino. |
id |
UEMG-2_9054f882455fac3c9bef20db486c9af7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5643 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Realidade e desafios da Educação Ambiental: : o ensino de Geografia a favor de uma educação ambiental contínuaDiferentes linguagensEnsino-aprendizagemInstrumentação para o ensinoMetodologias de ensinoO novo paradigma da educação ambiental objetiva promover ambientes educativos de mobilização de processos de intervenção sobre a realidade e seus problemas socioambientais. Nesse sentido, o trabalho objetiva apresentar algumas possibilidades que podem ser adotadas no ensino em Geografia como ponto de partida para uma prática de educação ambiental contínua. A pesquisa se conforma como uma pesquisa-ação embasada na teoria de Dale, e tem como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e empírica. Os resultados demonstram que uma educação ambiental contínua é possível a partir da adoção de diferentes linguagens na conformação de um instrumental de ensino de geografia sobre a problemática ambiental. Conclui-se que a articulação Geografia-educação ambiental a partir de diferentes objetos de aprendizagem, possibilita uma aprendizagem significativa, cumprindo a Lei nº 9.795 de 1999, que institui que a Educação Ambiental deve ser um contínuo permanente da educação nacional, presente em todos os níveis e modalidades de ensino.EDUEMG2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/564310.36704/eef.v24i44.5643Educação em Foco; Vol. 24 No. 44 (2021): Educação Em Foco; 283-307Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 44 (2021): Educação Em Foco; 283-307Educação em Foco; v. 24 n. 44 (2021): Educação Em Foco; 283-3072317-00931519-332210.36704/eef.v24i44reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5643/3884Copyright (c) 2021 Aldéize Bonifácio da Silva, Maria Francisca de Jesus Lírio Ramalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBonifácio da Silva, Aldéize de Jesus Lírio Ramalho, Maria Francisca 2021-12-29T14:01:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5643Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-12-29T14:01:47Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Realidade e desafios da Educação Ambiental: : o ensino de Geografia a favor de uma educação ambiental contínua |
title |
Realidade e desafios da Educação Ambiental: : o ensino de Geografia a favor de uma educação ambiental contínua |
spellingShingle |
Realidade e desafios da Educação Ambiental: : o ensino de Geografia a favor de uma educação ambiental contínua Bonifácio da Silva, Aldéize Diferentes linguagens Ensino-aprendizagem Instrumentação para o ensino Metodologias de ensino |
title_short |
Realidade e desafios da Educação Ambiental: : o ensino de Geografia a favor de uma educação ambiental contínua |
title_full |
Realidade e desafios da Educação Ambiental: : o ensino de Geografia a favor de uma educação ambiental contínua |
title_fullStr |
Realidade e desafios da Educação Ambiental: : o ensino de Geografia a favor de uma educação ambiental contínua |
title_full_unstemmed |
Realidade e desafios da Educação Ambiental: : o ensino de Geografia a favor de uma educação ambiental contínua |
title_sort |
Realidade e desafios da Educação Ambiental: : o ensino de Geografia a favor de uma educação ambiental contínua |
author |
Bonifácio da Silva, Aldéize |
author_facet |
Bonifácio da Silva, Aldéize de Jesus Lírio Ramalho, Maria Francisca |
author_role |
author |
author2 |
de Jesus Lírio Ramalho, Maria Francisca |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonifácio da Silva, Aldéize de Jesus Lírio Ramalho, Maria Francisca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diferentes linguagens Ensino-aprendizagem Instrumentação para o ensino Metodologias de ensino |
topic |
Diferentes linguagens Ensino-aprendizagem Instrumentação para o ensino Metodologias de ensino |
description |
O novo paradigma da educação ambiental objetiva promover ambientes educativos de mobilização de processos de intervenção sobre a realidade e seus problemas socioambientais. Nesse sentido, o trabalho objetiva apresentar algumas possibilidades que podem ser adotadas no ensino em Geografia como ponto de partida para uma prática de educação ambiental contínua. A pesquisa se conforma como uma pesquisa-ação embasada na teoria de Dale, e tem como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e empírica. Os resultados demonstram que uma educação ambiental contínua é possível a partir da adoção de diferentes linguagens na conformação de um instrumental de ensino de geografia sobre a problemática ambiental. Conclui-se que a articulação Geografia-educação ambiental a partir de diferentes objetos de aprendizagem, possibilita uma aprendizagem significativa, cumprindo a Lei nº 9.795 de 1999, que institui que a Educação Ambiental deve ser um contínuo permanente da educação nacional, presente em todos os níveis e modalidades de ensino. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5643 10.36704/eef.v24i44.5643 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5643 |
identifier_str_mv |
10.36704/eef.v24i44.5643 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5643/3884 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Aldéize Bonifácio da Silva, Maria Francisca de Jesus Lírio Ramalho info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Aldéize Bonifácio da Silva, Maria Francisca de Jesus Lírio Ramalho |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 24 No. 44 (2021): Educação Em Foco; 283-307 Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 44 (2021): Educação Em Foco; 283-307 Educação em Foco; v. 24 n. 44 (2021): Educação Em Foco; 283-307 2317-0093 1519-3322 10.36704/eef.v24i44 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205470343102464 |