Realidade e desafios da Educação Ambiental: : o ensino de Geografia a favor de uma educação ambiental contínua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonifácio da Silva, Aldéize
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Jesus Lírio Ramalho, Maria Francisca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5643
Resumo: O novo paradigma da educação ambiental objetiva promover ambientes educativos de mobilização de processos de intervenção sobre a realidade e seus problemas socioambientais. Nesse sentido, o trabalho objetiva apresentar algumas possibilidades que podem ser adotadas no ensino em Geografia como ponto de partida para uma prática de educação ambiental contínua. A pesquisa se conforma como uma pesquisa-ação embasada na teoria de Dale, e tem como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e empírica. Os resultados demonstram que uma educação ambiental contínua é possível a partir da adoção de diferentes linguagens na conformação de um instrumental de ensino de geografia sobre a problemática ambiental. Conclui-se que a articulação Geografia-educação ambiental a partir de diferentes objetos de aprendizagem, possibilita uma aprendizagem significativa, cumprindo a Lei nº 9.795 de 1999, que institui que a Educação Ambiental deve ser um contínuo permanente da educação nacional, presente em todos os níveis e modalidades de ensino.
id UEMG-2_9054f882455fac3c9bef20db486c9af7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5643
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Realidade e desafios da Educação Ambiental: : o ensino de Geografia a favor de uma educação ambiental contínuaDiferentes linguagensEnsino-aprendizagemInstrumentação para o ensinoMetodologias de ensinoO novo paradigma da educação ambiental objetiva promover ambientes educativos de mobilização de processos de intervenção sobre a realidade e seus problemas socioambientais. Nesse sentido, o trabalho objetiva apresentar algumas possibilidades que podem ser adotadas no ensino em Geografia como ponto de partida para uma prática de educação ambiental contínua. A pesquisa se conforma como uma pesquisa-ação embasada na teoria de Dale, e tem como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e empírica. Os resultados demonstram que uma educação ambiental contínua é possível a partir da adoção de diferentes linguagens na conformação de um instrumental de ensino de geografia sobre a problemática ambiental. Conclui-se que a articulação Geografia-educação ambiental a partir de diferentes objetos de aprendizagem, possibilita uma aprendizagem significativa, cumprindo a Lei nº 9.795 de 1999, que institui que a Educação Ambiental deve ser um contínuo permanente da educação nacional, presente em todos os níveis e modalidades de ensino.EDUEMG2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/564310.36704/eef.v24i44.5643Educação em Foco; Vol. 24 No. 44 (2021): Educação Em Foco; 283-307Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 44 (2021): Educação Em Foco; 283-307Educação em Foco; v. 24 n. 44 (2021): Educação Em Foco; 283-3072317-00931519-332210.36704/eef.v24i44reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5643/3884Copyright (c) 2021 Aldéize Bonifácio da Silva, Maria Francisca de Jesus Lírio Ramalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBonifácio da Silva, Aldéize de Jesus Lírio Ramalho, Maria Francisca 2021-12-29T14:01:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5643Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-12-29T14:01:47Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Realidade e desafios da Educação Ambiental: : o ensino de Geografia a favor de uma educação ambiental contínua
title Realidade e desafios da Educação Ambiental: : o ensino de Geografia a favor de uma educação ambiental contínua
spellingShingle Realidade e desafios da Educação Ambiental: : o ensino de Geografia a favor de uma educação ambiental contínua
Bonifácio da Silva, Aldéize
Diferentes linguagens
Ensino-aprendizagem
Instrumentação para o ensino
Metodologias de ensino
title_short Realidade e desafios da Educação Ambiental: : o ensino de Geografia a favor de uma educação ambiental contínua
title_full Realidade e desafios da Educação Ambiental: : o ensino de Geografia a favor de uma educação ambiental contínua
title_fullStr Realidade e desafios da Educação Ambiental: : o ensino de Geografia a favor de uma educação ambiental contínua
title_full_unstemmed Realidade e desafios da Educação Ambiental: : o ensino de Geografia a favor de uma educação ambiental contínua
title_sort Realidade e desafios da Educação Ambiental: : o ensino de Geografia a favor de uma educação ambiental contínua
author Bonifácio da Silva, Aldéize
author_facet Bonifácio da Silva, Aldéize
de Jesus Lírio Ramalho, Maria Francisca
author_role author
author2 de Jesus Lírio Ramalho, Maria Francisca
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonifácio da Silva, Aldéize
de Jesus Lírio Ramalho, Maria Francisca
dc.subject.por.fl_str_mv Diferentes linguagens
Ensino-aprendizagem
Instrumentação para o ensino
Metodologias de ensino
topic Diferentes linguagens
Ensino-aprendizagem
Instrumentação para o ensino
Metodologias de ensino
description O novo paradigma da educação ambiental objetiva promover ambientes educativos de mobilização de processos de intervenção sobre a realidade e seus problemas socioambientais. Nesse sentido, o trabalho objetiva apresentar algumas possibilidades que podem ser adotadas no ensino em Geografia como ponto de partida para uma prática de educação ambiental contínua. A pesquisa se conforma como uma pesquisa-ação embasada na teoria de Dale, e tem como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e empírica. Os resultados demonstram que uma educação ambiental contínua é possível a partir da adoção de diferentes linguagens na conformação de um instrumental de ensino de geografia sobre a problemática ambiental. Conclui-se que a articulação Geografia-educação ambiental a partir de diferentes objetos de aprendizagem, possibilita uma aprendizagem significativa, cumprindo a Lei nº 9.795 de 1999, que institui que a Educação Ambiental deve ser um contínuo permanente da educação nacional, presente em todos os níveis e modalidades de ensino.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5643
10.36704/eef.v24i44.5643
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5643
identifier_str_mv 10.36704/eef.v24i44.5643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5643/3884
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Aldéize Bonifácio da Silva, Maria Francisca de Jesus Lírio Ramalho
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Aldéize Bonifácio da Silva, Maria Francisca de Jesus Lírio Ramalho
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 24 No. 44 (2021): Educação Em Foco; 283-307
Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 44 (2021): Educação Em Foco; 283-307
Educação em Foco; v. 24 n. 44 (2021): Educação Em Foco; 283-307
2317-0093
1519-3322
10.36704/eef.v24i44
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205470343102464