As categorias aristotélicas no relacionamento entre educador e estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/202 |
Resumo: | Este texto busca trazer uma reflexão acerca da dialética constitutiva darelação existente entre o educador e sua turma de estudantes. Para tanto, tomapor base as categorias aristotélicas de ethos, pathos, logos e topos, buscandodetalhar a dimensão dialética dessa interação tanto quanto defender aimportância da prática dialógica na sala de aula. Além disso, é objeto deinteresse refletir acerca do jogo de imagens que o educador desenvolve com osseus estudantes, tentando pensar um pouco mais na importância da atuaçãodiscursiva do estudante nas cenas enunciativas que se desenrolam no interior doevento denominado aula. Para finalizar, o texto aponta que cabe tanto aosestudantes, quanto ao educador a responsabilidade da construção recíproca deimagens discursivas que alimentarão o processo interativo e que nortearão,entre outras coisas, a qualidade da aprendizagem. |
id |
UEMG-2_93b09d47d3f7a0aa3ca5341af5dfc2c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/202 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
As categorias aristotélicas no relacionamento entre educador e estudantesCategorias aristotélicasdiscurso pedagógicoaprendizagemrelação educador-educandos.Este texto busca trazer uma reflexão acerca da dialética constitutiva darelação existente entre o educador e sua turma de estudantes. Para tanto, tomapor base as categorias aristotélicas de ethos, pathos, logos e topos, buscandodetalhar a dimensão dialética dessa interação tanto quanto defender aimportância da prática dialógica na sala de aula. Além disso, é objeto deinteresse refletir acerca do jogo de imagens que o educador desenvolve com osseus estudantes, tentando pensar um pouco mais na importância da atuaçãodiscursiva do estudante nas cenas enunciativas que se desenrolam no interior doevento denominado aula. Para finalizar, o texto aponta que cabe tanto aosestudantes, quanto ao educador a responsabilidade da construção recíproca deimagens discursivas que alimentarão o processo interativo e que nortearão,entre outras coisas, a qualidade da aprendizagem.EDUEMG2013-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/20210.24934/eef.v15i20.202Educação em Foco; Vol. 15 No. 20 (2012): Educação em Foco; 105-122Educação em Foco; Vol. 15 Núm. 20 (2012): Educação em Foco; 105-122Educação em Foco; v. 15 n. 20 (2012): Educação em Foco; 105-1222317-00931519-332210.24934/eef.v15i20reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/202/1646Murta, Aidalice Ramalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/202Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:03Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As categorias aristotélicas no relacionamento entre educador e estudantes |
title |
As categorias aristotélicas no relacionamento entre educador e estudantes |
spellingShingle |
As categorias aristotélicas no relacionamento entre educador e estudantes Murta, Aidalice Ramalho Categorias aristotélicas discurso pedagógico aprendizagem relação educador-educandos. |
title_short |
As categorias aristotélicas no relacionamento entre educador e estudantes |
title_full |
As categorias aristotélicas no relacionamento entre educador e estudantes |
title_fullStr |
As categorias aristotélicas no relacionamento entre educador e estudantes |
title_full_unstemmed |
As categorias aristotélicas no relacionamento entre educador e estudantes |
title_sort |
As categorias aristotélicas no relacionamento entre educador e estudantes |
author |
Murta, Aidalice Ramalho |
author_facet |
Murta, Aidalice Ramalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Murta, Aidalice Ramalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Categorias aristotélicas discurso pedagógico aprendizagem relação educador-educandos. |
topic |
Categorias aristotélicas discurso pedagógico aprendizagem relação educador-educandos. |
description |
Este texto busca trazer uma reflexão acerca da dialética constitutiva darelação existente entre o educador e sua turma de estudantes. Para tanto, tomapor base as categorias aristotélicas de ethos, pathos, logos e topos, buscandodetalhar a dimensão dialética dessa interação tanto quanto defender aimportância da prática dialógica na sala de aula. Além disso, é objeto deinteresse refletir acerca do jogo de imagens que o educador desenvolve com osseus estudantes, tentando pensar um pouco mais na importância da atuaçãodiscursiva do estudante nas cenas enunciativas que se desenrolam no interior doevento denominado aula. Para finalizar, o texto aponta que cabe tanto aosestudantes, quanto ao educador a responsabilidade da construção recíproca deimagens discursivas que alimentarão o processo interativo e que nortearão,entre outras coisas, a qualidade da aprendizagem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/202 10.24934/eef.v15i20.202 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/202 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v15i20.202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/202/1646 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 15 No. 20 (2012): Educação em Foco; 105-122 Educação em Foco; Vol. 15 Núm. 20 (2012): Educação em Foco; 105-122 Educação em Foco; v. 15 n. 20 (2012): Educação em Foco; 105-122 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v15i20 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468501803008 |