As categorias aristotélicas no relacionamento entre educador e estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Murta, Aidalice Ramalho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/202
Resumo: Este texto busca trazer uma reflexão acerca da dialética constitutiva darelação existente entre o educador e sua turma de estudantes. Para tanto, tomapor base as categorias aristotélicas de ethos, pathos, logos e topos, buscandodetalhar a dimensão dialética dessa interação tanto quanto defender aimportância da prática dialógica na sala de aula. Além disso, é objeto deinteresse refletir acerca do jogo de imagens que o educador desenvolve com osseus estudantes, tentando pensar um pouco mais na importância da atuaçãodiscursiva do estudante nas cenas enunciativas que se desenrolam no interior doevento denominado aula. Para finalizar, o texto aponta que cabe tanto aosestudantes, quanto ao educador a responsabilidade da construção recíproca deimagens discursivas que alimentarão o processo interativo e que nortearão,entre outras coisas, a qualidade da aprendizagem.
id UEMG-2_93b09d47d3f7a0aa3ca5341af5dfc2c5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/202
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling As categorias aristotélicas no relacionamento entre educador e estudantesCategorias aristotélicasdiscurso pedagógicoaprendizagemrelação educador-educandos.Este texto busca trazer uma reflexão acerca da dialética constitutiva darelação existente entre o educador e sua turma de estudantes. Para tanto, tomapor base as categorias aristotélicas de ethos, pathos, logos e topos, buscandodetalhar a dimensão dialética dessa interação tanto quanto defender aimportância da prática dialógica na sala de aula. Além disso, é objeto deinteresse refletir acerca do jogo de imagens que o educador desenvolve com osseus estudantes, tentando pensar um pouco mais na importância da atuaçãodiscursiva do estudante nas cenas enunciativas que se desenrolam no interior doevento denominado aula. Para finalizar, o texto aponta que cabe tanto aosestudantes, quanto ao educador a responsabilidade da construção recíproca deimagens discursivas que alimentarão o processo interativo e que nortearão,entre outras coisas, a qualidade da aprendizagem.EDUEMG2013-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/20210.24934/eef.v15i20.202Educação em Foco; Vol. 15 No. 20 (2012): Educação em Foco; 105-122Educação em Foco; Vol. 15 Núm. 20 (2012): Educação em Foco; 105-122Educação em Foco; v. 15 n. 20 (2012): Educação em Foco; 105-1222317-00931519-332210.24934/eef.v15i20reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/202/1646Murta, Aidalice Ramalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/202Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:03Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv As categorias aristotélicas no relacionamento entre educador e estudantes
title As categorias aristotélicas no relacionamento entre educador e estudantes
spellingShingle As categorias aristotélicas no relacionamento entre educador e estudantes
Murta, Aidalice Ramalho
Categorias aristotélicas
discurso pedagógico
aprendizagem
relação educador-educandos.
title_short As categorias aristotélicas no relacionamento entre educador e estudantes
title_full As categorias aristotélicas no relacionamento entre educador e estudantes
title_fullStr As categorias aristotélicas no relacionamento entre educador e estudantes
title_full_unstemmed As categorias aristotélicas no relacionamento entre educador e estudantes
title_sort As categorias aristotélicas no relacionamento entre educador e estudantes
author Murta, Aidalice Ramalho
author_facet Murta, Aidalice Ramalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Murta, Aidalice Ramalho
dc.subject.por.fl_str_mv Categorias aristotélicas
discurso pedagógico
aprendizagem
relação educador-educandos.
topic Categorias aristotélicas
discurso pedagógico
aprendizagem
relação educador-educandos.
description Este texto busca trazer uma reflexão acerca da dialética constitutiva darelação existente entre o educador e sua turma de estudantes. Para tanto, tomapor base as categorias aristotélicas de ethos, pathos, logos e topos, buscandodetalhar a dimensão dialética dessa interação tanto quanto defender aimportância da prática dialógica na sala de aula. Além disso, é objeto deinteresse refletir acerca do jogo de imagens que o educador desenvolve com osseus estudantes, tentando pensar um pouco mais na importância da atuaçãodiscursiva do estudante nas cenas enunciativas que se desenrolam no interior doevento denominado aula. Para finalizar, o texto aponta que cabe tanto aosestudantes, quanto ao educador a responsabilidade da construção recíproca deimagens discursivas que alimentarão o processo interativo e que nortearão,entre outras coisas, a qualidade da aprendizagem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/202
10.24934/eef.v15i20.202
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/202
identifier_str_mv 10.24934/eef.v15i20.202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/202/1646
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 15 No. 20 (2012): Educação em Foco; 105-122
Educação em Foco; Vol. 15 Núm. 20 (2012): Educação em Foco; 105-122
Educação em Foco; v. 15 n. 20 (2012): Educação em Foco; 105-122
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v15i20
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468501803008