ENTRELAÇANDO SABERES E COM PETÊNCIAS DO EDUCADOR PARA O ATENDIMENTO AO ALUNO TALENTOSO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3653 |
Resumo: | Este artigo busca refletir, por meio desta pesquisa bibliográfica e descritiva, sobre a formação e os saberes necessários para as novas possibilidades de práticas pedagógicas junto aos educandos talentosos. Procura delinear, desta forma, um novo paradigma em relação às competências do educador, baseado no pressuposto de que essas devem articular teoria e prática, valorizar a atitude crítico-reflexiva como elemento vital num fazer pedagógico situado enquanto prática social. Compreende-se, pois, as competências como um continuum, ou seja, como um processo que se (re)constrói na ação, representando, nesse caso, o processo de construção de identidade pessoal e profissional do educador. Trata-se de (re)pensá-lo e re)significá-lo como sujeito de um fazer, de um sentir e de um saber, através das experiências cotidianas. Acredita-se que a reflexão contínua e o autoconhecimento denotem caminhos desenhantes que possibilitam os sonhos, num movimento constante de: existir, sentir, refletir e ir. |
id |
UNEMAT-5_3a8d7e6c36c13c01a642428b3389a734 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3653 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENTRELAÇANDO SABERES E COM PETÊNCIAS DO EDUCADOR PARA O ATENDIMENTO AO ALUNO TALENTOSOeducadorcompetênciapráticas pedagógicaseducandos talentosos.Este artigo busca refletir, por meio desta pesquisa bibliográfica e descritiva, sobre a formação e os saberes necessários para as novas possibilidades de práticas pedagógicas junto aos educandos talentosos. Procura delinear, desta forma, um novo paradigma em relação às competências do educador, baseado no pressuposto de que essas devem articular teoria e prática, valorizar a atitude crítico-reflexiva como elemento vital num fazer pedagógico situado enquanto prática social. Compreende-se, pois, as competências como um continuum, ou seja, como um processo que se (re)constrói na ação, representando, nesse caso, o processo de construção de identidade pessoal e profissional do educador. Trata-se de (re)pensá-lo e re)significá-lo como sujeito de um fazer, de um sentir e de um saber, através das experiências cotidianas. Acredita-se que a reflexão contínua e o autoconhecimento denotem caminhos desenhantes que possibilitam os sonhos, num movimento constante de: existir, sentir, refletir e ir.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3653Revista da Faculdade de Educação; v. 13 n. 1 (2010): (JAN/JUN); 13-292178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3653/2933Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPeripolli, ArleiOliveira, Marilu Palma deSantos, Silvio Carlos dosFreitas, Soraia Napoleão2021-07-05T10:43:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3653Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:43:14Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENTRELAÇANDO SABERES E COM PETÊNCIAS DO EDUCADOR PARA O ATENDIMENTO AO ALUNO TALENTOSO |
title |
ENTRELAÇANDO SABERES E COM PETÊNCIAS DO EDUCADOR PARA O ATENDIMENTO AO ALUNO TALENTOSO |
spellingShingle |
ENTRELAÇANDO SABERES E COM PETÊNCIAS DO EDUCADOR PARA O ATENDIMENTO AO ALUNO TALENTOSO Peripolli, Arlei educador competência práticas pedagógicas educandos talentosos. |
title_short |
ENTRELAÇANDO SABERES E COM PETÊNCIAS DO EDUCADOR PARA O ATENDIMENTO AO ALUNO TALENTOSO |
title_full |
ENTRELAÇANDO SABERES E COM PETÊNCIAS DO EDUCADOR PARA O ATENDIMENTO AO ALUNO TALENTOSO |
title_fullStr |
ENTRELAÇANDO SABERES E COM PETÊNCIAS DO EDUCADOR PARA O ATENDIMENTO AO ALUNO TALENTOSO |
title_full_unstemmed |
ENTRELAÇANDO SABERES E COM PETÊNCIAS DO EDUCADOR PARA O ATENDIMENTO AO ALUNO TALENTOSO |
title_sort |
ENTRELAÇANDO SABERES E COM PETÊNCIAS DO EDUCADOR PARA O ATENDIMENTO AO ALUNO TALENTOSO |
author |
Peripolli, Arlei |
author_facet |
Peripolli, Arlei Oliveira, Marilu Palma de Santos, Silvio Carlos dos Freitas, Soraia Napoleão |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Marilu Palma de Santos, Silvio Carlos dos Freitas, Soraia Napoleão |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peripolli, Arlei Oliveira, Marilu Palma de Santos, Silvio Carlos dos Freitas, Soraia Napoleão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educador competência práticas pedagógicas educandos talentosos. |
topic |
educador competência práticas pedagógicas educandos talentosos. |
description |
Este artigo busca refletir, por meio desta pesquisa bibliográfica e descritiva, sobre a formação e os saberes necessários para as novas possibilidades de práticas pedagógicas junto aos educandos talentosos. Procura delinear, desta forma, um novo paradigma em relação às competências do educador, baseado no pressuposto de que essas devem articular teoria e prática, valorizar a atitude crítico-reflexiva como elemento vital num fazer pedagógico situado enquanto prática social. Compreende-se, pois, as competências como um continuum, ou seja, como um processo que se (re)constrói na ação, representando, nesse caso, o processo de construção de identidade pessoal e profissional do educador. Trata-se de (re)pensá-lo e re)significá-lo como sujeito de um fazer, de um sentir e de um saber, através das experiências cotidianas. Acredita-se que a reflexão contínua e o autoconhecimento denotem caminhos desenhantes que possibilitam os sonhos, num movimento constante de: existir, sentir, refletir e ir. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3653 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3653/2933 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 13 n. 1 (2010): (JAN/JUN); 13-29 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459791855616 |