ENTRELAÇANDO SABERES E COM PETÊNCIAS DO EDUCADOR PARA O ATENDIMENTO AO ALUNO TALENTOSO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peripolli, Arlei
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Marilu Palma de, Santos, Silvio Carlos dos, Freitas, Soraia Napoleão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3653
Resumo: Este artigo busca refletir, por meio desta pesquisa bibliográfica e descritiva, sobre a formação e os saberes necessários para as novas possibilidades de práticas pedagógicas junto aos educandos talentosos. Procura delinear, desta forma, um novo paradigma em relação às competências do educador, baseado no pressuposto de que essas devem articular teoria e prática, valorizar a atitude crítico-reflexiva como elemento vital num fazer pedagógico situado enquanto prática social. Compreende-se, pois, as competências como um continuum, ou seja, como um processo que se (re)constrói na ação, representando, nesse caso, o processo de construção de identidade pessoal e profissional do educador. Trata-se de (re)pensá-lo e re)significá-lo como sujeito de um fazer, de um sentir e de um saber, através das experiências cotidianas. Acredita-se que a reflexão contínua e o autoconhecimento denotem caminhos desenhantes que possibilitam os sonhos, num movimento constante de: existir, sentir, refletir e ir.
id UNEMAT-5_3a8d7e6c36c13c01a642428b3389a734
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3653
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling ENTRELAÇANDO SABERES E COM PETÊNCIAS DO EDUCADOR PARA O ATENDIMENTO AO ALUNO TALENTOSOeducadorcompetênciapráticas pedagógicaseducandos talentosos.Este artigo busca refletir, por meio desta pesquisa bibliográfica e descritiva, sobre a formação e os saberes necessários para as novas possibilidades de práticas pedagógicas junto aos educandos talentosos. Procura delinear, desta forma, um novo paradigma em relação às competências do educador, baseado no pressuposto de que essas devem articular teoria e prática, valorizar a atitude crítico-reflexiva como elemento vital num fazer pedagógico situado enquanto prática social. Compreende-se, pois, as competências como um continuum, ou seja, como um processo que se (re)constrói na ação, representando, nesse caso, o processo de construção de identidade pessoal e profissional do educador. Trata-se de (re)pensá-lo e re)significá-lo como sujeito de um fazer, de um sentir e de um saber, através das experiências cotidianas. Acredita-se que a reflexão contínua e o autoconhecimento denotem caminhos desenhantes que possibilitam os sonhos, num movimento constante de: existir, sentir, refletir e ir.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3653Revista da Faculdade de Educação; v. 13 n. 1 (2010): (JAN/JUN); 13-292178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3653/2933Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPeripolli, ArleiOliveira, Marilu Palma deSantos, Silvio Carlos dosFreitas, Soraia Napoleão2021-07-05T10:43:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3653Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:43:14Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRELAÇANDO SABERES E COM PETÊNCIAS DO EDUCADOR PARA O ATENDIMENTO AO ALUNO TALENTOSO
title ENTRELAÇANDO SABERES E COM PETÊNCIAS DO EDUCADOR PARA O ATENDIMENTO AO ALUNO TALENTOSO
spellingShingle ENTRELAÇANDO SABERES E COM PETÊNCIAS DO EDUCADOR PARA O ATENDIMENTO AO ALUNO TALENTOSO
Peripolli, Arlei
educador
competência
práticas pedagógicas
educandos talentosos.
title_short ENTRELAÇANDO SABERES E COM PETÊNCIAS DO EDUCADOR PARA O ATENDIMENTO AO ALUNO TALENTOSO
title_full ENTRELAÇANDO SABERES E COM PETÊNCIAS DO EDUCADOR PARA O ATENDIMENTO AO ALUNO TALENTOSO
title_fullStr ENTRELAÇANDO SABERES E COM PETÊNCIAS DO EDUCADOR PARA O ATENDIMENTO AO ALUNO TALENTOSO
title_full_unstemmed ENTRELAÇANDO SABERES E COM PETÊNCIAS DO EDUCADOR PARA O ATENDIMENTO AO ALUNO TALENTOSO
title_sort ENTRELAÇANDO SABERES E COM PETÊNCIAS DO EDUCADOR PARA O ATENDIMENTO AO ALUNO TALENTOSO
author Peripolli, Arlei
author_facet Peripolli, Arlei
Oliveira, Marilu Palma de
Santos, Silvio Carlos dos
Freitas, Soraia Napoleão
author_role author
author2 Oliveira, Marilu Palma de
Santos, Silvio Carlos dos
Freitas, Soraia Napoleão
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peripolli, Arlei
Oliveira, Marilu Palma de
Santos, Silvio Carlos dos
Freitas, Soraia Napoleão
dc.subject.por.fl_str_mv educador
competência
práticas pedagógicas
educandos talentosos.
topic educador
competência
práticas pedagógicas
educandos talentosos.
description Este artigo busca refletir, por meio desta pesquisa bibliográfica e descritiva, sobre a formação e os saberes necessários para as novas possibilidades de práticas pedagógicas junto aos educandos talentosos. Procura delinear, desta forma, um novo paradigma em relação às competências do educador, baseado no pressuposto de que essas devem articular teoria e prática, valorizar a atitude crítico-reflexiva como elemento vital num fazer pedagógico situado enquanto prática social. Compreende-se, pois, as competências como um continuum, ou seja, como um processo que se (re)constrói na ação, representando, nesse caso, o processo de construção de identidade pessoal e profissional do educador. Trata-se de (re)pensá-lo e re)significá-lo como sujeito de um fazer, de um sentir e de um saber, através das experiências cotidianas. Acredita-se que a reflexão contínua e o autoconhecimento denotem caminhos desenhantes que possibilitam os sonhos, num movimento constante de: existir, sentir, refletir e ir.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3653
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3653/2933
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 13 n. 1 (2010): (JAN/JUN); 13-29
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217459791855616