Formação de Professores no Brasil: políticas para a modalidade a distância.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sardelich, Maria Emilia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/201
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar as políticas para a formação de professores, na modalidade de Educação a Distância (EaD), a partir de 1996, última edição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei 9.394/1996. A pesquisa bibliográfica e documental destaca a formação dos professores no Brasil, no período compreendido entre 1996 a 2012. Enfatiza a formação de professores na EaD a partir de dois aspectos: como estratégia para expansão do ensino superior e modalidade de ensino. Examina a normatização da EaD no Brasil e os Programas para Formação de Docentes nessa modalidade, como o Programa Especial da Resolução CNE n. 2/1997, Pró-Licenciatura, Programa Universidade Aberta do Brasil e PARFOR a distância. Evidencia que o desenvolvimento da EaD no País está historicamente vinculado aos projetos governamentais para solucionar o crônico problema da carência de professores para a Educação Básica, configurando uma política de transferência de responsabilidade para o domínio da iniciativa privada.
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