A política de Educação para Todos (EPT) no contexto da destrutividade do capital / Education for all in the context of capital destructiveness
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1734 |
Resumo: | O trabalho tem como objetivo analisar os impactos da destrutividade do capital na política educacional dos países pobres relacionado à crise estrutural do capital. Buscando se aproximar do movimento do real partimos de uma pesquisa teórico-bibliográfica e documental, pautada no legado marxiano. Para ilustrar essa destrutividade no modelo educacional do programa de Educação para Todos (EPT), iremos nos ater ao rastreamento de duas categorias: educação básica e uso das novas tecnologias na educação. No tocante ao exame dessas categorias nos baseamos nos documentos resultantes dos principais eventos de EPT, a saber: a Declaração Mundial sobre Educação para Todos e o Plano de Ação para Satisfazer as Necessidades Básicas de Aprendizagem (1990) e o Marco de Ação de Dakar (2000). Em face das consequências devastadoras do espectro da destruição do capital reiteramos a urgência histórica da alternativa socialista como única solução efetiva para as crescentes desumanidades produzidas pelo capital. |
id |
UEMG-2_986cb038191f28b98b9aa5552ac38612 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1734 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
A política de Educação para Todos (EPT) no contexto da destrutividade do capital / Education for all in the context of capital destructivenessCrise estrutural do capitalEducação para TodosDestrutividade do capital na educaçãoPolítica educacionalO trabalho tem como objetivo analisar os impactos da destrutividade do capital na política educacional dos países pobres relacionado à crise estrutural do capital. Buscando se aproximar do movimento do real partimos de uma pesquisa teórico-bibliográfica e documental, pautada no legado marxiano. Para ilustrar essa destrutividade no modelo educacional do programa de Educação para Todos (EPT), iremos nos ater ao rastreamento de duas categorias: educação básica e uso das novas tecnologias na educação. No tocante ao exame dessas categorias nos baseamos nos documentos resultantes dos principais eventos de EPT, a saber: a Declaração Mundial sobre Educação para Todos e o Plano de Ação para Satisfazer as Necessidades Básicas de Aprendizagem (1990) e o Marco de Ação de Dakar (2000). Em face das consequências devastadoras do espectro da destruição do capital reiteramos a urgência histórica da alternativa socialista como única solução efetiva para as crescentes desumanidades produzidas pelo capital.EDUEMG2018-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/173410.24934/eef.v21i35.1734Educação em Foco; Vol. 21 No. 35 (2018): Educação em Foco; 13-31Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 35 (2018): Educação em Foco; 13-31Educação em Foco; v. 21 n. 35 (2018): Educação em Foco; 13-312317-00931519-332210.24934/eef.v21i35reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1734/1915Copyright (c) 2018 Emanuela Rútila Monteiro Chaves, Maria das Dores Mendes Segundo, Maria Susana Vasconcelos Jimenez, Josefa Jackline Rabeloinfo:eu-repo/semantics/openAccessChaves, Emanuela Rútila MonteiroMendes Segundo, Maria das DoresJimenez, Maria Susana VasconcelosRabelo, Josefa Jackline2018-12-18T23:18:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1734Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2018-12-18T23:18:58Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A política de Educação para Todos (EPT) no contexto da destrutividade do capital / Education for all in the context of capital destructiveness |
title |
A política de Educação para Todos (EPT) no contexto da destrutividade do capital / Education for all in the context of capital destructiveness |
spellingShingle |
A política de Educação para Todos (EPT) no contexto da destrutividade do capital / Education for all in the context of capital destructiveness Chaves, Emanuela Rútila Monteiro Crise estrutural do capital Educação para Todos Destrutividade do capital na educação Política educacional |
title_short |
A política de Educação para Todos (EPT) no contexto da destrutividade do capital / Education for all in the context of capital destructiveness |
title_full |
A política de Educação para Todos (EPT) no contexto da destrutividade do capital / Education for all in the context of capital destructiveness |
title_fullStr |
A política de Educação para Todos (EPT) no contexto da destrutividade do capital / Education for all in the context of capital destructiveness |
title_full_unstemmed |
A política de Educação para Todos (EPT) no contexto da destrutividade do capital / Education for all in the context of capital destructiveness |
title_sort |
A política de Educação para Todos (EPT) no contexto da destrutividade do capital / Education for all in the context of capital destructiveness |
author |
Chaves, Emanuela Rútila Monteiro |
author_facet |
Chaves, Emanuela Rútila Monteiro Mendes Segundo, Maria das Dores Jimenez, Maria Susana Vasconcelos Rabelo, Josefa Jackline |
author_role |
author |
author2 |
Mendes Segundo, Maria das Dores Jimenez, Maria Susana Vasconcelos Rabelo, Josefa Jackline |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaves, Emanuela Rútila Monteiro Mendes Segundo, Maria das Dores Jimenez, Maria Susana Vasconcelos Rabelo, Josefa Jackline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crise estrutural do capital Educação para Todos Destrutividade do capital na educação Política educacional |
topic |
Crise estrutural do capital Educação para Todos Destrutividade do capital na educação Política educacional |
description |
O trabalho tem como objetivo analisar os impactos da destrutividade do capital na política educacional dos países pobres relacionado à crise estrutural do capital. Buscando se aproximar do movimento do real partimos de uma pesquisa teórico-bibliográfica e documental, pautada no legado marxiano. Para ilustrar essa destrutividade no modelo educacional do programa de Educação para Todos (EPT), iremos nos ater ao rastreamento de duas categorias: educação básica e uso das novas tecnologias na educação. No tocante ao exame dessas categorias nos baseamos nos documentos resultantes dos principais eventos de EPT, a saber: a Declaração Mundial sobre Educação para Todos e o Plano de Ação para Satisfazer as Necessidades Básicas de Aprendizagem (1990) e o Marco de Ação de Dakar (2000). Em face das consequências devastadoras do espectro da destruição do capital reiteramos a urgência histórica da alternativa socialista como única solução efetiva para as crescentes desumanidades produzidas pelo capital. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1734 10.24934/eef.v21i35.1734 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1734 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v21i35.1734 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1734/1915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 21 No. 35 (2018): Educação em Foco; 13-31 Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 35 (2018): Educação em Foco; 13-31 Educação em Foco; v. 21 n. 35 (2018): Educação em Foco; 13-31 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v21i35 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469299769344 |