CURRÍCULO, CHARGE E EJA: CONEXÕES DISCURSIVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Raissa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Carlos, Erenildo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/419
Resumo: O presente artigo apresenta resultados de pesquisa sobre o discurso do uso pedagógico da charge na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A partir de um conjunto de coisas escritas materializadas em documentos oficiais, livros e produções acadêmicas no tocante ao referido tema, busca-se desvelar as especificidades do uso pedagógico da charge no processo de formação de jovens e adultos. Ao compreender tais escritos enquanto discurso, utiliza-se a Análise Arqueológica do Discurso (AAD) de Michel Foucault (2012) para desvelar as regras, as estratégias e as articulações discursivas. Incialmente, analisa-se o currículo, explicitando as relações existentes entre linguagem visual e EJA. Em seguida, apresentam-se as particularidades da charge e a descrição analítica do discurso acerca de seu uso pedagógico na EJA. Os achados apontam para um cenário pedagógico quem tem o professor como mediador e o aluno como sujeito de autonomia no processo de leitura e interpretação de charges.Discurso. Currículo. Charge. Educação de Jovens e Adultos.
id UEMG-2_99cdd787aec1d6f91ef72811bddbe600
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/419
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling CURRÍCULO, CHARGE E EJA: CONEXÕES DISCURSIVASDiscursoCurrículoChargeEducação de Jovens e AdultosO presente artigo apresenta resultados de pesquisa sobre o discurso do uso pedagógico da charge na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A partir de um conjunto de coisas escritas materializadas em documentos oficiais, livros e produções acadêmicas no tocante ao referido tema, busca-se desvelar as especificidades do uso pedagógico da charge no processo de formação de jovens e adultos. Ao compreender tais escritos enquanto discurso, utiliza-se a Análise Arqueológica do Discurso (AAD) de Michel Foucault (2012) para desvelar as regras, as estratégias e as articulações discursivas. Incialmente, analisa-se o currículo, explicitando as relações existentes entre linguagem visual e EJA. Em seguida, apresentam-se as particularidades da charge e a descrição analítica do discurso acerca de seu uso pedagógico na EJA. Os achados apontam para um cenário pedagógico quem tem o professor como mediador e o aluno como sujeito de autonomia no processo de leitura e interpretação de charges.Discurso. Currículo. Charge. Educação de Jovens e Adultos.EDUEMG2014-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/41910.24934/eef.v17i24.419Educação em Foco; Vol. 17 No. 24 (2014): Educação em Foco; 255-275Educação em Foco; Vol. 17 Núm. 24 (2014): Educação em Foco; 255-275Educação em Foco; v. 17 n. 24 (2014): Educação em Foco; 255-2752317-00931519-332210.24934/eef.v17i24reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/419/424Coutinho, RaissaCarlos, Erenildoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/419Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv CURRÍCULO, CHARGE E EJA: CONEXÕES DISCURSIVAS
title CURRÍCULO, CHARGE E EJA: CONEXÕES DISCURSIVAS
spellingShingle CURRÍCULO, CHARGE E EJA: CONEXÕES DISCURSIVAS
Coutinho, Raissa
Discurso
Currículo
Charge
Educação de Jovens e Adultos
title_short CURRÍCULO, CHARGE E EJA: CONEXÕES DISCURSIVAS
title_full CURRÍCULO, CHARGE E EJA: CONEXÕES DISCURSIVAS
title_fullStr CURRÍCULO, CHARGE E EJA: CONEXÕES DISCURSIVAS
title_full_unstemmed CURRÍCULO, CHARGE E EJA: CONEXÕES DISCURSIVAS
title_sort CURRÍCULO, CHARGE E EJA: CONEXÕES DISCURSIVAS
author Coutinho, Raissa
author_facet Coutinho, Raissa
Carlos, Erenildo
author_role author
author2 Carlos, Erenildo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Raissa
Carlos, Erenildo
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso
Currículo
Charge
Educação de Jovens e Adultos
topic Discurso
Currículo
Charge
Educação de Jovens e Adultos
description O presente artigo apresenta resultados de pesquisa sobre o discurso do uso pedagógico da charge na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A partir de um conjunto de coisas escritas materializadas em documentos oficiais, livros e produções acadêmicas no tocante ao referido tema, busca-se desvelar as especificidades do uso pedagógico da charge no processo de formação de jovens e adultos. Ao compreender tais escritos enquanto discurso, utiliza-se a Análise Arqueológica do Discurso (AAD) de Michel Foucault (2012) para desvelar as regras, as estratégias e as articulações discursivas. Incialmente, analisa-se o currículo, explicitando as relações existentes entre linguagem visual e EJA. Em seguida, apresentam-se as particularidades da charge e a descrição analítica do discurso acerca de seu uso pedagógico na EJA. Os achados apontam para um cenário pedagógico quem tem o professor como mediador e o aluno como sujeito de autonomia no processo de leitura e interpretação de charges.Discurso. Currículo. Charge. Educação de Jovens e Adultos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/419
10.24934/eef.v17i24.419
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/419
identifier_str_mv 10.24934/eef.v17i24.419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/419/424
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 17 No. 24 (2014): Educação em Foco; 255-275
Educação em Foco; Vol. 17 Núm. 24 (2014): Educação em Foco; 255-275
Educação em Foco; v. 17 n. 24 (2014): Educação em Foco; 255-275
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v17i24
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468872998912