CURRÍCULO, CHARGE E EJA: CONEXÕES DISCURSIVAS
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/419 |
Resumo: | O presente artigo apresenta resultados de pesquisa sobre o discurso do uso pedagógico da charge na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A partir de um conjunto de coisas escritas materializadas em documentos oficiais, livros e produções acadêmicas no tocante ao referido tema, busca-se desvelar as especificidades do uso pedagógico da charge no processo de formação de jovens e adultos. Ao compreender tais escritos enquanto discurso, utiliza-se a Análise Arqueológica do Discurso (AAD) de Michel Foucault (2012) para desvelar as regras, as estratégias e as articulações discursivas. Incialmente, analisa-se o currículo, explicitando as relações existentes entre linguagem visual e EJA. Em seguida, apresentam-se as particularidades da charge e a descrição analítica do discurso acerca de seu uso pedagógico na EJA. Os achados apontam para um cenário pedagógico quem tem o professor como mediador e o aluno como sujeito de autonomia no processo de leitura e interpretação de charges.Discurso. Currículo. Charge. Educação de Jovens e Adultos. |
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