ESPERANÇAR A EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues , Allan
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vargas , Adriano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5692
Resumo: A composição do dossiê é realizada das tessituras das esperanças que estão escritas nos textos aqui apresentados. Nesse sentido, o processo da escrita de cada texto referente ao campo da Educação de Jovens e Adultos passa por uma forma de testemunhar as esperanças que são criadas e praticadas pelo Brasil e no exterior. A testemunha, aqui, é uma metáfora para remeter uma ideia de dar sentirver sobre à presença dos estudos e pesquisas sobre a EJA e as esperanças em forma de lutas por esta modalidade educacional. Os textos selecionados para o dossiê nos ajudar compreender o estado atual dos estudos no Brasil e uma dimensão internacional como a EJA é praticada em diferentes perspectivas. Do ponto vista das políticas Educacionais e dos debates das políticas curriculares, por exemplo, podemos perceber uma fragilidade sobre o tema. Tal campo, algumas vezes é marginalizado e é descaracterizado daquilo que foi proposto pelos marcos legais das políticas públicas para EJA CF/88, da LDB 9394/96 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA (2000)
id UFAC-2_7075a5fff5fec6afd1df007f1d837892
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5692
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling ESPERANÇAR A EJAeducação de jovens e adultoscurrículoA composição do dossiê é realizada das tessituras das esperanças que estão escritas nos textos aqui apresentados. Nesse sentido, o processo da escrita de cada texto referente ao campo da Educação de Jovens e Adultos passa por uma forma de testemunhar as esperanças que são criadas e praticadas pelo Brasil e no exterior. A testemunha, aqui, é uma metáfora para remeter uma ideia de dar sentirver sobre à presença dos estudos e pesquisas sobre a EJA e as esperanças em forma de lutas por esta modalidade educacional. Os textos selecionados para o dossiê nos ajudar compreender o estado atual dos estudos no Brasil e uma dimensão internacional como a EJA é praticada em diferentes perspectivas. Do ponto vista das políticas Educacionais e dos debates das políticas curriculares, por exemplo, podemos perceber uma fragilidade sobre o tema. Tal campo, algumas vezes é marginalizado e é descaracterizado daquilo que foi proposto pelos marcos legais das políticas públicas para EJA CF/88, da LDB 9394/96 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA (2000)Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2021-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5692Communitas; v. 5 n. 11 (2021): Esperançar a EJACommunitas; Vol. 5 No. 11 (2021): Esperançar a EJARevista Communitas; ##issue.vol## 5 ##issue.no## 11 (2021): Esperançar a EJA2526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5692/3220Copyright (c) 2021 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues , Allan Vargas , Adriano 2021-09-29T21:15:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5692Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2021-09-29T21:15:43Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv ESPERANÇAR A EJA
title ESPERANÇAR A EJA
spellingShingle ESPERANÇAR A EJA
Rodrigues , Allan
educação de jovens e adultos
currículo
title_short ESPERANÇAR A EJA
title_full ESPERANÇAR A EJA
title_fullStr ESPERANÇAR A EJA
title_full_unstemmed ESPERANÇAR A EJA
title_sort ESPERANÇAR A EJA
author Rodrigues , Allan
author_facet Rodrigues , Allan
Vargas , Adriano
author_role author
author2 Vargas , Adriano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues , Allan
Vargas , Adriano
dc.subject.por.fl_str_mv educação de jovens e adultos
currículo
topic educação de jovens e adultos
currículo
description A composição do dossiê é realizada das tessituras das esperanças que estão escritas nos textos aqui apresentados. Nesse sentido, o processo da escrita de cada texto referente ao campo da Educação de Jovens e Adultos passa por uma forma de testemunhar as esperanças que são criadas e praticadas pelo Brasil e no exterior. A testemunha, aqui, é uma metáfora para remeter uma ideia de dar sentirver sobre à presença dos estudos e pesquisas sobre a EJA e as esperanças em forma de lutas por esta modalidade educacional. Os textos selecionados para o dossiê nos ajudar compreender o estado atual dos estudos no Brasil e uma dimensão internacional como a EJA é praticada em diferentes perspectivas. Do ponto vista das políticas Educacionais e dos debates das políticas curriculares, por exemplo, podemos perceber uma fragilidade sobre o tema. Tal campo, algumas vezes é marginalizado e é descaracterizado daquilo que foi proposto pelos marcos legais das políticas públicas para EJA CF/88, da LDB 9394/96 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA (2000)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5692
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5692/3220
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 5 n. 11 (2021): Esperançar a EJA
Communitas; Vol. 5 No. 11 (2021): Esperançar a EJA
Revista Communitas; ##issue.vol## 5 ##issue.no## 11 (2021): Esperançar a EJA
2526-5970
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313224060272640