Expectativas dos jovens do ensino médio em meio às mudanças instituídas pela Lei n° 13.415/2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casagrande, Ana Lara
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4462
Resumo: A Lei n° 13.415/2017 institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, alterando estruturalmente o Ensino Médio, o que envolve: ampliação da jornada e estabelecimento de itinerários formativos. Com o objetivo de analisar a perspectiva dos jovens matriculados no 3° ano do Ensino Médio, a pesquisa de pós-doutorado, da qual são apresentados os resultados, envolveu a aplicação de questionários escritos a 238 alunos, de escolas públicas e privadas, de um município médio do interior do estado de São Paulo. A técnica de sistematização dos dados envolveu a estatística. Os dados revelam que é significativa a relação entre o desejo dos alunos em fazer curso técnico e o nível de escolaridade dos pais, enquanto o mesmo não foi verdadeiro para o Ensino Superior, pois a maioria dos estudantes, independentemente do nível instrucional genealógico, têm o desejo de dar continuidade nos estudos em nível superior.
id UEMG-2_9cec8d4c96477ebd20f40053be75083b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4462
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Expectativas dos jovens do ensino médio em meio às mudanças instituídas pela Lei n° 13.415/2017Ensino MédioReformaEducação em tempo integral.Formação profissionalJuventudeA Lei n° 13.415/2017 institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, alterando estruturalmente o Ensino Médio, o que envolve: ampliação da jornada e estabelecimento de itinerários formativos. Com o objetivo de analisar a perspectiva dos jovens matriculados no 3° ano do Ensino Médio, a pesquisa de pós-doutorado, da qual são apresentados os resultados, envolveu a aplicação de questionários escritos a 238 alunos, de escolas públicas e privadas, de um município médio do interior do estado de São Paulo. A técnica de sistematização dos dados envolveu a estatística. Os dados revelam que é significativa a relação entre o desejo dos alunos em fazer curso técnico e o nível de escolaridade dos pais, enquanto o mesmo não foi verdadeiro para o Ensino Superior, pois a maioria dos estudantes, independentemente do nível instrucional genealógico, têm o desejo de dar continuidade nos estudos em nível superior.EDUEMG2021-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/446210.24934/eef.v24i43.4462Educação em Foco; Vol. 24 No. 43 (2021): Educação Em Foco; 317-339Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 43 (2021): Educação Em Foco; 317-339Educação em Foco; v. 24 n. 43 (2021): Educação Em Foco; 317-3392317-00931519-332210.24934/eef.v24i43reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4462/3679Copyright (c) 2021 Ana Lara Casagrandeinfo:eu-repo/semantics/openAccessCasagrande, Ana Lara2021-08-30T15:41:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4462Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-08-30T15:41:04Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Expectativas dos jovens do ensino médio em meio às mudanças instituídas pela Lei n° 13.415/2017
title Expectativas dos jovens do ensino médio em meio às mudanças instituídas pela Lei n° 13.415/2017
spellingShingle Expectativas dos jovens do ensino médio em meio às mudanças instituídas pela Lei n° 13.415/2017
Casagrande, Ana Lara
Ensino Médio
Reforma
Educação em tempo integral.
Formação profissional
Juventude
title_short Expectativas dos jovens do ensino médio em meio às mudanças instituídas pela Lei n° 13.415/2017
title_full Expectativas dos jovens do ensino médio em meio às mudanças instituídas pela Lei n° 13.415/2017
title_fullStr Expectativas dos jovens do ensino médio em meio às mudanças instituídas pela Lei n° 13.415/2017
title_full_unstemmed Expectativas dos jovens do ensino médio em meio às mudanças instituídas pela Lei n° 13.415/2017
title_sort Expectativas dos jovens do ensino médio em meio às mudanças instituídas pela Lei n° 13.415/2017
author Casagrande, Ana Lara
author_facet Casagrande, Ana Lara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casagrande, Ana Lara
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Médio
Reforma
Educação em tempo integral.
Formação profissional
Juventude
topic Ensino Médio
Reforma
Educação em tempo integral.
Formação profissional
Juventude
description A Lei n° 13.415/2017 institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, alterando estruturalmente o Ensino Médio, o que envolve: ampliação da jornada e estabelecimento de itinerários formativos. Com o objetivo de analisar a perspectiva dos jovens matriculados no 3° ano do Ensino Médio, a pesquisa de pós-doutorado, da qual são apresentados os resultados, envolveu a aplicação de questionários escritos a 238 alunos, de escolas públicas e privadas, de um município médio do interior do estado de São Paulo. A técnica de sistematização dos dados envolveu a estatística. Os dados revelam que é significativa a relação entre o desejo dos alunos em fazer curso técnico e o nível de escolaridade dos pais, enquanto o mesmo não foi verdadeiro para o Ensino Superior, pois a maioria dos estudantes, independentemente do nível instrucional genealógico, têm o desejo de dar continuidade nos estudos em nível superior.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4462
10.24934/eef.v24i43.4462
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4462
identifier_str_mv 10.24934/eef.v24i43.4462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4462/3679
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Ana Lara Casagrande
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Ana Lara Casagrande
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 24 No. 43 (2021): Educação Em Foco; 317-339
Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 43 (2021): Educação Em Foco; 317-339
Educação em Foco; v. 24 n. 43 (2021): Educação Em Foco; 317-339
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v24i43
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469835591680