Narrativas e histórias de mulheres negras ex-cotistas do curso de Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Kelly
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferrari, Anderson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5130
Resumo: São as narrativas que dão materialidade as histórias e as experiências de cinco professoras negras cotistas do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e que respondem à questão de como se constituíram como professoras? Estamos considerando que o fazer-se professora diz de um processo contínuo que vai da entrada na graduação às questões do exercício da docência que nos convocam constantemente a colocar nossas formas de pensar e agir sob suspeita, o que nos dessubjetiva-subjetiva. Como procedimentos metodológicos foram realizadas entrevistas semiestruturadas buscando as memórias da trajetória de formação fundamentadas na perspectiva pós-estruturalista com inspiração em Michel Foucault e sua análise histórica dos sujeitos.
id UEMG-2_a3b6c1c3eddcf77b7c031f434519010b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5130
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Narrativas e histórias de mulheres negras ex-cotistas do curso de PedagogiaGêneroNarrativasHistóriaMulheres NegrasEducação.São as narrativas que dão materialidade as histórias e as experiências de cinco professoras negras cotistas do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e que respondem à questão de como se constituíram como professoras? Estamos considerando que o fazer-se professora diz de um processo contínuo que vai da entrada na graduação às questões do exercício da docência que nos convocam constantemente a colocar nossas formas de pensar e agir sob suspeita, o que nos dessubjetiva-subjetiva. Como procedimentos metodológicos foram realizadas entrevistas semiestruturadas buscando as memórias da trajetória de formação fundamentadas na perspectiva pós-estruturalista com inspiração em Michel Foucault e sua análise histórica dos sujeitos.EDUEMG2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/513010.36704/eef.v24i44.5130Educação em Foco; Vol. 24 No. 44 (2021): Educação Em Foco; 212-229Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 44 (2021): Educação Em Foco; 212-229Educação em Foco; v. 24 n. 44 (2021): Educação Em Foco; 212-2292317-00931519-332210.36704/eef.v24i44reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5130/3881Copyright (c) 2021 Kelly da Silva, Anderson Ferrariinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, KellyFerrari, Anderson2021-12-29T12:33:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5130Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-12-29T12:33:37Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas e histórias de mulheres negras ex-cotistas do curso de Pedagogia
title Narrativas e histórias de mulheres negras ex-cotistas do curso de Pedagogia
spellingShingle Narrativas e histórias de mulheres negras ex-cotistas do curso de Pedagogia
da Silva, Kelly
Gênero
Narrativas
História
Mulheres Negras
Educação.
title_short Narrativas e histórias de mulheres negras ex-cotistas do curso de Pedagogia
title_full Narrativas e histórias de mulheres negras ex-cotistas do curso de Pedagogia
title_fullStr Narrativas e histórias de mulheres negras ex-cotistas do curso de Pedagogia
title_full_unstemmed Narrativas e histórias de mulheres negras ex-cotistas do curso de Pedagogia
title_sort Narrativas e histórias de mulheres negras ex-cotistas do curso de Pedagogia
author da Silva, Kelly
author_facet da Silva, Kelly
Ferrari, Anderson
author_role author
author2 Ferrari, Anderson
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Kelly
Ferrari, Anderson
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Narrativas
História
Mulheres Negras
Educação.
topic Gênero
Narrativas
História
Mulheres Negras
Educação.
description São as narrativas que dão materialidade as histórias e as experiências de cinco professoras negras cotistas do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e que respondem à questão de como se constituíram como professoras? Estamos considerando que o fazer-se professora diz de um processo contínuo que vai da entrada na graduação às questões do exercício da docência que nos convocam constantemente a colocar nossas formas de pensar e agir sob suspeita, o que nos dessubjetiva-subjetiva. Como procedimentos metodológicos foram realizadas entrevistas semiestruturadas buscando as memórias da trajetória de formação fundamentadas na perspectiva pós-estruturalista com inspiração em Michel Foucault e sua análise histórica dos sujeitos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5130
10.36704/eef.v24i44.5130
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5130
identifier_str_mv 10.36704/eef.v24i44.5130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5130/3881
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Kelly da Silva, Anderson Ferrari
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Kelly da Silva, Anderson Ferrari
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 24 No. 44 (2021): Educação Em Foco; 212-229
Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 44 (2021): Educação Em Foco; 212-229
Educação em Foco; v. 24 n. 44 (2021): Educação Em Foco; 212-229
2317-0093
1519-3322
10.36704/eef.v24i44
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205470302208000