Narrativas e histórias de mulheres negras ex-cotistas do curso de Pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5130 |
Resumo: | São as narrativas que dão materialidade as histórias e as experiências de cinco professoras negras cotistas do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e que respondem à questão de como se constituíram como professoras? Estamos considerando que o fazer-se professora diz de um processo contínuo que vai da entrada na graduação às questões do exercício da docência que nos convocam constantemente a colocar nossas formas de pensar e agir sob suspeita, o que nos dessubjetiva-subjetiva. Como procedimentos metodológicos foram realizadas entrevistas semiestruturadas buscando as memórias da trajetória de formação fundamentadas na perspectiva pós-estruturalista com inspiração em Michel Foucault e sua análise histórica dos sujeitos. |
id |
UEMG-2_a3b6c1c3eddcf77b7c031f434519010b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5130 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas e histórias de mulheres negras ex-cotistas do curso de PedagogiaGêneroNarrativasHistóriaMulheres NegrasEducação.São as narrativas que dão materialidade as histórias e as experiências de cinco professoras negras cotistas do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e que respondem à questão de como se constituíram como professoras? Estamos considerando que o fazer-se professora diz de um processo contínuo que vai da entrada na graduação às questões do exercício da docência que nos convocam constantemente a colocar nossas formas de pensar e agir sob suspeita, o que nos dessubjetiva-subjetiva. Como procedimentos metodológicos foram realizadas entrevistas semiestruturadas buscando as memórias da trajetória de formação fundamentadas na perspectiva pós-estruturalista com inspiração em Michel Foucault e sua análise histórica dos sujeitos.EDUEMG2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/513010.36704/eef.v24i44.5130Educação em Foco; Vol. 24 No. 44 (2021): Educação Em Foco; 212-229Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 44 (2021): Educação Em Foco; 212-229Educação em Foco; v. 24 n. 44 (2021): Educação Em Foco; 212-2292317-00931519-332210.36704/eef.v24i44reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5130/3881Copyright (c) 2021 Kelly da Silva, Anderson Ferrariinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, KellyFerrari, Anderson2021-12-29T12:33:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5130Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-12-29T12:33:37Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas e histórias de mulheres negras ex-cotistas do curso de Pedagogia |
title |
Narrativas e histórias de mulheres negras ex-cotistas do curso de Pedagogia |
spellingShingle |
Narrativas e histórias de mulheres negras ex-cotistas do curso de Pedagogia da Silva, Kelly Gênero Narrativas História Mulheres Negras Educação. |
title_short |
Narrativas e histórias de mulheres negras ex-cotistas do curso de Pedagogia |
title_full |
Narrativas e histórias de mulheres negras ex-cotistas do curso de Pedagogia |
title_fullStr |
Narrativas e histórias de mulheres negras ex-cotistas do curso de Pedagogia |
title_full_unstemmed |
Narrativas e histórias de mulheres negras ex-cotistas do curso de Pedagogia |
title_sort |
Narrativas e histórias de mulheres negras ex-cotistas do curso de Pedagogia |
author |
da Silva, Kelly |
author_facet |
da Silva, Kelly Ferrari, Anderson |
author_role |
author |
author2 |
Ferrari, Anderson |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Kelly Ferrari, Anderson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Narrativas História Mulheres Negras Educação. |
topic |
Gênero Narrativas História Mulheres Negras Educação. |
description |
São as narrativas que dão materialidade as histórias e as experiências de cinco professoras negras cotistas do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e que respondem à questão de como se constituíram como professoras? Estamos considerando que o fazer-se professora diz de um processo contínuo que vai da entrada na graduação às questões do exercício da docência que nos convocam constantemente a colocar nossas formas de pensar e agir sob suspeita, o que nos dessubjetiva-subjetiva. Como procedimentos metodológicos foram realizadas entrevistas semiestruturadas buscando as memórias da trajetória de formação fundamentadas na perspectiva pós-estruturalista com inspiração em Michel Foucault e sua análise histórica dos sujeitos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5130 10.36704/eef.v24i44.5130 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5130 |
identifier_str_mv |
10.36704/eef.v24i44.5130 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5130/3881 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Kelly da Silva, Anderson Ferrari info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Kelly da Silva, Anderson Ferrari |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 24 No. 44 (2021): Educação Em Foco; 212-229 Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 44 (2021): Educação Em Foco; 212-229 Educação em Foco; v. 24 n. 44 (2021): Educação Em Foco; 212-229 2317-0093 1519-3322 10.36704/eef.v24i44 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205470302208000 |