Fluxo da informação gênica: recurso didático para o ensino de genética com foco na inclusão de estudantes com deficiência visual e auditiva : o fluxo da informação gênica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aparecida Santos Silva, Larissa
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Freire, Anna, Bustamante, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7066
Resumo: Among the themes of biology, the gene information flow is considered an abstract subject because it involves very complex processes. In addition, there are few teaching strategies aimed at students with visual, hearing impairment and deaf. Thus, the objective of this work was to develop a three-dimensional didactic model on the gene information flow, as well as to promote the inclusion of students with visual, hearing impairment and deaf. Thus, a three-dimensional didactic resource was developed. In addition, self-explanatory videos with Portuguese subtitles were developed. Low-cost materials were used for the preparation and assembly of didactic resources. With the use of the didactic material the student will be able to learn about the three processes of the gene information flow: replication, transcription and translation. For students with visual impairment, educators can help them feel and handle the didactic resource, facilitating the understanding of the teaching and learning of gene information.
id UEMG-2_a43c242bb036923b2c56d4dff65b7505
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7066
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Fluxo da informação gênica: recurso didático para o ensino de genética com foco na inclusão de estudantes com deficiência visual e auditiva : o fluxo da informação gênicaBiologiaSurdosVídeosBiologyDeafVideosBiologíaSordosLos VideosAmong the themes of biology, the gene information flow is considered an abstract subject because it involves very complex processes. In addition, there are few teaching strategies aimed at students with visual, hearing impairment and deaf. Thus, the objective of this work was to develop a three-dimensional didactic model on the gene information flow, as well as to promote the inclusion of students with visual, hearing impairment and deaf. Thus, a three-dimensional didactic resource was developed. In addition, self-explanatory videos with Portuguese subtitles were developed. Low-cost materials were used for the preparation and assembly of didactic resources. With the use of the didactic material the student will be able to learn about the three processes of the gene information flow: replication, transcription and translation. For students with visual impairment, educators can help them feel and handle the didactic resource, facilitating the understanding of the teaching and learning of gene information.Entre los temas de biología, el flujo de información génica se considera un tema abstracto porque involucra procesos muy complejos. Además, hay pocas estrategias de enseñanza dirigidas a estudiantes con discapacidad visual, auditiva y sordos. Así, el objetivo del presente trabajo fue desarrollar un modelo didáctico tridimensional sobre el flujo de la información génica, así como promover la inclusión de estudiantes con discapacidad visual, auditiva y sordos. Así, se desarrolló un recurso didáctico tridimensional. Además, se desarrollaron videos autoexplicativos con subtítulos en portugués. Para la confección y montaje de los recursos didácticos se utilizaron materiales de bajo coste. Con el uso del material didáctico el estudiante podrá aprender sobre los tres procesos del flujo de la información génica: replicación, transcripción y traducción. Para los estudiantes con discapacidad visual, los educadores podrán ayudar a palpar y manejar el recurso didáctico, facilitando la comprensión de la enseñanza y el aprendizaje de la información génica.Dentre os temas de biologia, o fluxo da informação gênica é considerado um assunto abstrato por envolver processos bastante complexos. Além disso, há poucas estratégias de ensino destinadas a estudantes com deficiência visual, auditiva e surdos. Assim, o objetivo do presente trabalho foi desenvolver um modelo didático tridimensional sobre o fluxo da informação gênica, bem como promover a inclusão de alunos com deficiência visual, auditiva e surdos. Além disso, foram desenvolvidos vídeos autoexplicativos com legenda em português. Para a confecção e montagem dos recursos didáticos foram utilizados materiais de baixo custo. Com a utilização do material didático o estudante poderá aprender sobre os três processos do fluxo da informação gênica: replicação, transcrição e a tradução. Para os estudantes com deficiência visual, os educadores poderão auxiliá-los a apalpar e manusear o recurso didático, facilitando a compreensão do ensino e aprendizagem da informação gênica de forma inclusiva.EDUEMG2024-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/706610.36704/eef.v27i51.7066Educação em Foco; Vol. 27 No. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-20Educação em Foco; Vol. 27 Núm. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-20Educação em Foco; v. 27 n. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-202317-009310.36704/eef.v27i51reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7066/5083Copyright (c) 2024 Larissa Aparecida Santos Silva, Anna Cláudia Guimarães Freire, Fernanda de Oliveira Bustamanteinfo:eu-repo/semantics/openAccessAparecida Santos Silva, LarissaFreire, AnnaBustamante, Fernanda2024-04-19T18:33:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7066Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2024-04-19T18:33:42Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Fluxo da informação gênica: recurso didático para o ensino de genética com foco na inclusão de estudantes com deficiência visual e auditiva : o fluxo da informação gênica
title Fluxo da informação gênica: recurso didático para o ensino de genética com foco na inclusão de estudantes com deficiência visual e auditiva : o fluxo da informação gênica
spellingShingle Fluxo da informação gênica: recurso didático para o ensino de genética com foco na inclusão de estudantes com deficiência visual e auditiva : o fluxo da informação gênica
Aparecida Santos Silva, Larissa
Biologia
Surdos
Vídeos
Biology
Deaf
Videos
Biología
Sordos
Los Videos
title_short Fluxo da informação gênica: recurso didático para o ensino de genética com foco na inclusão de estudantes com deficiência visual e auditiva : o fluxo da informação gênica
title_full Fluxo da informação gênica: recurso didático para o ensino de genética com foco na inclusão de estudantes com deficiência visual e auditiva : o fluxo da informação gênica
title_fullStr Fluxo da informação gênica: recurso didático para o ensino de genética com foco na inclusão de estudantes com deficiência visual e auditiva : o fluxo da informação gênica
title_full_unstemmed Fluxo da informação gênica: recurso didático para o ensino de genética com foco na inclusão de estudantes com deficiência visual e auditiva : o fluxo da informação gênica
title_sort Fluxo da informação gênica: recurso didático para o ensino de genética com foco na inclusão de estudantes com deficiência visual e auditiva : o fluxo da informação gênica
author Aparecida Santos Silva, Larissa
author_facet Aparecida Santos Silva, Larissa
Freire, Anna
Bustamante, Fernanda
author_role author
author2 Freire, Anna
Bustamante, Fernanda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aparecida Santos Silva, Larissa
Freire, Anna
Bustamante, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia
Surdos
Vídeos
Biology
Deaf
Videos
Biología
Sordos
Los Videos
topic Biologia
Surdos
Vídeos
Biology
Deaf
Videos
Biología
Sordos
Los Videos
description Among the themes of biology, the gene information flow is considered an abstract subject because it involves very complex processes. In addition, there are few teaching strategies aimed at students with visual, hearing impairment and deaf. Thus, the objective of this work was to develop a three-dimensional didactic model on the gene information flow, as well as to promote the inclusion of students with visual, hearing impairment and deaf. Thus, a three-dimensional didactic resource was developed. In addition, self-explanatory videos with Portuguese subtitles were developed. Low-cost materials were used for the preparation and assembly of didactic resources. With the use of the didactic material the student will be able to learn about the three processes of the gene information flow: replication, transcription and translation. For students with visual impairment, educators can help them feel and handle the didactic resource, facilitating the understanding of the teaching and learning of gene information.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7066
10.36704/eef.v27i51.7066
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7066
identifier_str_mv 10.36704/eef.v27i51.7066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7066/5083
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 27 No. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-20
Educação em Foco; Vol. 27 Núm. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-20
Educação em Foco; v. 27 n. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-20
2317-0093
10.36704/eef.v27i51
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1798045782521151488