Jovens e construções subjetivas - identidade e valores interagem na hipertextualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grinspun, Mírian Paura Sabrosa Zippin
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Costa, Patricia Manescky D.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/82
Resumo: A pesquisa apresenta as análises da dissertação “Os jovens e o mundo virtu@l: as artimanhas dos valores nos ch@ts da internet”, têm como objetivo identificar valores construídos pelos jovens na comunicação cibernética e suas implicações na construção identitária individual e coletiva, explora concepções conceituais a respeito da categoria juventude a partir do saber elaborado nas relações “comunicacionais experienciadas” no ciberespaço. Explora relações com a aprendizagem escolar e informal das salas de bate papo. Abordagem qualitativa, com pesquisa descritiva e exploratória, constituída por instrumentos com técnicas múltiplas, indo da formalidade dos questionários à informalidade das salas de chats. A análise e interpretação dos dados norteiam-se pelo método analítico e dialético, permitindo constante formulação de hipóteses. O referencial teórico entremeia esclarecendo aspectos da sociologia e psicologia da juventude, axiologia dos valores e sentido/significado da tecnologia. O ciberespaço ressignifica espaços do ensinar/aprender nas múltiplas facetas que o sujeito, hoje, se compõe/constrói.
id UEMG-2_a78cd9b8b8a0e6b9ec895b0518191750
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/82
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Jovens e construções subjetivas - identidade e valores interagem na hipertextualidadeJovensvaloressubjetividadeidentidadecibercultura.A pesquisa apresenta as análises da dissertação “Os jovens e o mundo virtu@l: as artimanhas dos valores nos ch@ts da internet”, têm como objetivo identificar valores construídos pelos jovens na comunicação cibernética e suas implicações na construção identitária individual e coletiva, explora concepções conceituais a respeito da categoria juventude a partir do saber elaborado nas relações “comunicacionais experienciadas” no ciberespaço. Explora relações com a aprendizagem escolar e informal das salas de bate papo. Abordagem qualitativa, com pesquisa descritiva e exploratória, constituída por instrumentos com técnicas múltiplas, indo da formalidade dos questionários à informalidade das salas de chats. A análise e interpretação dos dados norteiam-se pelo método analítico e dialético, permitindo constante formulação de hipóteses. O referencial teórico entremeia esclarecendo aspectos da sociologia e psicologia da juventude, axiologia dos valores e sentido/significado da tecnologia. O ciberespaço ressignifica espaços do ensinar/aprender nas múltiplas facetas que o sujeito, hoje, se compõe/constrói.EDUEMG2010-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/8210.24934/eef.v12i14.82Educação em Foco; Vol. 12 No. 14 (2009): Educação em Foco; 13-39Educação em Foco; Vol. 12 Núm. 14 (2009): Educação em Foco; 13-39Educação em Foco; v. 12 n. 14 (2009): Educação em Foco; 13-392317-00931519-332210.24934/eef.v12i14reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/82/117Grinspun, Mírian Paura Sabrosa ZippinCosta, Patricia Manescky D.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/82Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:02Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Jovens e construções subjetivas - identidade e valores interagem na hipertextualidade
title Jovens e construções subjetivas - identidade e valores interagem na hipertextualidade
spellingShingle Jovens e construções subjetivas - identidade e valores interagem na hipertextualidade
Grinspun, Mírian Paura Sabrosa Zippin
Jovens
valores
subjetividade
identidade
cibercultura.
title_short Jovens e construções subjetivas - identidade e valores interagem na hipertextualidade
title_full Jovens e construções subjetivas - identidade e valores interagem na hipertextualidade
title_fullStr Jovens e construções subjetivas - identidade e valores interagem na hipertextualidade
title_full_unstemmed Jovens e construções subjetivas - identidade e valores interagem na hipertextualidade
title_sort Jovens e construções subjetivas - identidade e valores interagem na hipertextualidade
author Grinspun, Mírian Paura Sabrosa Zippin
author_facet Grinspun, Mírian Paura Sabrosa Zippin
Costa, Patricia Manescky D.
author_role author
author2 Costa, Patricia Manescky D.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grinspun, Mírian Paura Sabrosa Zippin
Costa, Patricia Manescky D.
dc.subject.por.fl_str_mv Jovens
valores
subjetividade
identidade
cibercultura.
topic Jovens
valores
subjetividade
identidade
cibercultura.
description A pesquisa apresenta as análises da dissertação “Os jovens e o mundo virtu@l: as artimanhas dos valores nos ch@ts da internet”, têm como objetivo identificar valores construídos pelos jovens na comunicação cibernética e suas implicações na construção identitária individual e coletiva, explora concepções conceituais a respeito da categoria juventude a partir do saber elaborado nas relações “comunicacionais experienciadas” no ciberespaço. Explora relações com a aprendizagem escolar e informal das salas de bate papo. Abordagem qualitativa, com pesquisa descritiva e exploratória, constituída por instrumentos com técnicas múltiplas, indo da formalidade dos questionários à informalidade das salas de chats. A análise e interpretação dos dados norteiam-se pelo método analítico e dialético, permitindo constante formulação de hipóteses. O referencial teórico entremeia esclarecendo aspectos da sociologia e psicologia da juventude, axiologia dos valores e sentido/significado da tecnologia. O ciberespaço ressignifica espaços do ensinar/aprender nas múltiplas facetas que o sujeito, hoje, se compõe/constrói.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/82
10.24934/eef.v12i14.82
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/82
identifier_str_mv 10.24934/eef.v12i14.82
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/82/117
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 12 No. 14 (2009): Educação em Foco; 13-39
Educação em Foco; Vol. 12 Núm. 14 (2009): Educação em Foco; 13-39
Educação em Foco; v. 12 n. 14 (2009): Educação em Foco; 13-39
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v12i14
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468447277056