Jovens e construções subjetivas - identidade e valores interagem na hipertextualidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/82 |
Resumo: | A pesquisa apresenta as análises da dissertação “Os jovens e o mundo virtu@l: as artimanhas dos valores nos ch@ts da internet”, têm como objetivo identificar valores construídos pelos jovens na comunicação cibernética e suas implicações na construção identitária individual e coletiva, explora concepções conceituais a respeito da categoria juventude a partir do saber elaborado nas relações “comunicacionais experienciadas” no ciberespaço. Explora relações com a aprendizagem escolar e informal das salas de bate papo. Abordagem qualitativa, com pesquisa descritiva e exploratória, constituída por instrumentos com técnicas múltiplas, indo da formalidade dos questionários à informalidade das salas de chats. A análise e interpretação dos dados norteiam-se pelo método analítico e dialético, permitindo constante formulação de hipóteses. O referencial teórico entremeia esclarecendo aspectos da sociologia e psicologia da juventude, axiologia dos valores e sentido/significado da tecnologia. O ciberespaço ressignifica espaços do ensinar/aprender nas múltiplas facetas que o sujeito, hoje, se compõe/constrói. |
id |
UEMG-2_a78cd9b8b8a0e6b9ec895b0518191750 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/82 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Jovens e construções subjetivas - identidade e valores interagem na hipertextualidadeJovensvaloressubjetividadeidentidadecibercultura.A pesquisa apresenta as análises da dissertação “Os jovens e o mundo virtu@l: as artimanhas dos valores nos ch@ts da internet”, têm como objetivo identificar valores construídos pelos jovens na comunicação cibernética e suas implicações na construção identitária individual e coletiva, explora concepções conceituais a respeito da categoria juventude a partir do saber elaborado nas relações “comunicacionais experienciadas” no ciberespaço. Explora relações com a aprendizagem escolar e informal das salas de bate papo. Abordagem qualitativa, com pesquisa descritiva e exploratória, constituída por instrumentos com técnicas múltiplas, indo da formalidade dos questionários à informalidade das salas de chats. A análise e interpretação dos dados norteiam-se pelo método analítico e dialético, permitindo constante formulação de hipóteses. O referencial teórico entremeia esclarecendo aspectos da sociologia e psicologia da juventude, axiologia dos valores e sentido/significado da tecnologia. O ciberespaço ressignifica espaços do ensinar/aprender nas múltiplas facetas que o sujeito, hoje, se compõe/constrói.EDUEMG2010-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/8210.24934/eef.v12i14.82Educação em Foco; Vol. 12 No. 14 (2009): Educação em Foco; 13-39Educação em Foco; Vol. 12 Núm. 14 (2009): Educação em Foco; 13-39Educação em Foco; v. 12 n. 14 (2009): Educação em Foco; 13-392317-00931519-332210.24934/eef.v12i14reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/82/117Grinspun, Mírian Paura Sabrosa ZippinCosta, Patricia Manescky D.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/82Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:02Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jovens e construções subjetivas - identidade e valores interagem na hipertextualidade |
title |
Jovens e construções subjetivas - identidade e valores interagem na hipertextualidade |
spellingShingle |
Jovens e construções subjetivas - identidade e valores interagem na hipertextualidade Grinspun, Mírian Paura Sabrosa Zippin Jovens valores subjetividade identidade cibercultura. |
title_short |
Jovens e construções subjetivas - identidade e valores interagem na hipertextualidade |
title_full |
Jovens e construções subjetivas - identidade e valores interagem na hipertextualidade |
title_fullStr |
Jovens e construções subjetivas - identidade e valores interagem na hipertextualidade |
title_full_unstemmed |
Jovens e construções subjetivas - identidade e valores interagem na hipertextualidade |
title_sort |
Jovens e construções subjetivas - identidade e valores interagem na hipertextualidade |
author |
Grinspun, Mírian Paura Sabrosa Zippin |
author_facet |
Grinspun, Mírian Paura Sabrosa Zippin Costa, Patricia Manescky D. |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Patricia Manescky D. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grinspun, Mírian Paura Sabrosa Zippin Costa, Patricia Manescky D. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jovens valores subjetividade identidade cibercultura. |
topic |
Jovens valores subjetividade identidade cibercultura. |
description |
A pesquisa apresenta as análises da dissertação “Os jovens e o mundo virtu@l: as artimanhas dos valores nos ch@ts da internet”, têm como objetivo identificar valores construídos pelos jovens na comunicação cibernética e suas implicações na construção identitária individual e coletiva, explora concepções conceituais a respeito da categoria juventude a partir do saber elaborado nas relações “comunicacionais experienciadas” no ciberespaço. Explora relações com a aprendizagem escolar e informal das salas de bate papo. Abordagem qualitativa, com pesquisa descritiva e exploratória, constituída por instrumentos com técnicas múltiplas, indo da formalidade dos questionários à informalidade das salas de chats. A análise e interpretação dos dados norteiam-se pelo método analítico e dialético, permitindo constante formulação de hipóteses. O referencial teórico entremeia esclarecendo aspectos da sociologia e psicologia da juventude, axiologia dos valores e sentido/significado da tecnologia. O ciberespaço ressignifica espaços do ensinar/aprender nas múltiplas facetas que o sujeito, hoje, se compõe/constrói. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-02-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/82 10.24934/eef.v12i14.82 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/82 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v12i14.82 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/82/117 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 12 No. 14 (2009): Educação em Foco; 13-39 Educação em Foco; Vol. 12 Núm. 14 (2009): Educação em Foco; 13-39 Educação em Foco; v. 12 n. 14 (2009): Educação em Foco; 13-39 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v12i14 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468447277056 |