Vislumbrando possibilidades para a Educação Física no ensino fundamental a partir dos contributos dos princípios didático-metodológicos do Sistema Zankoviano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Silas Alberto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Miranda, Made Júnior
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5611
Resumo: Este estudo busca investigar os princípios e fundamentos do Sistema Zankoviano com o propósito de reunir contribuições didático-metodológicas para a educação física no ensino fundamental. Então, a partir de uma pesquisa bibliográfica, procurou-se analisar os fundamentos e princípios didático-metodológicos do Sistema Zankoviano, apropriando-os para o campo da educação física, e tecer uma síntese de suas potenciais contribuições para o contexto de ensino da educação física no ensino fundamental. À guisa de considerações finais, pondera-se que os princípios e fundamentos didático-metodológicos do Sistema Zankoviano podem representar uma possibilidade contributiva de mudança de configuração do ensino da educação física no ensino fundamental, uma vez que ela passaria a ter como objetivo principal contribuir, através dos conhecimentos/conteúdos da cultura corporal, para a potencialização do desenvolvimento integral e a formação da personalidade dos estudantes.
id UEMG-2_a92938e08eb3fc71fd65152c90129eca
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5611
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Vislumbrando possibilidades para a Educação Física no ensino fundamental a partir dos contributos dos princípios didático-metodológicos do Sistema ZankovianoCultura corporalDesenvolvimento integral do estudantesDidática da educação físicaZankovEste estudo busca investigar os princípios e fundamentos do Sistema Zankoviano com o propósito de reunir contribuições didático-metodológicas para a educação física no ensino fundamental. Então, a partir de uma pesquisa bibliográfica, procurou-se analisar os fundamentos e princípios didático-metodológicos do Sistema Zankoviano, apropriando-os para o campo da educação física, e tecer uma síntese de suas potenciais contribuições para o contexto de ensino da educação física no ensino fundamental. À guisa de considerações finais, pondera-se que os princípios e fundamentos didático-metodológicos do Sistema Zankoviano podem representar uma possibilidade contributiva de mudança de configuração do ensino da educação física no ensino fundamental, uma vez que ela passaria a ter como objetivo principal contribuir, através dos conhecimentos/conteúdos da cultura corporal, para a potencialização do desenvolvimento integral e a formação da personalidade dos estudantes.EDUEMG2022-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/561110.36704/eef.v25i45.5611Educação em Foco; Vol. 25 No. 45 (2022): Educação Em Foco; 327-352Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 45 (2022): Educação Em Foco; 327-352Educação em Foco; v. 25 n. 45 (2022): Educação Em Foco; 327-3522317-00931519-332210.36704/eef.v25i45reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5611/3986Copyright (c) 2022 Silas Alberto Garcia, Made Júnior Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Silas AlbertoMiranda, Made Júnior2022-12-21T14:02:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5611Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2022-12-21T14:02:21Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Vislumbrando possibilidades para a Educação Física no ensino fundamental a partir dos contributos dos princípios didático-metodológicos do Sistema Zankoviano
title Vislumbrando possibilidades para a Educação Física no ensino fundamental a partir dos contributos dos princípios didático-metodológicos do Sistema Zankoviano
spellingShingle Vislumbrando possibilidades para a Educação Física no ensino fundamental a partir dos contributos dos princípios didático-metodológicos do Sistema Zankoviano
Garcia, Silas Alberto
Cultura corporal
Desenvolvimento integral do estudantes
Didática da educação física
Zankov
title_short Vislumbrando possibilidades para a Educação Física no ensino fundamental a partir dos contributos dos princípios didático-metodológicos do Sistema Zankoviano
title_full Vislumbrando possibilidades para a Educação Física no ensino fundamental a partir dos contributos dos princípios didático-metodológicos do Sistema Zankoviano
title_fullStr Vislumbrando possibilidades para a Educação Física no ensino fundamental a partir dos contributos dos princípios didático-metodológicos do Sistema Zankoviano
title_full_unstemmed Vislumbrando possibilidades para a Educação Física no ensino fundamental a partir dos contributos dos princípios didático-metodológicos do Sistema Zankoviano
title_sort Vislumbrando possibilidades para a Educação Física no ensino fundamental a partir dos contributos dos princípios didático-metodológicos do Sistema Zankoviano
author Garcia, Silas Alberto
author_facet Garcia, Silas Alberto
Miranda, Made Júnior
author_role author
author2 Miranda, Made Júnior
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Silas Alberto
Miranda, Made Júnior
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura corporal
Desenvolvimento integral do estudantes
Didática da educação física
Zankov
topic Cultura corporal
Desenvolvimento integral do estudantes
Didática da educação física
Zankov
description Este estudo busca investigar os princípios e fundamentos do Sistema Zankoviano com o propósito de reunir contribuições didático-metodológicas para a educação física no ensino fundamental. Então, a partir de uma pesquisa bibliográfica, procurou-se analisar os fundamentos e princípios didático-metodológicos do Sistema Zankoviano, apropriando-os para o campo da educação física, e tecer uma síntese de suas potenciais contribuições para o contexto de ensino da educação física no ensino fundamental. À guisa de considerações finais, pondera-se que os princípios e fundamentos didático-metodológicos do Sistema Zankoviano podem representar uma possibilidade contributiva de mudança de configuração do ensino da educação física no ensino fundamental, uma vez que ela passaria a ter como objetivo principal contribuir, através dos conhecimentos/conteúdos da cultura corporal, para a potencialização do desenvolvimento integral e a formação da personalidade dos estudantes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5611
10.36704/eef.v25i45.5611
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5611
identifier_str_mv 10.36704/eef.v25i45.5611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5611/3986
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Silas Alberto Garcia, Made Júnior Miranda
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Silas Alberto Garcia, Made Júnior Miranda
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 25 No. 45 (2022): Educação Em Foco; 327-352
Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 45 (2022): Educação Em Foco; 327-352
Educação em Foco; v. 25 n. 45 (2022): Educação Em Foco; 327-352
2317-0093
1519-3322
10.36704/eef.v25i45
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205470332616704