PEDAGOGIA INTEGRADORA: SINALIZAÇÕES DIDÁTICO-CURRICULARES PARA EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7856 |
Resumo: | O objetivo do artigo é demarcar o significado conceitual para a expressão Pedagogia Integradora, assumindo-a como um mote para problematizar a ampliação dos tempos e espaços formativos em experiências de Educação Integral que articulam aspectos escolares e não escolares. Buscamos identificar que a Educação Integral demanda a construção de uma Pedagogia Integradora orientada por proposições didático-curriculares que visem superar antagonismos entre saberes e modos de ação surgidos da dicotomização entre o aprender na escola e fora dela. As assertivas teóricas se aliam à análise de dados de uma pesquisa de Educação Comparada Intranacional para explorar o desenvolvimento do Projeto Político-Pedagógico e do Currículo em quatro escolas no Rio Grande do Sul. O texto aponta que as agendas escolares de Educação Integral são materializadas por novos arranjos de formação que, mesmo tendo se ampliado em termos de pluralização de experiências, enfrentam desafios para romper a dicotomia que existe entre o aprender em sala de aula, que se delineia em torno de conteúdos fortemente disciplinarizados, e o que se aprende fora dela, por meio de outras dinâmicas institucionais. Na construção de uma Pedagogia Integradora, as escolas se veem diante da possibilidade de investir em mediações didáticas que dinamizem a relação dos sujeitos com os saberes e experiências formativas, visando abranger dimensões do desenvolvimento individual e coletivo que atendam ao princípio da integralidade. |
id |
UNIT-2_afe2885fa8f8e0020dccee1b4929b403 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/7856 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PEDAGOGIA INTEGRADORA: SINALIZAÇÕES DIDÁTICO-CURRICULARES PARA EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO INTEGRALPedagogia Integradora. Educação Integral. Currículo. Didática.O objetivo do artigo é demarcar o significado conceitual para a expressão Pedagogia Integradora, assumindo-a como um mote para problematizar a ampliação dos tempos e espaços formativos em experiências de Educação Integral que articulam aspectos escolares e não escolares. Buscamos identificar que a Educação Integral demanda a construção de uma Pedagogia Integradora orientada por proposições didático-curriculares que visem superar antagonismos entre saberes e modos de ação surgidos da dicotomização entre o aprender na escola e fora dela. As assertivas teóricas se aliam à análise de dados de uma pesquisa de Educação Comparada Intranacional para explorar o desenvolvimento do Projeto Político-Pedagógico e do Currículo em quatro escolas no Rio Grande do Sul. O texto aponta que as agendas escolares de Educação Integral são materializadas por novos arranjos de formação que, mesmo tendo se ampliado em termos de pluralização de experiências, enfrentam desafios para romper a dicotomia que existe entre o aprender em sala de aula, que se delineia em torno de conteúdos fortemente disciplinarizados, e o que se aprende fora dela, por meio de outras dinâmicas institucionais. Na construção de uma Pedagogia Integradora, as escolas se veem diante da possibilidade de investir em mediações didáticas que dinamizem a relação dos sujeitos com os saberes e experiências formativas, visando abranger dimensões do desenvolvimento individual e coletivo que atendam ao princípio da integralidade.Editora Universitária Tiradentes2020-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEnsaio teórico e pesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/785610.17564/2316-3828.2020v9n3p9-26EDUCAÇÃO; v. 9 n. 3 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - Pedagogia Integradora; 9-262316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v9n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7856/4096Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRolim de Lima Severo, José LeonardoZucchetti, Dinorá Tereza2020-11-18T19:45:57Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/7856Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:06.097052Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PEDAGOGIA INTEGRADORA: SINALIZAÇÕES DIDÁTICO-CURRICULARES PARA EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL |
title |
PEDAGOGIA INTEGRADORA: SINALIZAÇÕES DIDÁTICO-CURRICULARES PARA EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL |
spellingShingle |
PEDAGOGIA INTEGRADORA: SINALIZAÇÕES DIDÁTICO-CURRICULARES PARA EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL Rolim de Lima Severo, José Leonardo Pedagogia Integradora. Educação Integral. Currículo. Didática. |
title_short |
PEDAGOGIA INTEGRADORA: SINALIZAÇÕES DIDÁTICO-CURRICULARES PARA EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL |
title_full |
PEDAGOGIA INTEGRADORA: SINALIZAÇÕES DIDÁTICO-CURRICULARES PARA EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL |
title_fullStr |
PEDAGOGIA INTEGRADORA: SINALIZAÇÕES DIDÁTICO-CURRICULARES PARA EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL |
title_full_unstemmed |
PEDAGOGIA INTEGRADORA: SINALIZAÇÕES DIDÁTICO-CURRICULARES PARA EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL |
title_sort |
PEDAGOGIA INTEGRADORA: SINALIZAÇÕES DIDÁTICO-CURRICULARES PARA EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL |
author |
Rolim de Lima Severo, José Leonardo |
author_facet |
Rolim de Lima Severo, José Leonardo Zucchetti, Dinorá Tereza |
author_role |
author |
author2 |
Zucchetti, Dinorá Tereza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rolim de Lima Severo, José Leonardo Zucchetti, Dinorá Tereza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Integradora. Educação Integral. Currículo. Didática. |
topic |
Pedagogia Integradora. Educação Integral. Currículo. Didática. |
description |
O objetivo do artigo é demarcar o significado conceitual para a expressão Pedagogia Integradora, assumindo-a como um mote para problematizar a ampliação dos tempos e espaços formativos em experiências de Educação Integral que articulam aspectos escolares e não escolares. Buscamos identificar que a Educação Integral demanda a construção de uma Pedagogia Integradora orientada por proposições didático-curriculares que visem superar antagonismos entre saberes e modos de ação surgidos da dicotomização entre o aprender na escola e fora dela. As assertivas teóricas se aliam à análise de dados de uma pesquisa de Educação Comparada Intranacional para explorar o desenvolvimento do Projeto Político-Pedagógico e do Currículo em quatro escolas no Rio Grande do Sul. O texto aponta que as agendas escolares de Educação Integral são materializadas por novos arranjos de formação que, mesmo tendo se ampliado em termos de pluralização de experiências, enfrentam desafios para romper a dicotomia que existe entre o aprender em sala de aula, que se delineia em torno de conteúdos fortemente disciplinarizados, e o que se aprende fora dela, por meio de outras dinâmicas institucionais. Na construção de uma Pedagogia Integradora, as escolas se veem diante da possibilidade de investir em mediações didáticas que dinamizem a relação dos sujeitos com os saberes e experiências formativas, visando abranger dimensões do desenvolvimento individual e coletivo que atendam ao princípio da integralidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Ensaio teórico e pesquisa empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7856 10.17564/2316-3828.2020v9n3p9-26 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7856 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2020v9n3p9-26 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7856/4096 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 9 n. 3 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - Pedagogia Integradora; 9-26 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2020v9n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220614425837568 |