Agenda verde escolar: o uso de tecnologias na formação continuada de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Magalhães, Mônica Giacomassi de Menezes
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Lombardo, Magda Adelaide
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/88
Resumo: O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento da formação continuada de professores de do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) na aplicação de material didático como parte da implantação da Agenda Verde Escolar. O TelEduc foi utilizado como tecnologia para auxiliar a integração de professores em um ambiente virtual. Professores de duas escolas municipais localizadas em um bairro de baixa renda da cidade de Rio Claro, São Paulo, Brasil, participaram do curso e adquiriram experiência no uso do ambiente virtual TelEduc, utilizando a internet como tecnologia de comunicação e informação. Após o curso, houve o acompanhamento dos professores nas escolas; a orientação de elaboração de projeto inserido no contexto da Agenda 21 Escolar e o acompanhamento na execução do mesmo. Além disso, houve a realização de evento envolvendo as escolas, prefeitura, universidade e comunidade local para apresentação dos resultados do projeto, os quais demonstraram a integração da comunidade local com a escola. A universidade participou ativamente no desenvolvimento do projeto e intensificou os laços do aluno com a escola e a comunidade no trato dos aspectos ambientais.
id UEMG-2_aa635a2f57358d25a3435bbd01b89643
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/88
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Agenda verde escolar: o uso de tecnologias na formação continuada de professoresAgenda 21educação continuadatecnologia de comunicação e de informação.O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento da formação continuada de professores de do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) na aplicação de material didático como parte da implantação da Agenda Verde Escolar. O TelEduc foi utilizado como tecnologia para auxiliar a integração de professores em um ambiente virtual. Professores de duas escolas municipais localizadas em um bairro de baixa renda da cidade de Rio Claro, São Paulo, Brasil, participaram do curso e adquiriram experiência no uso do ambiente virtual TelEduc, utilizando a internet como tecnologia de comunicação e informação. Após o curso, houve o acompanhamento dos professores nas escolas; a orientação de elaboração de projeto inserido no contexto da Agenda 21 Escolar e o acompanhamento na execução do mesmo. Além disso, houve a realização de evento envolvendo as escolas, prefeitura, universidade e comunidade local para apresentação dos resultados do projeto, os quais demonstraram a integração da comunidade local com a escola. A universidade participou ativamente no desenvolvimento do projeto e intensificou os laços do aluno com a escola e a comunidade no trato dos aspectos ambientais.EDUEMG2010-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/8810.24934/eef.v12i14.88Educação em Foco; Vol. 12 No. 14 (2009): Educação em Foco; 149-160Educação em Foco; Vol. 12 Núm. 14 (2009): Educação em Foco; 149-160Educação em Foco; v. 12 n. 14 (2009): Educação em Foco; 149-1602317-00931519-332210.24934/eef.v12i14reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/88/123de Magalhães, Mônica Giacomassi de MenezesLombardo, Magda Adelaideinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/88Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:02Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Agenda verde escolar: o uso de tecnologias na formação continuada de professores
title Agenda verde escolar: o uso de tecnologias na formação continuada de professores
spellingShingle Agenda verde escolar: o uso de tecnologias na formação continuada de professores
de Magalhães, Mônica Giacomassi de Menezes
Agenda 21
educação continuada
tecnologia de comunicação e de informação.
title_short Agenda verde escolar: o uso de tecnologias na formação continuada de professores
title_full Agenda verde escolar: o uso de tecnologias na formação continuada de professores
title_fullStr Agenda verde escolar: o uso de tecnologias na formação continuada de professores
title_full_unstemmed Agenda verde escolar: o uso de tecnologias na formação continuada de professores
title_sort Agenda verde escolar: o uso de tecnologias na formação continuada de professores
author de Magalhães, Mônica Giacomassi de Menezes
author_facet de Magalhães, Mônica Giacomassi de Menezes
Lombardo, Magda Adelaide
author_role author
author2 Lombardo, Magda Adelaide
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Magalhães, Mônica Giacomassi de Menezes
Lombardo, Magda Adelaide
dc.subject.por.fl_str_mv Agenda 21
educação continuada
tecnologia de comunicação e de informação.
topic Agenda 21
educação continuada
tecnologia de comunicação e de informação.
description O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento da formação continuada de professores de do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) na aplicação de material didático como parte da implantação da Agenda Verde Escolar. O TelEduc foi utilizado como tecnologia para auxiliar a integração de professores em um ambiente virtual. Professores de duas escolas municipais localizadas em um bairro de baixa renda da cidade de Rio Claro, São Paulo, Brasil, participaram do curso e adquiriram experiência no uso do ambiente virtual TelEduc, utilizando a internet como tecnologia de comunicação e informação. Após o curso, houve o acompanhamento dos professores nas escolas; a orientação de elaboração de projeto inserido no contexto da Agenda 21 Escolar e o acompanhamento na execução do mesmo. Além disso, houve a realização de evento envolvendo as escolas, prefeitura, universidade e comunidade local para apresentação dos resultados do projeto, os quais demonstraram a integração da comunidade local com a escola. A universidade participou ativamente no desenvolvimento do projeto e intensificou os laços do aluno com a escola e a comunidade no trato dos aspectos ambientais.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/88
10.24934/eef.v12i14.88
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/88
identifier_str_mv 10.24934/eef.v12i14.88
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/88/123
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 12 No. 14 (2009): Educação em Foco; 149-160
Educação em Foco; Vol. 12 Núm. 14 (2009): Educação em Foco; 149-160
Educação em Foco; v. 12 n. 14 (2009): Educação em Foco; 149-160
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v12i14
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468455665664