Agenda verde escolar: o uso de tecnologias na formação continuada de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/88 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento da formação continuada de professores de do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) na aplicação de material didático como parte da implantação da Agenda Verde Escolar. O TelEduc foi utilizado como tecnologia para auxiliar a integração de professores em um ambiente virtual. Professores de duas escolas municipais localizadas em um bairro de baixa renda da cidade de Rio Claro, São Paulo, Brasil, participaram do curso e adquiriram experiência no uso do ambiente virtual TelEduc, utilizando a internet como tecnologia de comunicação e informação. Após o curso, houve o acompanhamento dos professores nas escolas; a orientação de elaboração de projeto inserido no contexto da Agenda 21 Escolar e o acompanhamento na execução do mesmo. Além disso, houve a realização de evento envolvendo as escolas, prefeitura, universidade e comunidade local para apresentação dos resultados do projeto, os quais demonstraram a integração da comunidade local com a escola. A universidade participou ativamente no desenvolvimento do projeto e intensificou os laços do aluno com a escola e a comunidade no trato dos aspectos ambientais. |
id |
UEMG-2_aa635a2f57358d25a3435bbd01b89643 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/88 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Agenda verde escolar: o uso de tecnologias na formação continuada de professoresAgenda 21educação continuadatecnologia de comunicação e de informação.O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento da formação continuada de professores de do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) na aplicação de material didático como parte da implantação da Agenda Verde Escolar. O TelEduc foi utilizado como tecnologia para auxiliar a integração de professores em um ambiente virtual. Professores de duas escolas municipais localizadas em um bairro de baixa renda da cidade de Rio Claro, São Paulo, Brasil, participaram do curso e adquiriram experiência no uso do ambiente virtual TelEduc, utilizando a internet como tecnologia de comunicação e informação. Após o curso, houve o acompanhamento dos professores nas escolas; a orientação de elaboração de projeto inserido no contexto da Agenda 21 Escolar e o acompanhamento na execução do mesmo. Além disso, houve a realização de evento envolvendo as escolas, prefeitura, universidade e comunidade local para apresentação dos resultados do projeto, os quais demonstraram a integração da comunidade local com a escola. A universidade participou ativamente no desenvolvimento do projeto e intensificou os laços do aluno com a escola e a comunidade no trato dos aspectos ambientais.EDUEMG2010-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/8810.24934/eef.v12i14.88Educação em Foco; Vol. 12 No. 14 (2009): Educação em Foco; 149-160Educação em Foco; Vol. 12 Núm. 14 (2009): Educação em Foco; 149-160Educação em Foco; v. 12 n. 14 (2009): Educação em Foco; 149-1602317-00931519-332210.24934/eef.v12i14reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/88/123de Magalhães, Mônica Giacomassi de MenezesLombardo, Magda Adelaideinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/88Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:02Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Agenda verde escolar: o uso de tecnologias na formação continuada de professores |
title |
Agenda verde escolar: o uso de tecnologias na formação continuada de professores |
spellingShingle |
Agenda verde escolar: o uso de tecnologias na formação continuada de professores de Magalhães, Mônica Giacomassi de Menezes Agenda 21 educação continuada tecnologia de comunicação e de informação. |
title_short |
Agenda verde escolar: o uso de tecnologias na formação continuada de professores |
title_full |
Agenda verde escolar: o uso de tecnologias na formação continuada de professores |
title_fullStr |
Agenda verde escolar: o uso de tecnologias na formação continuada de professores |
title_full_unstemmed |
Agenda verde escolar: o uso de tecnologias na formação continuada de professores |
title_sort |
Agenda verde escolar: o uso de tecnologias na formação continuada de professores |
author |
de Magalhães, Mônica Giacomassi de Menezes |
author_facet |
de Magalhães, Mônica Giacomassi de Menezes Lombardo, Magda Adelaide |
author_role |
author |
author2 |
Lombardo, Magda Adelaide |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Magalhães, Mônica Giacomassi de Menezes Lombardo, Magda Adelaide |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agenda 21 educação continuada tecnologia de comunicação e de informação. |
topic |
Agenda 21 educação continuada tecnologia de comunicação e de informação. |
description |
O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento da formação continuada de professores de do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) na aplicação de material didático como parte da implantação da Agenda Verde Escolar. O TelEduc foi utilizado como tecnologia para auxiliar a integração de professores em um ambiente virtual. Professores de duas escolas municipais localizadas em um bairro de baixa renda da cidade de Rio Claro, São Paulo, Brasil, participaram do curso e adquiriram experiência no uso do ambiente virtual TelEduc, utilizando a internet como tecnologia de comunicação e informação. Após o curso, houve o acompanhamento dos professores nas escolas; a orientação de elaboração de projeto inserido no contexto da Agenda 21 Escolar e o acompanhamento na execução do mesmo. Além disso, houve a realização de evento envolvendo as escolas, prefeitura, universidade e comunidade local para apresentação dos resultados do projeto, os quais demonstraram a integração da comunidade local com a escola. A universidade participou ativamente no desenvolvimento do projeto e intensificou os laços do aluno com a escola e a comunidade no trato dos aspectos ambientais. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-02-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/88 10.24934/eef.v12i14.88 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/88 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v12i14.88 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/88/123 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 12 No. 14 (2009): Educação em Foco; 149-160 Educação em Foco; Vol. 12 Núm. 14 (2009): Educação em Foco; 149-160 Educação em Foco; v. 12 n. 14 (2009): Educação em Foco; 149-160 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v12i14 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468455665664 |