Escritas dos professores-cursistas na formação continuada de professores: reflexão sobre dificuldades no manuseio de tecnologias no curso de extensão mídias na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ângela Aparecida de Souto
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1475
Resumo: As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) chegaram ao ambiente educacional, porém, ao utilizá-las, surgiram dificuldades no tocante ao desenvolvimento da formação continuada de professores. Diante dessa situação, o presente trabalho foi norteado pela seguinte questão: em que consistiram as dificuldades dos professores-cursistas do Curso de Extensão Mídias na Educação - Ciclo Básico? Partindo desta questão, o objetivo geral foi conhecer as dificuldades apresentadas pelos professores-cursistas durante o Curso de Extensão Mídias na Educação - Ciclo Básico. Trata-se de um recorte de uma pesquisa mais ampla, do tipo descritiva, com abordagem qualitativa, intitulada O Diário de Bordo como recurso para reflexão crítica na formação docente no âmbito do Programa de Formação Continuada Mídias na Educação, desenvolvida no Mestrado Acadêmico em Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia, no ano de 2016. Os dados advêm do Diário de Bordo, disponível no e-Proinfo. Foram sujeitos da pesquisa quatro professores-cursistas, do período de 2006-2007, tendo por lócus os polos de Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no estado de Rondônia, sudoeste da Amazônia brasileira. Os resultados apontaram que as dificuldades apresentadas são de natureza operacional, como: conexão lenta de internet, sites bloqueados e falta de tempo. Conclui-se que, apesar das dificuldades, há formas de superá-las a partir da reflexão sobre a situação no processo de formação do professor-cursista.
id UFOPA-1_7917cb7e3afbbdc6d4b48c200f402c0e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1475
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Escritas dos professores-cursistas na formação continuada de professores: reflexão sobre dificuldades no manuseio de tecnologias no curso de extensão mídias na educaçãoTecnologias da Informação e Comunicação. Diário de Bordo. Formação Continuada.As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) chegaram ao ambiente educacional, porém, ao utilizá-las, surgiram dificuldades no tocante ao desenvolvimento da formação continuada de professores. Diante dessa situação, o presente trabalho foi norteado pela seguinte questão: em que consistiram as dificuldades dos professores-cursistas do Curso de Extensão Mídias na Educação - Ciclo Básico? Partindo desta questão, o objetivo geral foi conhecer as dificuldades apresentadas pelos professores-cursistas durante o Curso de Extensão Mídias na Educação - Ciclo Básico. Trata-se de um recorte de uma pesquisa mais ampla, do tipo descritiva, com abordagem qualitativa, intitulada O Diário de Bordo como recurso para reflexão crítica na formação docente no âmbito do Programa de Formação Continuada Mídias na Educação, desenvolvida no Mestrado Acadêmico em Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia, no ano de 2016. Os dados advêm do Diário de Bordo, disponível no e-Proinfo. Foram sujeitos da pesquisa quatro professores-cursistas, do período de 2006-2007, tendo por lócus os polos de Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no estado de Rondônia, sudoeste da Amazônia brasileira. Os resultados apontaram que as dificuldades apresentadas são de natureza operacional, como: conexão lenta de internet, sites bloqueados e falta de tempo. Conclui-se que, apesar das dificuldades, há formas de superá-las a partir da reflexão sobre a situação no processo de formação do professor-cursista.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2020-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/147510.24065/2237-9460.2020v10n1ID1475Revista Exitus; v. 10 (2020); e0201182237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1475/966Copyright (c) 2020 Revista Exitushttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Silva, Ângela Aparecida de Souto2020-08-28T21:24:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1475Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:24.132603Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Escritas dos professores-cursistas na formação continuada de professores: reflexão sobre dificuldades no manuseio de tecnologias no curso de extensão mídias na educação
title Escritas dos professores-cursistas na formação continuada de professores: reflexão sobre dificuldades no manuseio de tecnologias no curso de extensão mídias na educação
spellingShingle Escritas dos professores-cursistas na formação continuada de professores: reflexão sobre dificuldades no manuseio de tecnologias no curso de extensão mídias na educação
Silva, Ângela Aparecida de Souto
Tecnologias da Informação e Comunicação. Diário de Bordo. Formação Continuada.
title_short Escritas dos professores-cursistas na formação continuada de professores: reflexão sobre dificuldades no manuseio de tecnologias no curso de extensão mídias na educação
title_full Escritas dos professores-cursistas na formação continuada de professores: reflexão sobre dificuldades no manuseio de tecnologias no curso de extensão mídias na educação
title_fullStr Escritas dos professores-cursistas na formação continuada de professores: reflexão sobre dificuldades no manuseio de tecnologias no curso de extensão mídias na educação
title_full_unstemmed Escritas dos professores-cursistas na formação continuada de professores: reflexão sobre dificuldades no manuseio de tecnologias no curso de extensão mídias na educação
title_sort Escritas dos professores-cursistas na formação continuada de professores: reflexão sobre dificuldades no manuseio de tecnologias no curso de extensão mídias na educação
author Silva, Ângela Aparecida de Souto
author_facet Silva, Ângela Aparecida de Souto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ângela Aparecida de Souto
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da Informação e Comunicação. Diário de Bordo. Formação Continuada.
topic Tecnologias da Informação e Comunicação. Diário de Bordo. Formação Continuada.
description As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) chegaram ao ambiente educacional, porém, ao utilizá-las, surgiram dificuldades no tocante ao desenvolvimento da formação continuada de professores. Diante dessa situação, o presente trabalho foi norteado pela seguinte questão: em que consistiram as dificuldades dos professores-cursistas do Curso de Extensão Mídias na Educação - Ciclo Básico? Partindo desta questão, o objetivo geral foi conhecer as dificuldades apresentadas pelos professores-cursistas durante o Curso de Extensão Mídias na Educação - Ciclo Básico. Trata-se de um recorte de uma pesquisa mais ampla, do tipo descritiva, com abordagem qualitativa, intitulada O Diário de Bordo como recurso para reflexão crítica na formação docente no âmbito do Programa de Formação Continuada Mídias na Educação, desenvolvida no Mestrado Acadêmico em Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia, no ano de 2016. Os dados advêm do Diário de Bordo, disponível no e-Proinfo. Foram sujeitos da pesquisa quatro professores-cursistas, do período de 2006-2007, tendo por lócus os polos de Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no estado de Rondônia, sudoeste da Amazônia brasileira. Os resultados apontaram que as dificuldades apresentadas são de natureza operacional, como: conexão lenta de internet, sites bloqueados e falta de tempo. Conclui-se que, apesar das dificuldades, há formas de superá-las a partir da reflexão sobre a situação no processo de formação do professor-cursista.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1475
10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1475
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1475
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1475/966
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Exitus
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Exitus
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 10 (2020); e020118
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711038910758912