O teatro na sala de aula: potencialidades do sentido estético no cotidiano escolar / The theater in the classromm: potentialities of the aesthetic sense in the school daily
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2196 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de compreender as percepções das crianças com relação à atividade do teatro na sala de aula e evidenciar os aspectos que o teatro proporciona no aprendizado dos alunos. Os sujeitos desta pesquisa são os alunos de uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental em uma escola pública da rede municipal da cidade do Rio Grande/RS que vivenciaram a construção da peça de teatro coletivamente. A coleta de dados ocorreu durante dez semanas e consistiu em observações, fotografias, entrevista individual e conversa coletiva com os referidos alunos. Os resultados obtidos evidenciaram a relevância da educação estética nas práticas de sala de aula, visto que os alunos melhoram nos aspectos como: na superação da timidez; na construção do trabalho coletivo; no resgate da autoestima e da autoconfiança; na autorreflexão; no saber ter disciplina e organização; na capacidade de sentir-se feliz ao trabalhar com o lúdico. |
id |
UEMG-2_aabd72c49da9f82d95456a3c349ee7c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2196 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
O teatro na sala de aula: potencialidades do sentido estético no cotidiano escolar / The theater in the classromm: potentialities of the aesthetic sense in the school dailyTeatro na sala de aulaColetividadeEducação Estética.Este artigo tem o objetivo de compreender as percepções das crianças com relação à atividade do teatro na sala de aula e evidenciar os aspectos que o teatro proporciona no aprendizado dos alunos. Os sujeitos desta pesquisa são os alunos de uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental em uma escola pública da rede municipal da cidade do Rio Grande/RS que vivenciaram a construção da peça de teatro coletivamente. A coleta de dados ocorreu durante dez semanas e consistiu em observações, fotografias, entrevista individual e conversa coletiva com os referidos alunos. Os resultados obtidos evidenciaram a relevância da educação estética nas práticas de sala de aula, visto que os alunos melhoram nos aspectos como: na superação da timidez; na construção do trabalho coletivo; no resgate da autoestima e da autoconfiança; na autorreflexão; no saber ter disciplina e organização; na capacidade de sentir-se feliz ao trabalhar com o lúdico.EDUEMG2018-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/219610.24934/eef.v21i35.2196Educação em Foco; Vol. 21 No. 35 (2018): Educação em Foco; 141-161Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 35 (2018): Educação em Foco; 141-161Educação em Foco; v. 21 n. 35 (2018): Educação em Foco; 141-1612317-00931519-332210.24934/eef.v21i35reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2196/1921Copyright (c) 2018 Educação em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDolci, Luciana NettoCzarneski, Pauline Apolinário2018-12-18T23:18:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2196Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2018-12-18T23:18:58Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O teatro na sala de aula: potencialidades do sentido estético no cotidiano escolar / The theater in the classromm: potentialities of the aesthetic sense in the school daily |
title |
O teatro na sala de aula: potencialidades do sentido estético no cotidiano escolar / The theater in the classromm: potentialities of the aesthetic sense in the school daily |
spellingShingle |
O teatro na sala de aula: potencialidades do sentido estético no cotidiano escolar / The theater in the classromm: potentialities of the aesthetic sense in the school daily Dolci, Luciana Netto Teatro na sala de aula Coletividade Educação Estética. |
title_short |
O teatro na sala de aula: potencialidades do sentido estético no cotidiano escolar / The theater in the classromm: potentialities of the aesthetic sense in the school daily |
title_full |
O teatro na sala de aula: potencialidades do sentido estético no cotidiano escolar / The theater in the classromm: potentialities of the aesthetic sense in the school daily |
title_fullStr |
O teatro na sala de aula: potencialidades do sentido estético no cotidiano escolar / The theater in the classromm: potentialities of the aesthetic sense in the school daily |
title_full_unstemmed |
O teatro na sala de aula: potencialidades do sentido estético no cotidiano escolar / The theater in the classromm: potentialities of the aesthetic sense in the school daily |
title_sort |
O teatro na sala de aula: potencialidades do sentido estético no cotidiano escolar / The theater in the classromm: potentialities of the aesthetic sense in the school daily |
author |
Dolci, Luciana Netto |
author_facet |
Dolci, Luciana Netto Czarneski, Pauline Apolinário |
author_role |
author |
author2 |
Czarneski, Pauline Apolinário |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dolci, Luciana Netto Czarneski, Pauline Apolinário |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro na sala de aula Coletividade Educação Estética. |
topic |
Teatro na sala de aula Coletividade Educação Estética. |
description |
Este artigo tem o objetivo de compreender as percepções das crianças com relação à atividade do teatro na sala de aula e evidenciar os aspectos que o teatro proporciona no aprendizado dos alunos. Os sujeitos desta pesquisa são os alunos de uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental em uma escola pública da rede municipal da cidade do Rio Grande/RS que vivenciaram a construção da peça de teatro coletivamente. A coleta de dados ocorreu durante dez semanas e consistiu em observações, fotografias, entrevista individual e conversa coletiva com os referidos alunos. Os resultados obtidos evidenciaram a relevância da educação estética nas práticas de sala de aula, visto que os alunos melhoram nos aspectos como: na superação da timidez; na construção do trabalho coletivo; no resgate da autoestima e da autoconfiança; na autorreflexão; no saber ter disciplina e organização; na capacidade de sentir-se feliz ao trabalhar com o lúdico. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2196 10.24934/eef.v21i35.2196 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2196 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v21i35.2196 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2196/1921 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 21 No. 35 (2018): Educação em Foco; 141-161 Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 35 (2018): Educação em Foco; 141-161 Educação em Foco; v. 21 n. 35 (2018): Educação em Foco; 141-161 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v21i35 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469362683904 |