O teatro na sala de aula: potencialidades do sentido estético no cotidiano escolar / The theater in the classromm: potentialities of the aesthetic sense in the school daily

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dolci, Luciana Netto
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Czarneski, Pauline Apolinário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2196
Resumo: Este artigo tem o objetivo de compreender as percepções das crianças com relação à atividade do teatro na sala de aula e evidenciar os aspectos que o teatro proporciona no aprendizado dos alunos. Os sujeitos desta pesquisa são os alunos de uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental em uma escola pública da rede municipal da cidade do Rio Grande/RS que vivenciaram a construção da peça de teatro coletivamente. A coleta de dados ocorreu durante dez semanas e consistiu em observações, fotografias, entrevista individual e conversa coletiva com os referidos alunos. Os resultados obtidos evidenciaram a relevância da educação estética nas práticas de sala de aula, visto que os alunos melhoram nos aspectos como: na superação da timidez; na construção do trabalho coletivo; no resgate da autoestima e da autoconfiança; na autorreflexão; no saber ter disciplina e organização; na capacidade de sentir-se feliz ao trabalhar com o lúdico.
id UEMG-2_aabd72c49da9f82d95456a3c349ee7c0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2196
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling O teatro na sala de aula: potencialidades do sentido estético no cotidiano escolar / The theater in the classromm: potentialities of the aesthetic sense in the school dailyTeatro na sala de aulaColetividadeEducação Estética.Este artigo tem o objetivo de compreender as percepções das crianças com relação à atividade do teatro na sala de aula e evidenciar os aspectos que o teatro proporciona no aprendizado dos alunos. Os sujeitos desta pesquisa são os alunos de uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental em uma escola pública da rede municipal da cidade do Rio Grande/RS que vivenciaram a construção da peça de teatro coletivamente. A coleta de dados ocorreu durante dez semanas e consistiu em observações, fotografias, entrevista individual e conversa coletiva com os referidos alunos. Os resultados obtidos evidenciaram a relevância da educação estética nas práticas de sala de aula, visto que os alunos melhoram nos aspectos como: na superação da timidez; na construção do trabalho coletivo; no resgate da autoestima e da autoconfiança; na autorreflexão; no saber ter disciplina e organização; na capacidade de sentir-se feliz ao trabalhar com o lúdico.EDUEMG2018-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/219610.24934/eef.v21i35.2196Educação em Foco; Vol. 21 No. 35 (2018): Educação em Foco; 141-161Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 35 (2018): Educação em Foco; 141-161Educação em Foco; v. 21 n. 35 (2018): Educação em Foco; 141-1612317-00931519-332210.24934/eef.v21i35reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2196/1921Copyright (c) 2018 Educação em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDolci, Luciana NettoCzarneski, Pauline Apolinário2018-12-18T23:18:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2196Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2018-12-18T23:18:58Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O teatro na sala de aula: potencialidades do sentido estético no cotidiano escolar / The theater in the classromm: potentialities of the aesthetic sense in the school daily
title O teatro na sala de aula: potencialidades do sentido estético no cotidiano escolar / The theater in the classromm: potentialities of the aesthetic sense in the school daily
spellingShingle O teatro na sala de aula: potencialidades do sentido estético no cotidiano escolar / The theater in the classromm: potentialities of the aesthetic sense in the school daily
Dolci, Luciana Netto
Teatro na sala de aula
Coletividade
Educação Estética.
title_short O teatro na sala de aula: potencialidades do sentido estético no cotidiano escolar / The theater in the classromm: potentialities of the aesthetic sense in the school daily
title_full O teatro na sala de aula: potencialidades do sentido estético no cotidiano escolar / The theater in the classromm: potentialities of the aesthetic sense in the school daily
title_fullStr O teatro na sala de aula: potencialidades do sentido estético no cotidiano escolar / The theater in the classromm: potentialities of the aesthetic sense in the school daily
title_full_unstemmed O teatro na sala de aula: potencialidades do sentido estético no cotidiano escolar / The theater in the classromm: potentialities of the aesthetic sense in the school daily
title_sort O teatro na sala de aula: potencialidades do sentido estético no cotidiano escolar / The theater in the classromm: potentialities of the aesthetic sense in the school daily
author Dolci, Luciana Netto
author_facet Dolci, Luciana Netto
Czarneski, Pauline Apolinário
author_role author
author2 Czarneski, Pauline Apolinário
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dolci, Luciana Netto
Czarneski, Pauline Apolinário
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro na sala de aula
Coletividade
Educação Estética.
topic Teatro na sala de aula
Coletividade
Educação Estética.
description Este artigo tem o objetivo de compreender as percepções das crianças com relação à atividade do teatro na sala de aula e evidenciar os aspectos que o teatro proporciona no aprendizado dos alunos. Os sujeitos desta pesquisa são os alunos de uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental em uma escola pública da rede municipal da cidade do Rio Grande/RS que vivenciaram a construção da peça de teatro coletivamente. A coleta de dados ocorreu durante dez semanas e consistiu em observações, fotografias, entrevista individual e conversa coletiva com os referidos alunos. Os resultados obtidos evidenciaram a relevância da educação estética nas práticas de sala de aula, visto que os alunos melhoram nos aspectos como: na superação da timidez; na construção do trabalho coletivo; no resgate da autoestima e da autoconfiança; na autorreflexão; no saber ter disciplina e organização; na capacidade de sentir-se feliz ao trabalhar com o lúdico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2196
10.24934/eef.v21i35.2196
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2196
identifier_str_mv 10.24934/eef.v21i35.2196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2196/1921
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 21 No. 35 (2018): Educação em Foco; 141-161
Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 35 (2018): Educação em Foco; 141-161
Educação em Foco; v. 21 n. 35 (2018): Educação em Foco; 141-161
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v21i35
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469362683904