A insustentável leveza do estético e do ético: leitura e análise de poemas no cronotopo da sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Edinaldo Monteiro da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32699
Resumo: O projeto de pesquisa-intervenção, decorrente de reflexões da experiência acadêmica, no Mestrado Profissional da UFRN, e da nossa vivência com o ensino de Literatura em sala de aula, problematiza o tema do estético e do ético, sob a perspectiva do referencial teórico bakhtiniano. Partiu de algumas questões de pesquisa: i) Como propiciar espaço e tempo em sala de aula para um ensino de língua que privilegie a percepção e o senso estéticos dos alunos, em uma perspectiva discursiva, com o suporte da leitura de poemas? ii) De que forma a sistematização do estudo do estético e do ético pode contribuir, a partir do trabalho com gêneros discursivos da esfera artístico-literária, como o poema, para ampliar a percepção estética dos alunos? iii) De que maneira pode-se colaborar como professorpesquisador para a sistematização e elaboração de material didático que busque a ampliação do espaço do e para o ético e o estético no cronotopo sala de aula? A pesquisa teve como objetivo geral: Investigar, na perspectiva discursiva do Círculo de Bakhtin, como o estético e o ético, a partir da leitura literária, podem contribuir para ampliar a percepção estética, a partir do estudo do gênero discursivo poema, no cronotopo da sala de aula do Ensino Médio. Como objetivos específicos: i) Problematizar como o ensino de língua portuguesa, baseado nos gêneros discursivos, pode propiciar espaço e tempo na esfera de atividade escolar de forma a privilegiar a percepção e o senso estéticos, com suporte do gênero discursivo poema; ii) Contribuir para a sistematização de estudos acerca do gênero discursivo poema, sob a perspectiva teórico-metodológica do Círculo de Bakhtin, do sujeito leitor e da leitura subjetiva; iii) Elaborar protótipo didático que privilegie a esfera artístico-literária, com apoio do gênero discursivo poema, sob uma abordagem discursiva, em uma perspectiva que busque a ampliação do e para o ético e o estético no cronotopo sala de aula. Teoricamente, o trabalho teve como suporte teórico as contribuições de Bakhtin (2010, 2011, 2015, 2017), quanto às concepções de linguagem, de estético e do ato ético, de gêneros discursivos e de cronotopo; bem como de alguns estudiosos de Bakhtin, como Brait (2016), Bemong (2015), Renfrew (2017), Faraco (2009) e Casado-Alves (2012, 2018, 2020). Como aporte, também, se ancorou em Rojo (2012, 2015), sobre o conceito de protótipo como ―estrutura vazada‖. Além das contribuições de Annie Rouxel (2012, 2013), sobre o sujeito leitor, Rosiane Xypas (2017, 2018), acerca da leitura subjetiva; Candido (1995, 2012, 2016), para discutirmos a literatura e a formação do leitor de textos literários, e de Dias (2015, 2016), sobre a literatura na escola e na sala de aula. Além de alguns documentos oficiais, como a LDB (1996), os PCN (2000) e a BNCC (2017), com atenção especial ao ensino de literatura. Teórico-metodologicamente, esta pesquisa ancora-se nos trabalhos de natureza qualitativointerpretativista sob a abordagem histórico-cultural de Freitas (2009). O corpus da pesquisa se constituiu a partir do material produzido no decorrer do cumprimento das etapas do protótipo (observação, notas de campo, questionários, entrevistas, atividades das oficinas), em construção processual. Quanto à pesquisa-intervenção, propusemos duas estratégias metodológicas, isto é, trabalhar com protótipos, que consistem em SDs flexíveis e de estrutura vazada, como propõe Rojo (2012), e aplicar as cinco macroetapas.
id UFRN_314199ae15371d9ee8e93b42e1dee12d
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32699
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, José Edinaldo Monteiro dahttp://lattes.cnpq.br/3454269884628566http://lattes.cnpq.br/7377731555637172Marcolino, Francisco Fábio Vieirahttp://lattes.cnpq.br/1149178004899236Paula, Luciane dehttp://lattes.cnpq.br/9546185363173636Alves, Maria da Penha Casado2021-06-15T18:58:49Z2021-06-15T18:58:49Z2020-12-14SILVA, José Edinaldo Monteiro da. A insustentável leveza do estético e do ético: leitura e análise de poemas no cronotopo da sala de aula. 2020. 207f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32699O projeto de pesquisa-intervenção, decorrente de reflexões da experiência acadêmica, no Mestrado Profissional da UFRN, e da nossa vivência com o ensino de Literatura em sala de aula, problematiza o tema do estético e do ético, sob a perspectiva do referencial teórico bakhtiniano. Partiu de algumas questões de pesquisa: i) Como propiciar espaço e tempo em sala de aula para um ensino de língua que privilegie a percepção e o senso estéticos dos alunos, em uma perspectiva discursiva, com o suporte da leitura de poemas? ii) De que forma a sistematização do estudo do estético e do ético pode contribuir, a partir do trabalho com gêneros discursivos da esfera artístico-literária, como o poema, para ampliar a percepção estética dos alunos? iii) De que maneira pode-se colaborar como professorpesquisador para a sistematização e elaboração de material didático que busque a ampliação do espaço do e para o ético e o estético no cronotopo sala de aula? A pesquisa teve como objetivo geral: Investigar, na perspectiva discursiva do Círculo de Bakhtin, como o estético e o ético, a partir da leitura literária, podem contribuir para ampliar a percepção estética, a partir do estudo do gênero discursivo poema, no cronotopo da sala de aula do Ensino Médio. Como objetivos específicos: i) Problematizar como o ensino de língua portuguesa, baseado nos gêneros discursivos, pode propiciar espaço e tempo na esfera de atividade escolar de forma a privilegiar a percepção e o senso estéticos, com suporte do gênero discursivo poema; ii) Contribuir para a sistematização de estudos acerca do gênero discursivo poema, sob a perspectiva teórico-metodológica do Círculo de Bakhtin, do sujeito leitor e da leitura subjetiva; iii) Elaborar protótipo didático que privilegie a esfera artístico-literária, com apoio do gênero discursivo poema, sob uma abordagem discursiva, em uma perspectiva que busque a ampliação do e para o ético e o estético no cronotopo sala de aula. Teoricamente, o trabalho teve como suporte teórico as contribuições de Bakhtin (2010, 2011, 2015, 2017), quanto às concepções de linguagem, de estético e do ato ético, de gêneros discursivos e de cronotopo; bem como de alguns estudiosos de Bakhtin, como Brait (2016), Bemong (2015), Renfrew (2017), Faraco (2009) e Casado-Alves (2012, 2018, 2020). Como aporte, também, se ancorou em Rojo (2012, 2015), sobre o conceito de protótipo como ―estrutura vazada‖. Além das contribuições de Annie Rouxel (2012, 2013), sobre o sujeito leitor, Rosiane Xypas (2017, 2018), acerca da leitura subjetiva; Candido (1995, 2012, 2016), para discutirmos a literatura e a formação do leitor de textos literários, e de Dias (2015, 2016), sobre a literatura na escola e na sala de aula. Além de alguns documentos oficiais, como a LDB (1996), os PCN (2000) e a BNCC (2017), com atenção especial ao ensino de literatura. Teórico-metodologicamente, esta pesquisa ancora-se nos trabalhos de natureza qualitativointerpretativista sob a abordagem histórico-cultural de Freitas (2009). O corpus da pesquisa se constituiu a partir do material produzido no decorrer do cumprimento das etapas do protótipo (observação, notas de campo, questionários, entrevistas, atividades das oficinas), em construção processual. Quanto à pesquisa-intervenção, propusemos duas estratégias metodológicas, isto é, trabalhar com protótipos, que consistem em SDs flexíveis e de estrutura vazada, como propõe Rojo (2012), e aplicar as cinco macroetapas.The research-intervention project, resulting from reflections of the academic experience, in the Professional Master‘s Degree at UFRN, and from our experience with the teaching of Literature in the classroom, problematizes the subject of aesthetics and ethics, under the Bakhtinian theoretical framework. It started from some research questions: i) How to provide space and time in the classroom for a language teaching that privileges the students' enjoyment and aesthetic sense, in a discursive perspective, with the support of reading poems? ii) How can the systematization of the study of aesthetics and ethics contribute, from the work with discursive genres of the artistic-literary sphere, as the poem, to amplify the students' aesthetic perception? In what way can one collaborate as a teacher-researcher for the systematization with the elaboration of didactic material that seeks the expansion of the space of the and to the ethical and the aesthetic in the chronotop classroom? The research had as general objective: To investigate, in the discursive perspective of the Circle of Bakhtin, as the aesthetic and the ethical from the literary reading, can contribute to enlarge the aesthetic perception, from the study of the genre poem, in the high school classroom timeline. As specific objectives: i) Problematize how the teaching of Portuguese language, based on discursive genres, can provide space and time in the sphere of school activity in order to privilege the enjoyment and aesthetic sense, with support of the genre discursive poem; ii) Contribute to the systematization of studies about the discursive genre poem, from the theoretical-methodological perspective of the Circle of Bakhtin, the reading subject and the subjective reading; iii) Elaborate didactic prototype that privileges the artistic-literary sphere, with the support of the discursive genre poem, under a discursive approach, in a perspective that seeks the enlargement of the and to the ethical and the aesthetic in the chronotop classroom. Theoretically, we rely on the contributions of Bakhtin (2010, 2011, 2015, 2017), regarding the concepts of language, aesthetic and ethical act, discursive and chronotop genres; as well as some scholars from Bakhtin, such as Brait (2016), Bemong (2015), Renfrew (2017), Faraco (2009) and Casado-Alves (2012, 2018, 2020). As a contribution, it was also anchored in Rojo (2012, 2015), on the concept of prototype as "hollow structure". In addition to the contributions of Annie Rouxel (2012, 2013), about the reader, Rosiane Xypas (2017, 2018), about subjective reading; Candido (1995, 2012, 2016), to discuss literature and the formation of the reader of literary texts, and Dias (2015, 2016)about literature in school and in the classroom. In addition to some official documents, such as LDB (1996), PCN (2000) and BNCC (2017), with special attention to the teaching of literature. Theoretically and methodologically, this research is based on works of a qualitative-interpretative nature under the historical-cultural approach of Freitas (2009). The research corpus was based on the material produced during the completion of the prototype stages (observation, field notes, questionnaires, interviews, workshop activities), in process construction. As for intervention research, we have proposed two methodological strategies, that is, to work with prototypes, which consist of flexible and hollow structure SDs, as proposed by Rojo (2012), and to apply the five macro-steps.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATALUFRNBrasilEstéticoÉticoEnsino de LiteraturaLeitura subjetivaCronotopo da sala de aulaA insustentável leveza do estético e do ético: leitura e análise de poemas no cronotopo da sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALInsustentavellevezaestetico_Silva_2020.pdfapplication/pdf10863307https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32699/1/Insustentavellevezaestetico_Silva_2020.pdf1a5b7f8eb3fc700bb95f264ce1af5bd5MD51123456789/326992021-06-15 15:59:40.529oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32699Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-06-15T18:59:40Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A insustentável leveza do estético e do ético: leitura e análise de poemas no cronotopo da sala de aula
title A insustentável leveza do estético e do ético: leitura e análise de poemas no cronotopo da sala de aula
spellingShingle A insustentável leveza do estético e do ético: leitura e análise de poemas no cronotopo da sala de aula
Silva, José Edinaldo Monteiro da
Estético
Ético
Ensino de Literatura
Leitura subjetiva
Cronotopo da sala de aula
title_short A insustentável leveza do estético e do ético: leitura e análise de poemas no cronotopo da sala de aula
title_full A insustentável leveza do estético e do ético: leitura e análise de poemas no cronotopo da sala de aula
title_fullStr A insustentável leveza do estético e do ético: leitura e análise de poemas no cronotopo da sala de aula
title_full_unstemmed A insustentável leveza do estético e do ético: leitura e análise de poemas no cronotopo da sala de aula
title_sort A insustentável leveza do estético e do ético: leitura e análise de poemas no cronotopo da sala de aula
author Silva, José Edinaldo Monteiro da
author_facet Silva, José Edinaldo Monteiro da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3454269884628566
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7377731555637172
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Marcolino, Francisco Fábio Vieira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1149178004899236
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Paula, Luciane de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9546185363173636
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, José Edinaldo Monteiro da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Maria da Penha Casado
contributor_str_mv Alves, Maria da Penha Casado
dc.subject.por.fl_str_mv Estético
Ético
Ensino de Literatura
Leitura subjetiva
Cronotopo da sala de aula
topic Estético
Ético
Ensino de Literatura
Leitura subjetiva
Cronotopo da sala de aula
description O projeto de pesquisa-intervenção, decorrente de reflexões da experiência acadêmica, no Mestrado Profissional da UFRN, e da nossa vivência com o ensino de Literatura em sala de aula, problematiza o tema do estético e do ético, sob a perspectiva do referencial teórico bakhtiniano. Partiu de algumas questões de pesquisa: i) Como propiciar espaço e tempo em sala de aula para um ensino de língua que privilegie a percepção e o senso estéticos dos alunos, em uma perspectiva discursiva, com o suporte da leitura de poemas? ii) De que forma a sistematização do estudo do estético e do ético pode contribuir, a partir do trabalho com gêneros discursivos da esfera artístico-literária, como o poema, para ampliar a percepção estética dos alunos? iii) De que maneira pode-se colaborar como professorpesquisador para a sistematização e elaboração de material didático que busque a ampliação do espaço do e para o ético e o estético no cronotopo sala de aula? A pesquisa teve como objetivo geral: Investigar, na perspectiva discursiva do Círculo de Bakhtin, como o estético e o ético, a partir da leitura literária, podem contribuir para ampliar a percepção estética, a partir do estudo do gênero discursivo poema, no cronotopo da sala de aula do Ensino Médio. Como objetivos específicos: i) Problematizar como o ensino de língua portuguesa, baseado nos gêneros discursivos, pode propiciar espaço e tempo na esfera de atividade escolar de forma a privilegiar a percepção e o senso estéticos, com suporte do gênero discursivo poema; ii) Contribuir para a sistematização de estudos acerca do gênero discursivo poema, sob a perspectiva teórico-metodológica do Círculo de Bakhtin, do sujeito leitor e da leitura subjetiva; iii) Elaborar protótipo didático que privilegie a esfera artístico-literária, com apoio do gênero discursivo poema, sob uma abordagem discursiva, em uma perspectiva que busque a ampliação do e para o ético e o estético no cronotopo sala de aula. Teoricamente, o trabalho teve como suporte teórico as contribuições de Bakhtin (2010, 2011, 2015, 2017), quanto às concepções de linguagem, de estético e do ato ético, de gêneros discursivos e de cronotopo; bem como de alguns estudiosos de Bakhtin, como Brait (2016), Bemong (2015), Renfrew (2017), Faraco (2009) e Casado-Alves (2012, 2018, 2020). Como aporte, também, se ancorou em Rojo (2012, 2015), sobre o conceito de protótipo como ―estrutura vazada‖. Além das contribuições de Annie Rouxel (2012, 2013), sobre o sujeito leitor, Rosiane Xypas (2017, 2018), acerca da leitura subjetiva; Candido (1995, 2012, 2016), para discutirmos a literatura e a formação do leitor de textos literários, e de Dias (2015, 2016), sobre a literatura na escola e na sala de aula. Além de alguns documentos oficiais, como a LDB (1996), os PCN (2000) e a BNCC (2017), com atenção especial ao ensino de literatura. Teórico-metodologicamente, esta pesquisa ancora-se nos trabalhos de natureza qualitativointerpretativista sob a abordagem histórico-cultural de Freitas (2009). O corpus da pesquisa se constituiu a partir do material produzido no decorrer do cumprimento das etapas do protótipo (observação, notas de campo, questionários, entrevistas, atividades das oficinas), em construção processual. Quanto à pesquisa-intervenção, propusemos duas estratégias metodológicas, isto é, trabalhar com protótipos, que consistem em SDs flexíveis e de estrutura vazada, como propõe Rojo (2012), e aplicar as cinco macroetapas.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-15T18:58:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-15T18:58:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, José Edinaldo Monteiro da. A insustentável leveza do estético e do ético: leitura e análise de poemas no cronotopo da sala de aula. 2020. 207f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32699
identifier_str_mv SILVA, José Edinaldo Monteiro da. A insustentável leveza do estético e do ético: leitura e análise de poemas no cronotopo da sala de aula. 2020. 207f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32699/1/Insustentavellevezaestetico_Silva_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1a5b7f8eb3fc700bb95f264ce1af5bd5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832643848536064