A INSERÇÃO DE ESPORTES ADAPTADOS NOS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2956 |
Resumo: | A busca por equidade social conduz a sociedade por um processo gradativo em direção à inclusão de pessoas com deficiência em instituições de ensino regular e, no bojo desta discussão, a Educação Física Escolar auxilia e proporciona diversos benefícios cognitivo, afetivo e social aos alunos com deficiência. Este estudo tem como objetivo avaliar a importância da inserção dos esportes adaptados no currículo da Educação Física Escolar no Ensino Médio em escolas estaduais da cidade de Itabuna-Bahia. Fundamentando-se, teoricamente, sob as bases epistemológicas da Educação Inclusiva, pretende contextualizar o esporte adaptado no processo de inclusão. A metodologia calcada na pesquisa documental, de cunho qualitativo, apresenta uma análise de documentos sobre o PPP (Projeto Político Pedagógico) e do plano de curso dos professores de Educação Física do Ensino Médio, constatando a fragilidade quanto à observação e importância dadas às praticas do esporte adaptado no planejamento escolar. |
id |
UEMG-2_ab4c01aeab5351a8dff8ebb91752d703 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2956 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
A INSERÇÃO DE ESPORTES ADAPTADOS NOS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO.Educação InclusivaCurrículoEducação FísicaEsportes adaptadosA busca por equidade social conduz a sociedade por um processo gradativo em direção à inclusão de pessoas com deficiência em instituições de ensino regular e, no bojo desta discussão, a Educação Física Escolar auxilia e proporciona diversos benefícios cognitivo, afetivo e social aos alunos com deficiência. Este estudo tem como objetivo avaliar a importância da inserção dos esportes adaptados no currículo da Educação Física Escolar no Ensino Médio em escolas estaduais da cidade de Itabuna-Bahia. Fundamentando-se, teoricamente, sob as bases epistemológicas da Educação Inclusiva, pretende contextualizar o esporte adaptado no processo de inclusão. A metodologia calcada na pesquisa documental, de cunho qualitativo, apresenta uma análise de documentos sobre o PPP (Projeto Político Pedagógico) e do plano de curso dos professores de Educação Física do Ensino Médio, constatando a fragilidade quanto à observação e importância dadas às praticas do esporte adaptado no planejamento escolar.EDUEMG2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/295610.24934/eef.v22i38.2956Educação em Foco; Vol. 22 No. 38 (2019): Educação em Foco; 203-222Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 38 (2019): Educação em Foco; 203-222Educação em Foco; v. 22 n. 38 (2019): Educação em Foco; 203-2222317-00931519-332210.24934/eef.v22i38reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2956/2511Copyright (c) 2019 Stheffanie Matias Cabral, Wolney Gomes Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessCabral, Stheffanie MatiasAlmeida, Wolney Gomes2020-08-24T20:19:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2956Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-08-24T20:19:37Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INSERÇÃO DE ESPORTES ADAPTADOS NOS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. |
title |
A INSERÇÃO DE ESPORTES ADAPTADOS NOS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. |
spellingShingle |
A INSERÇÃO DE ESPORTES ADAPTADOS NOS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. Cabral, Stheffanie Matias Educação Inclusiva Currículo Educação Física Esportes adaptados |
title_short |
A INSERÇÃO DE ESPORTES ADAPTADOS NOS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. |
title_full |
A INSERÇÃO DE ESPORTES ADAPTADOS NOS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. |
title_fullStr |
A INSERÇÃO DE ESPORTES ADAPTADOS NOS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. |
title_full_unstemmed |
A INSERÇÃO DE ESPORTES ADAPTADOS NOS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. |
title_sort |
A INSERÇÃO DE ESPORTES ADAPTADOS NOS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. |
author |
Cabral, Stheffanie Matias |
author_facet |
Cabral, Stheffanie Matias Almeida, Wolney Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Wolney Gomes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabral, Stheffanie Matias Almeida, Wolney Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Inclusiva Currículo Educação Física Esportes adaptados |
topic |
Educação Inclusiva Currículo Educação Física Esportes adaptados |
description |
A busca por equidade social conduz a sociedade por um processo gradativo em direção à inclusão de pessoas com deficiência em instituições de ensino regular e, no bojo desta discussão, a Educação Física Escolar auxilia e proporciona diversos benefícios cognitivo, afetivo e social aos alunos com deficiência. Este estudo tem como objetivo avaliar a importância da inserção dos esportes adaptados no currículo da Educação Física Escolar no Ensino Médio em escolas estaduais da cidade de Itabuna-Bahia. Fundamentando-se, teoricamente, sob as bases epistemológicas da Educação Inclusiva, pretende contextualizar o esporte adaptado no processo de inclusão. A metodologia calcada na pesquisa documental, de cunho qualitativo, apresenta uma análise de documentos sobre o PPP (Projeto Político Pedagógico) e do plano de curso dos professores de Educação Física do Ensino Médio, constatando a fragilidade quanto à observação e importância dadas às praticas do esporte adaptado no planejamento escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2956 10.24934/eef.v22i38.2956 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2956 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v22i38.2956 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2956/2511 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Stheffanie Matias Cabral, Wolney Gomes Almeida info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Stheffanie Matias Cabral, Wolney Gomes Almeida |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 22 No. 38 (2019): Educação em Foco; 203-222 Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 38 (2019): Educação em Foco; 203-222 Educação em Foco; v. 22 n. 38 (2019): Educação em Foco; 203-222 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v22i38 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469762191360 |