A INSERÇÃO DE ESPORTES ADAPTADOS NOS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
DOI: | 10.24934/eef.v22i38.2956 |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2956 |
Resumo: | A busca por equidade social conduz a sociedade por um processo gradativo em direção à inclusão de pessoas com deficiência em instituições de ensino regular e, no bojo desta discussão, a Educação Física Escolar auxilia e proporciona diversos benefícios cognitivo, afetivo e social aos alunos com deficiência. Este estudo tem como objetivo avaliar a importância da inserção dos esportes adaptados no currículo da Educação Física Escolar no Ensino Médio em escolas estaduais da cidade de Itabuna-Bahia. Fundamentando-se, teoricamente, sob as bases epistemológicas da Educação Inclusiva, pretende contextualizar o esporte adaptado no processo de inclusão. A metodologia calcada na pesquisa documental, de cunho qualitativo, apresenta uma análise de documentos sobre o PPP (Projeto Político Pedagógico) e do plano de curso dos professores de Educação Física do Ensino Médio, constatando a fragilidade quanto à observação e importância dadas às praticas do esporte adaptado no planejamento escolar. |
id |
UEMG-2_ab4c01aeab5351a8dff8ebb91752d703 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2956 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
spelling |
A INSERÇÃO DE ESPORTES ADAPTADOS NOS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO.Educação InclusivaCurrículoEducação FísicaEsportes adaptadosA busca por equidade social conduz a sociedade por um processo gradativo em direção à inclusão de pessoas com deficiência em instituições de ensino regular e, no bojo desta discussão, a Educação Física Escolar auxilia e proporciona diversos benefícios cognitivo, afetivo e social aos alunos com deficiência. Este estudo tem como objetivo avaliar a importância da inserção dos esportes adaptados no currículo da Educação Física Escolar no Ensino Médio em escolas estaduais da cidade de Itabuna-Bahia. Fundamentando-se, teoricamente, sob as bases epistemológicas da Educação Inclusiva, pretende contextualizar o esporte adaptado no processo de inclusão. A metodologia calcada na pesquisa documental, de cunho qualitativo, apresenta uma análise de documentos sobre o PPP (Projeto Político Pedagógico) e do plano de curso dos professores de Educação Física do Ensino Médio, constatando a fragilidade quanto à observação e importância dadas às praticas do esporte adaptado no planejamento escolar.EDUEMG2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/295610.24934/eef.v22i38.2956Educação em Foco; Vol. 22 No. 38 (2019): Educação em Foco; 203-222Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 38 (2019): Educação em Foco; 203-222Educação em Foco; v. 22 n. 38 (2019): Educação em Foco; 203-2222317-00931519-332210.24934/eef.v22i38reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2956/2511Copyright (c) 2019 Stheffanie Matias Cabral, Wolney Gomes Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessCabral, Stheffanie MatiasAlmeida, Wolney Gomes2020-08-24T20:19:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2956Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-08-24T20:19:37Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INSERÇÃO DE ESPORTES ADAPTADOS NOS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. |
title |
A INSERÇÃO DE ESPORTES ADAPTADOS NOS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. |
spellingShingle |
A INSERÇÃO DE ESPORTES ADAPTADOS NOS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. A INSERÇÃO DE ESPORTES ADAPTADOS NOS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. Cabral, Stheffanie Matias Educação Inclusiva Currículo Educação Física Esportes adaptados Cabral, Stheffanie Matias Educação Inclusiva Currículo Educação Física Esportes adaptados |
title_short |
A INSERÇÃO DE ESPORTES ADAPTADOS NOS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. |
title_full |
A INSERÇÃO DE ESPORTES ADAPTADOS NOS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. |
title_fullStr |
A INSERÇÃO DE ESPORTES ADAPTADOS NOS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. A INSERÇÃO DE ESPORTES ADAPTADOS NOS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. |
title_full_unstemmed |
A INSERÇÃO DE ESPORTES ADAPTADOS NOS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. A INSERÇÃO DE ESPORTES ADAPTADOS NOS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. |
title_sort |
A INSERÇÃO DE ESPORTES ADAPTADOS NOS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. |
author |
Cabral, Stheffanie Matias |
author_facet |
Cabral, Stheffanie Matias Cabral, Stheffanie Matias Almeida, Wolney Gomes Almeida, Wolney Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Wolney Gomes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabral, Stheffanie Matias Almeida, Wolney Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Inclusiva Currículo Educação Física Esportes adaptados |
topic |
Educação Inclusiva Currículo Educação Física Esportes adaptados |
description |
A busca por equidade social conduz a sociedade por um processo gradativo em direção à inclusão de pessoas com deficiência em instituições de ensino regular e, no bojo desta discussão, a Educação Física Escolar auxilia e proporciona diversos benefícios cognitivo, afetivo e social aos alunos com deficiência. Este estudo tem como objetivo avaliar a importância da inserção dos esportes adaptados no currículo da Educação Física Escolar no Ensino Médio em escolas estaduais da cidade de Itabuna-Bahia. Fundamentando-se, teoricamente, sob as bases epistemológicas da Educação Inclusiva, pretende contextualizar o esporte adaptado no processo de inclusão. A metodologia calcada na pesquisa documental, de cunho qualitativo, apresenta uma análise de documentos sobre o PPP (Projeto Político Pedagógico) e do plano de curso dos professores de Educação Física do Ensino Médio, constatando a fragilidade quanto à observação e importância dadas às praticas do esporte adaptado no planejamento escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2956 10.24934/eef.v22i38.2956 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2956 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v22i38.2956 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2956/2511 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Stheffanie Matias Cabral, Wolney Gomes Almeida info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Stheffanie Matias Cabral, Wolney Gomes Almeida |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 22 No. 38 (2019): Educação em Foco; 203-222 Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 38 (2019): Educação em Foco; 203-222 Educação em Foco; v. 22 n. 38 (2019): Educação em Foco; 203-222 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v22i38 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1822179438990721024 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.24934/eef.v22i38.2956 |