A INSERÇÃO DE ESPORTES ADAPTADOS NOS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Stheffanie Matias
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Almeida, Wolney Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
DOI: 10.24934/eef.v22i38.2956
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2956
Resumo: A busca por equidade social conduz a sociedade por um processo gradativo em direção à inclusão de pessoas com deficiência em instituições de ensino regular e, no bojo desta discussão, a Educação Física Escolar auxilia e proporciona diversos benefícios cognitivo, afetivo e social aos alunos com deficiência. Este estudo tem como objetivo avaliar a importância da inserção dos esportes adaptados no currículo da Educação Física Escolar no Ensino Médio em escolas estaduais da cidade de Itabuna-Bahia. Fundamentando-se, teoricamente, sob as bases epistemológicas da Educação Inclusiva, pretende contextualizar o esporte adaptado no processo de inclusão. A metodologia calcada na pesquisa documental, de cunho qualitativo, apresenta uma análise de documentos sobre o PPP (Projeto Político Pedagógico) e do plano de curso dos professores de Educação Física do Ensino Médio, constatando a fragilidade quanto à observação e importância dadas às praticas do esporte adaptado no planejamento escolar.
id UEMG-2_ab4c01aeab5351a8dff8ebb91752d703
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2956
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
spelling A INSERÇÃO DE ESPORTES ADAPTADOS NOS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO.Educação InclusivaCurrículoEducação FísicaEsportes adaptadosA busca por equidade social conduz a sociedade por um processo gradativo em direção à inclusão de pessoas com deficiência em instituições de ensino regular e, no bojo desta discussão, a Educação Física Escolar auxilia e proporciona diversos benefícios cognitivo, afetivo e social aos alunos com deficiência. Este estudo tem como objetivo avaliar a importância da inserção dos esportes adaptados no currículo da Educação Física Escolar no Ensino Médio em escolas estaduais da cidade de Itabuna-Bahia. Fundamentando-se, teoricamente, sob as bases epistemológicas da Educação Inclusiva, pretende contextualizar o esporte adaptado no processo de inclusão. A metodologia calcada na pesquisa documental, de cunho qualitativo, apresenta uma análise de documentos sobre o PPP (Projeto Político Pedagógico) e do plano de curso dos professores de Educação Física do Ensino Médio, constatando a fragilidade quanto à observação e importância dadas às praticas do esporte adaptado no planejamento escolar.EDUEMG2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/295610.24934/eef.v22i38.2956Educação em Foco; Vol. 22 No. 38 (2019): Educação em Foco; 203-222Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 38 (2019): Educação em Foco; 203-222Educação em Foco; v. 22 n. 38 (2019): Educação em Foco; 203-2222317-00931519-332210.24934/eef.v22i38reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2956/2511Copyright (c) 2019 Stheffanie Matias Cabral, Wolney Gomes Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessCabral, Stheffanie MatiasAlmeida, Wolney Gomes2020-08-24T20:19:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2956Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-08-24T20:19:37Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A INSERÇÃO DE ESPORTES ADAPTADOS NOS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO.
title A INSERÇÃO DE ESPORTES ADAPTADOS NOS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO.
spellingShingle A INSERÇÃO DE ESPORTES ADAPTADOS NOS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO.
A INSERÇÃO DE ESPORTES ADAPTADOS NOS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO.
Cabral, Stheffanie Matias
Educação Inclusiva
Currículo
Educação Física
Esportes adaptados
Cabral, Stheffanie Matias
Educação Inclusiva
Currículo
Educação Física
Esportes adaptados
title_short A INSERÇÃO DE ESPORTES ADAPTADOS NOS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO.
title_full A INSERÇÃO DE ESPORTES ADAPTADOS NOS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO.
title_fullStr A INSERÇÃO DE ESPORTES ADAPTADOS NOS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO.
A INSERÇÃO DE ESPORTES ADAPTADOS NOS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO.
title_full_unstemmed A INSERÇÃO DE ESPORTES ADAPTADOS NOS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO.
A INSERÇÃO DE ESPORTES ADAPTADOS NOS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO.
title_sort A INSERÇÃO DE ESPORTES ADAPTADOS NOS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO.
author Cabral, Stheffanie Matias
author_facet Cabral, Stheffanie Matias
Cabral, Stheffanie Matias
Almeida, Wolney Gomes
Almeida, Wolney Gomes
author_role author
author2 Almeida, Wolney Gomes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Stheffanie Matias
Almeida, Wolney Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Inclusiva
Currículo
Educação Física
Esportes adaptados
topic Educação Inclusiva
Currículo
Educação Física
Esportes adaptados
description A busca por equidade social conduz a sociedade por um processo gradativo em direção à inclusão de pessoas com deficiência em instituições de ensino regular e, no bojo desta discussão, a Educação Física Escolar auxilia e proporciona diversos benefícios cognitivo, afetivo e social aos alunos com deficiência. Este estudo tem como objetivo avaliar a importância da inserção dos esportes adaptados no currículo da Educação Física Escolar no Ensino Médio em escolas estaduais da cidade de Itabuna-Bahia. Fundamentando-se, teoricamente, sob as bases epistemológicas da Educação Inclusiva, pretende contextualizar o esporte adaptado no processo de inclusão. A metodologia calcada na pesquisa documental, de cunho qualitativo, apresenta uma análise de documentos sobre o PPP (Projeto Político Pedagógico) e do plano de curso dos professores de Educação Física do Ensino Médio, constatando a fragilidade quanto à observação e importância dadas às praticas do esporte adaptado no planejamento escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2956
10.24934/eef.v22i38.2956
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2956
identifier_str_mv 10.24934/eef.v22i38.2956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2956/2511
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Stheffanie Matias Cabral, Wolney Gomes Almeida
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Stheffanie Matias Cabral, Wolney Gomes Almeida
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 22 No. 38 (2019): Educação em Foco; 203-222
Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 38 (2019): Educação em Foco; 203-222
Educação em Foco; v. 22 n. 38 (2019): Educação em Foco; 203-222
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v22i38
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1822179438990721024
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.24934/eef.v22i38.2956