Ensino de gramática: contribuições de livros didáticos de Língua Portuguesa/ Grammar teaching: contributions from Portuguese textbooks

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves Marinho, Janice Helena
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Bicalho, Delaine Cafiero
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/507
Resumo: Este artigo apresenta uma análise do trabalho com o ensino de gramática proposto por coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa, de modo a identificar as contribuições que as coleções têm trazido para o ensino. Apresentamos uma análise geral de 40 coleções, em uso em escolas de Ensino Fundamental do país nos períodos de 2010 a 2012 e de 2011 a 2013. Desenvolvemos essa análise com base no estudo dos livros didáticos, bem como nas resenhas dessas coleções, publicadas nos Guias de Livro Didático. Assumindo uma concepção discursiva da língua e da linguagem (ANTUNES, 2010), interessou-nos investigar: por meio de que tipos de atividades o trabalho com esse eixo é proposto? Como são abordados os fatos da língua? Até que ponto o ensino de gramática contribui para reflexão sobre o uso da língua? ABSTRACTThis paper presents an analysis of the work with grammar proposed in Portuguese textbook series, aiming at identifying contributions they offer for Portuguese teaching. We present a general analysis of 40 textbook series that are in use in primary schools for the periods 2010-2012 and 2011-2013.   We developed this analysis based on the study of their textbooks and also on the Reviews published in the Textbook Guides regarding two editions of the National Textbook Program. Assuming a discursive conception of language (ANTUNES, 2010), what interested us was to understand: how is the work with linguistic knowledge in these collections; through what types of activities it is proposed; how the facts of language are approached; if the treatment of grammatical content contributes to a reflection on language use.
id UEMG-2_b582a23cb5d0f6cd09e3d7a94d4c2b92
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/507
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Ensino de gramática: contribuições de livros didáticos de Língua Portuguesa/ Grammar teaching: contributions from Portuguese textbooksLíngua PortuguesaEnsinoEnsino de gramáticaLivro didáticoEste artigo apresenta uma análise do trabalho com o ensino de gramática proposto por coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa, de modo a identificar as contribuições que as coleções têm trazido para o ensino. Apresentamos uma análise geral de 40 coleções, em uso em escolas de Ensino Fundamental do país nos períodos de 2010 a 2012 e de 2011 a 2013. Desenvolvemos essa análise com base no estudo dos livros didáticos, bem como nas resenhas dessas coleções, publicadas nos Guias de Livro Didático. Assumindo uma concepção discursiva da língua e da linguagem (ANTUNES, 2010), interessou-nos investigar: por meio de que tipos de atividades o trabalho com esse eixo é proposto? Como são abordados os fatos da língua? Até que ponto o ensino de gramática contribui para reflexão sobre o uso da língua? ABSTRACTThis paper presents an analysis of the work with grammar proposed in Portuguese textbook series, aiming at identifying contributions they offer for Portuguese teaching. We present a general analysis of 40 textbook series that are in use in primary schools for the periods 2010-2012 and 2011-2013.   We developed this analysis based on the study of their textbooks and also on the Reviews published in the Textbook Guides regarding two editions of the National Textbook Program. Assuming a discursive conception of language (ANTUNES, 2010), what interested us was to understand: how is the work with linguistic knowledge in these collections; through what types of activities it is proposed; how the facts of language are approached; if the treatment of grammatical content contributes to a reflection on language use.EDUEMG2015-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/50710.24934/eef.v18i26.507Educação em Foco; Vol. 18 No. 26 (2015): Educação em Foco; 179-207Educação em Foco; Vol. 18 Núm. 26 (2015): Educação em Foco; 179-207Educação em Foco; v. 18 n. 26 (2015): Educação em Foco; 179-2072317-00931519-332210.24934/eef.v18i26reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/507/794Chaves Marinho, Janice HelenaBicalho, Delaine Cafieroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/507Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de gramática: contribuições de livros didáticos de Língua Portuguesa/ Grammar teaching: contributions from Portuguese textbooks
title Ensino de gramática: contribuições de livros didáticos de Língua Portuguesa/ Grammar teaching: contributions from Portuguese textbooks
spellingShingle Ensino de gramática: contribuições de livros didáticos de Língua Portuguesa/ Grammar teaching: contributions from Portuguese textbooks
Chaves Marinho, Janice Helena
Língua Portuguesa
Ensino
Ensino de gramática
Livro didático
title_short Ensino de gramática: contribuições de livros didáticos de Língua Portuguesa/ Grammar teaching: contributions from Portuguese textbooks
title_full Ensino de gramática: contribuições de livros didáticos de Língua Portuguesa/ Grammar teaching: contributions from Portuguese textbooks
title_fullStr Ensino de gramática: contribuições de livros didáticos de Língua Portuguesa/ Grammar teaching: contributions from Portuguese textbooks
title_full_unstemmed Ensino de gramática: contribuições de livros didáticos de Língua Portuguesa/ Grammar teaching: contributions from Portuguese textbooks
title_sort Ensino de gramática: contribuições de livros didáticos de Língua Portuguesa/ Grammar teaching: contributions from Portuguese textbooks
author Chaves Marinho, Janice Helena
author_facet Chaves Marinho, Janice Helena
Bicalho, Delaine Cafiero
author_role author
author2 Bicalho, Delaine Cafiero
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves Marinho, Janice Helena
Bicalho, Delaine Cafiero
dc.subject.por.fl_str_mv Língua Portuguesa
Ensino
Ensino de gramática
Livro didático
topic Língua Portuguesa
Ensino
Ensino de gramática
Livro didático
description Este artigo apresenta uma análise do trabalho com o ensino de gramática proposto por coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa, de modo a identificar as contribuições que as coleções têm trazido para o ensino. Apresentamos uma análise geral de 40 coleções, em uso em escolas de Ensino Fundamental do país nos períodos de 2010 a 2012 e de 2011 a 2013. Desenvolvemos essa análise com base no estudo dos livros didáticos, bem como nas resenhas dessas coleções, publicadas nos Guias de Livro Didático. Assumindo uma concepção discursiva da língua e da linguagem (ANTUNES, 2010), interessou-nos investigar: por meio de que tipos de atividades o trabalho com esse eixo é proposto? Como são abordados os fatos da língua? Até que ponto o ensino de gramática contribui para reflexão sobre o uso da língua? ABSTRACTThis paper presents an analysis of the work with grammar proposed in Portuguese textbook series, aiming at identifying contributions they offer for Portuguese teaching. We present a general analysis of 40 textbook series that are in use in primary schools for the periods 2010-2012 and 2011-2013.   We developed this analysis based on the study of their textbooks and also on the Reviews published in the Textbook Guides regarding two editions of the National Textbook Program. Assuming a discursive conception of language (ANTUNES, 2010), what interested us was to understand: how is the work with linguistic knowledge in these collections; through what types of activities it is proposed; how the facts of language are approached; if the treatment of grammatical content contributes to a reflection on language use.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/507
10.24934/eef.v18i26.507
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/507
identifier_str_mv 10.24934/eef.v18i26.507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/507/794
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 18 No. 26 (2015): Educação em Foco; 179-207
Educação em Foco; Vol. 18 Núm. 26 (2015): Educação em Foco; 179-207
Educação em Foco; v. 18 n. 26 (2015): Educação em Foco; 179-207
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v18i26
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468891873280