Ensino de gramática: contribuições de livros didáticos de Língua Portuguesa/ Grammar teaching: contributions from Portuguese textbooks
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/507 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma análise do trabalho com o ensino de gramática proposto por coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa, de modo a identificar as contribuições que as coleções têm trazido para o ensino. Apresentamos uma análise geral de 40 coleções, em uso em escolas de Ensino Fundamental do país nos períodos de 2010 a 2012 e de 2011 a 2013. Desenvolvemos essa análise com base no estudo dos livros didáticos, bem como nas resenhas dessas coleções, publicadas nos Guias de Livro Didático. Assumindo uma concepção discursiva da língua e da linguagem (ANTUNES, 2010), interessou-nos investigar: por meio de que tipos de atividades o trabalho com esse eixo é proposto? Como são abordados os fatos da língua? Até que ponto o ensino de gramática contribui para reflexão sobre o uso da língua? ABSTRACTThis paper presents an analysis of the work with grammar proposed in Portuguese textbook series, aiming at identifying contributions they offer for Portuguese teaching. We present a general analysis of 40 textbook series that are in use in primary schools for the periods 2010-2012 and 2011-2013. We developed this analysis based on the study of their textbooks and also on the Reviews published in the Textbook Guides regarding two editions of the National Textbook Program. Assuming a discursive conception of language (ANTUNES, 2010), what interested us was to understand: how is the work with linguistic knowledge in these collections; through what types of activities it is proposed; how the facts of language are approached; if the treatment of grammatical content contributes to a reflection on language use. |
id |
UEMG-2_b582a23cb5d0f6cd09e3d7a94d4c2b92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/507 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de gramática: contribuições de livros didáticos de Língua Portuguesa/ Grammar teaching: contributions from Portuguese textbooksLíngua PortuguesaEnsinoEnsino de gramáticaLivro didáticoEste artigo apresenta uma análise do trabalho com o ensino de gramática proposto por coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa, de modo a identificar as contribuições que as coleções têm trazido para o ensino. Apresentamos uma análise geral de 40 coleções, em uso em escolas de Ensino Fundamental do país nos períodos de 2010 a 2012 e de 2011 a 2013. Desenvolvemos essa análise com base no estudo dos livros didáticos, bem como nas resenhas dessas coleções, publicadas nos Guias de Livro Didático. Assumindo uma concepção discursiva da língua e da linguagem (ANTUNES, 2010), interessou-nos investigar: por meio de que tipos de atividades o trabalho com esse eixo é proposto? Como são abordados os fatos da língua? Até que ponto o ensino de gramática contribui para reflexão sobre o uso da língua? ABSTRACTThis paper presents an analysis of the work with grammar proposed in Portuguese textbook series, aiming at identifying contributions they offer for Portuguese teaching. We present a general analysis of 40 textbook series that are in use in primary schools for the periods 2010-2012 and 2011-2013. We developed this analysis based on the study of their textbooks and also on the Reviews published in the Textbook Guides regarding two editions of the National Textbook Program. Assuming a discursive conception of language (ANTUNES, 2010), what interested us was to understand: how is the work with linguistic knowledge in these collections; through what types of activities it is proposed; how the facts of language are approached; if the treatment of grammatical content contributes to a reflection on language use.EDUEMG2015-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/50710.24934/eef.v18i26.507Educação em Foco; Vol. 18 No. 26 (2015): Educação em Foco; 179-207Educação em Foco; Vol. 18 Núm. 26 (2015): Educação em Foco; 179-207Educação em Foco; v. 18 n. 26 (2015): Educação em Foco; 179-2072317-00931519-332210.24934/eef.v18i26reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/507/794Chaves Marinho, Janice HelenaBicalho, Delaine Cafieroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/507Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de gramática: contribuições de livros didáticos de Língua Portuguesa/ Grammar teaching: contributions from Portuguese textbooks |
title |
Ensino de gramática: contribuições de livros didáticos de Língua Portuguesa/ Grammar teaching: contributions from Portuguese textbooks |
spellingShingle |
Ensino de gramática: contribuições de livros didáticos de Língua Portuguesa/ Grammar teaching: contributions from Portuguese textbooks Chaves Marinho, Janice Helena Língua Portuguesa Ensino Ensino de gramática Livro didático |
title_short |
Ensino de gramática: contribuições de livros didáticos de Língua Portuguesa/ Grammar teaching: contributions from Portuguese textbooks |
title_full |
Ensino de gramática: contribuições de livros didáticos de Língua Portuguesa/ Grammar teaching: contributions from Portuguese textbooks |
title_fullStr |
Ensino de gramática: contribuições de livros didáticos de Língua Portuguesa/ Grammar teaching: contributions from Portuguese textbooks |
title_full_unstemmed |
Ensino de gramática: contribuições de livros didáticos de Língua Portuguesa/ Grammar teaching: contributions from Portuguese textbooks |
title_sort |
Ensino de gramática: contribuições de livros didáticos de Língua Portuguesa/ Grammar teaching: contributions from Portuguese textbooks |
author |
Chaves Marinho, Janice Helena |
author_facet |
Chaves Marinho, Janice Helena Bicalho, Delaine Cafiero |
author_role |
author |
author2 |
Bicalho, Delaine Cafiero |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaves Marinho, Janice Helena Bicalho, Delaine Cafiero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua Portuguesa Ensino Ensino de gramática Livro didático |
topic |
Língua Portuguesa Ensino Ensino de gramática Livro didático |
description |
Este artigo apresenta uma análise do trabalho com o ensino de gramática proposto por coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa, de modo a identificar as contribuições que as coleções têm trazido para o ensino. Apresentamos uma análise geral de 40 coleções, em uso em escolas de Ensino Fundamental do país nos períodos de 2010 a 2012 e de 2011 a 2013. Desenvolvemos essa análise com base no estudo dos livros didáticos, bem como nas resenhas dessas coleções, publicadas nos Guias de Livro Didático. Assumindo uma concepção discursiva da língua e da linguagem (ANTUNES, 2010), interessou-nos investigar: por meio de que tipos de atividades o trabalho com esse eixo é proposto? Como são abordados os fatos da língua? Até que ponto o ensino de gramática contribui para reflexão sobre o uso da língua? ABSTRACTThis paper presents an analysis of the work with grammar proposed in Portuguese textbook series, aiming at identifying contributions they offer for Portuguese teaching. We present a general analysis of 40 textbook series that are in use in primary schools for the periods 2010-2012 and 2011-2013. We developed this analysis based on the study of their textbooks and also on the Reviews published in the Textbook Guides regarding two editions of the National Textbook Program. Assuming a discursive conception of language (ANTUNES, 2010), what interested us was to understand: how is the work with linguistic knowledge in these collections; through what types of activities it is proposed; how the facts of language are approached; if the treatment of grammatical content contributes to a reflection on language use. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/507 10.24934/eef.v18i26.507 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/507 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v18i26.507 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/507/794 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 18 No. 26 (2015): Educação em Foco; 179-207 Educação em Foco; Vol. 18 Núm. 26 (2015): Educação em Foco; 179-207 Educação em Foco; v. 18 n. 26 (2015): Educação em Foco; 179-207 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v18i26 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468891873280 |