O verbo e o substantivo em livros didáticos: contribuições da gramática gerativa às aulas de português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TESCARI NETO, Aquiles
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: PERIGRINO, Mariana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ABRALIN (Online)
Texto Completo: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/486
Resumo: Este trabalho tem por objetivo principal fazer um levantamento dos critérios utilizados para a conceituação de duas classes de palavras, o substantivo e o verbo, em três livros didáticos de língua portuguesa (do Ensino Médio). Os três livros consultados recorrem sobretudo a critérios morfossemânticos para a conceituação dos vocábulos. Recorrendo à epistemologia da Gramática Gerativa (Chomsky, 1986) e à sua metodologia de investigação, o trabalho sugere – no espírito de Câmara Jr. (1970) e, sobretudo, Donati (2008) – que não somente critérios morfossemânticos sejam contemplados na conceituação e classificação das classes de palavras; critérios sintáticos, por levarem em conta a posição do vocábulo na frase e serem diagnosticados com base na intuição do falante sobre os dados da língua (o que guarda semelhança com a metodologia de julgamentos de sentenças, típica da investigação gerativista), devem não só serem contemplados como também problematizados na classificação dos vocábulos na Educação Básica.
id UFPR-12_a417fca8b86a9af2faecc0097842471b
oai_identifier_str oai:ojs.revista.ojs.abralin.org:article/486
network_acronym_str UFPR-12
network_name_str Revista da ABRALIN (Online)
repository_id_str
spelling O verbo e o substantivo em livros didáticos: contribuições da gramática gerativa às aulas de portuguêsverbosubstantivoclasses de palavraslivros didáticosensino de gramáticagramática gerativaEste trabalho tem por objetivo principal fazer um levantamento dos critérios utilizados para a conceituação de duas classes de palavras, o substantivo e o verbo, em três livros didáticos de língua portuguesa (do Ensino Médio). Os três livros consultados recorrem sobretudo a critérios morfossemânticos para a conceituação dos vocábulos. Recorrendo à epistemologia da Gramática Gerativa (Chomsky, 1986) e à sua metodologia de investigação, o trabalho sugere – no espírito de Câmara Jr. (1970) e, sobretudo, Donati (2008) – que não somente critérios morfossemânticos sejam contemplados na conceituação e classificação das classes de palavras; critérios sintáticos, por levarem em conta a posição do vocábulo na frase e serem diagnosticados com base na intuição do falante sobre os dados da língua (o que guarda semelhança com a metodologia de julgamentos de sentenças, típica da investigação gerativista), devem não só serem contemplados como também problematizados na classificação dos vocábulos na Educação Básica.Associação Brasileira de Linguística2019-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parestextoapplication/pdftext/xmlhttps://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/48610.25189/rabralin.v17i1.486Revista da ABRALIN; V. 17, N. 1 (2018); 152-191Revista da ABRALIN; V. 17, N. 1 (2018); 152-1910102-715810.25189/rabralin.v17i1reponame:Revista da ABRALIN (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/486/1249https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/486/2424Copyright (c) 2018 AQUILES TESCARI NETO, Mariana Perigrinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTESCARI NETO, AquilesPERIGRINO, Mariana2021-08-12T00:46:44Zoai:ojs.revista.ojs.abralin.org:article/486Revistahttps://revista.abralin.org/index.php/abralinPUBhttps://revista.abralin.org/index.php/abralin/oairkofreitag@uol.com.br || ra@abralin.org2178-76031678-1805opendoar:2021-08-12T00:46:44Revista da ABRALIN (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O verbo e o substantivo em livros didáticos: contribuições da gramática gerativa às aulas de português
title O verbo e o substantivo em livros didáticos: contribuições da gramática gerativa às aulas de português
spellingShingle O verbo e o substantivo em livros didáticos: contribuições da gramática gerativa às aulas de português
TESCARI NETO, Aquiles
verbo
substantivo
classes de palavras
livros didáticos
ensino de gramática
gramática gerativa
title_short O verbo e o substantivo em livros didáticos: contribuições da gramática gerativa às aulas de português
title_full O verbo e o substantivo em livros didáticos: contribuições da gramática gerativa às aulas de português
title_fullStr O verbo e o substantivo em livros didáticos: contribuições da gramática gerativa às aulas de português
title_full_unstemmed O verbo e o substantivo em livros didáticos: contribuições da gramática gerativa às aulas de português
title_sort O verbo e o substantivo em livros didáticos: contribuições da gramática gerativa às aulas de português
author TESCARI NETO, Aquiles
author_facet TESCARI NETO, Aquiles
PERIGRINO, Mariana
author_role author
author2 PERIGRINO, Mariana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv TESCARI NETO, Aquiles
PERIGRINO, Mariana
dc.subject.por.fl_str_mv verbo
substantivo
classes de palavras
livros didáticos
ensino de gramática
gramática gerativa
topic verbo
substantivo
classes de palavras
livros didáticos
ensino de gramática
gramática gerativa
description Este trabalho tem por objetivo principal fazer um levantamento dos critérios utilizados para a conceituação de duas classes de palavras, o substantivo e o verbo, em três livros didáticos de língua portuguesa (do Ensino Médio). Os três livros consultados recorrem sobretudo a critérios morfossemânticos para a conceituação dos vocábulos. Recorrendo à epistemologia da Gramática Gerativa (Chomsky, 1986) e à sua metodologia de investigação, o trabalho sugere – no espírito de Câmara Jr. (1970) e, sobretudo, Donati (2008) – que não somente critérios morfossemânticos sejam contemplados na conceituação e classificação das classes de palavras; critérios sintáticos, por levarem em conta a posição do vocábulo na frase e serem diagnosticados com base na intuição do falante sobre os dados da língua (o que guarda semelhança com a metodologia de julgamentos de sentenças, típica da investigação gerativista), devem não só serem contemplados como também problematizados na classificação dos vocábulos na Educação Básica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/486
10.25189/rabralin.v17i1.486
url https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/486
identifier_str_mv 10.25189/rabralin.v17i1.486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/486/1249
https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/486/2424
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 AQUILES TESCARI NETO, Mariana Perigrino
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 AQUILES TESCARI NETO, Mariana Perigrino
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Linguística
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Linguística
dc.source.none.fl_str_mv Revista da ABRALIN; V. 17, N. 1 (2018); 152-191
Revista da ABRALIN; V. 17, N. 1 (2018); 152-191
0102-7158
10.25189/rabralin.v17i1
reponame:Revista da ABRALIN (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista da ABRALIN (Online)
collection Revista da ABRALIN (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da ABRALIN (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv rkofreitag@uol.com.br || ra@abralin.org
_version_ 1798329768676950016