Educação Indígena: a formação do professor em uma perspectiva emancipatória / Indigenous teacher formation: pathways to a emancipatory education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardi, Luci Teresinha Marchiori dos Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bernardi, Luzane Moraes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1295
Resumo: Este texto apresenta resultados de pesquisa sobre a formação do professor indígena, elementos acerca das expectativas dos acadêmicos de um Curso de Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena e seus olhares sobre a educação escolar indígena. Trazemos para o debate os conflitos e tensões resultantes da condição de fronteira em que vivem esses acadêmicos, da etnia Kaingang, que buscam a preservação de sua referência identitária ao mesmo tempo em que estabelecem o diálogo com as inovações da contemporaneidade. A pesquisa, de abordagem qualitativa,  teve a análise realizada à luz dos pressupostos da Educação Matemática Crítica, a partir de categorias emergentes assim organizadas: a importância atribuída ao conhecimento; os significados construídos na escola e para a escola; e contingências, perspectivas e o olhar para o futuro. O estudo realizado nos autoriza inferir que as ações propostas no curso mobilizam os acadêmicos para pensar a educação indígena em uma perspectiva emancipatória.
id UEMG-2_b7a67450bb13f38d675fe06b3cbf1661
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1295
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Educação Indígena: a formação do professor em uma perspectiva emancipatória / Indigenous teacher formation: pathways to a emancipatory educationCondição de fronteiraformação do professoreducação escolar indígena.Este texto apresenta resultados de pesquisa sobre a formação do professor indígena, elementos acerca das expectativas dos acadêmicos de um Curso de Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena e seus olhares sobre a educação escolar indígena. Trazemos para o debate os conflitos e tensões resultantes da condição de fronteira em que vivem esses acadêmicos, da etnia Kaingang, que buscam a preservação de sua referência identitária ao mesmo tempo em que estabelecem o diálogo com as inovações da contemporaneidade. A pesquisa, de abordagem qualitativa,  teve a análise realizada à luz dos pressupostos da Educação Matemática Crítica, a partir de categorias emergentes assim organizadas: a importância atribuída ao conhecimento; os significados construídos na escola e para a escola; e contingências, perspectivas e o olhar para o futuro. O estudo realizado nos autoriza inferir que as ações propostas no curso mobilizam os acadêmicos para pensar a educação indígena em uma perspectiva emancipatória.EDUEMG2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/129510.24934/eef.v20i32.1295Educação em Foco; Vol. 20 No. 32 (2017): Educação em Foco; 61-78Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 32 (2017): Educação em Foco; 61-78Educação em Foco; v. 20 n. 32 (2017): Educação em Foco; 61-782317-00931519-332210.24934/eef.v20i32reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1295/1476Bernardi, Luci Teresinha Marchiori dos SantosBernardi, Luzane Moraesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-21T21:05:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1295Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-12-21T21:05:14Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Indígena: a formação do professor em uma perspectiva emancipatória / Indigenous teacher formation: pathways to a emancipatory education
title Educação Indígena: a formação do professor em uma perspectiva emancipatória / Indigenous teacher formation: pathways to a emancipatory education
spellingShingle Educação Indígena: a formação do professor em uma perspectiva emancipatória / Indigenous teacher formation: pathways to a emancipatory education
Bernardi, Luci Teresinha Marchiori dos Santos
Condição de fronteira
formação do professor
educação escolar indígena.
title_short Educação Indígena: a formação do professor em uma perspectiva emancipatória / Indigenous teacher formation: pathways to a emancipatory education
title_full Educação Indígena: a formação do professor em uma perspectiva emancipatória / Indigenous teacher formation: pathways to a emancipatory education
title_fullStr Educação Indígena: a formação do professor em uma perspectiva emancipatória / Indigenous teacher formation: pathways to a emancipatory education
title_full_unstemmed Educação Indígena: a formação do professor em uma perspectiva emancipatória / Indigenous teacher formation: pathways to a emancipatory education
title_sort Educação Indígena: a formação do professor em uma perspectiva emancipatória / Indigenous teacher formation: pathways to a emancipatory education
author Bernardi, Luci Teresinha Marchiori dos Santos
author_facet Bernardi, Luci Teresinha Marchiori dos Santos
Bernardi, Luzane Moraes
author_role author
author2 Bernardi, Luzane Moraes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardi, Luci Teresinha Marchiori dos Santos
Bernardi, Luzane Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Condição de fronteira
formação do professor
educação escolar indígena.
topic Condição de fronteira
formação do professor
educação escolar indígena.
description Este texto apresenta resultados de pesquisa sobre a formação do professor indígena, elementos acerca das expectativas dos acadêmicos de um Curso de Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena e seus olhares sobre a educação escolar indígena. Trazemos para o debate os conflitos e tensões resultantes da condição de fronteira em que vivem esses acadêmicos, da etnia Kaingang, que buscam a preservação de sua referência identitária ao mesmo tempo em que estabelecem o diálogo com as inovações da contemporaneidade. A pesquisa, de abordagem qualitativa,  teve a análise realizada à luz dos pressupostos da Educação Matemática Crítica, a partir de categorias emergentes assim organizadas: a importância atribuída ao conhecimento; os significados construídos na escola e para a escola; e contingências, perspectivas e o olhar para o futuro. O estudo realizado nos autoriza inferir que as ações propostas no curso mobilizam os acadêmicos para pensar a educação indígena em uma perspectiva emancipatória.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1295
10.24934/eef.v20i32.1295
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1295
identifier_str_mv 10.24934/eef.v20i32.1295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1295/1476
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 20 No. 32 (2017): Educação em Foco; 61-78
Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 32 (2017): Educação em Foco; 61-78
Educação em Foco; v. 20 n. 32 (2017): Educação em Foco; 61-78
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v20i32
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468985196544