Educação Indígena: a formação do professor em uma perspectiva emancipatória / Indigenous teacher formation: pathways to a emancipatory education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1295 |
Resumo: | Este texto apresenta resultados de pesquisa sobre a formação do professor indígena, elementos acerca das expectativas dos acadêmicos de um Curso de Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena e seus olhares sobre a educação escolar indígena. Trazemos para o debate os conflitos e tensões resultantes da condição de fronteira em que vivem esses acadêmicos, da etnia Kaingang, que buscam a preservação de sua referência identitária ao mesmo tempo em que estabelecem o diálogo com as inovações da contemporaneidade. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve a análise realizada à luz dos pressupostos da Educação Matemática Crítica, a partir de categorias emergentes assim organizadas: a importância atribuída ao conhecimento; os significados construídos na escola e para a escola; e contingências, perspectivas e o olhar para o futuro. O estudo realizado nos autoriza inferir que as ações propostas no curso mobilizam os acadêmicos para pensar a educação indígena em uma perspectiva emancipatória. |
id |
UEMG-2_b7a67450bb13f38d675fe06b3cbf1661 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1295 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Indígena: a formação do professor em uma perspectiva emancipatória / Indigenous teacher formation: pathways to a emancipatory educationCondição de fronteiraformação do professoreducação escolar indígena.Este texto apresenta resultados de pesquisa sobre a formação do professor indígena, elementos acerca das expectativas dos acadêmicos de um Curso de Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena e seus olhares sobre a educação escolar indígena. Trazemos para o debate os conflitos e tensões resultantes da condição de fronteira em que vivem esses acadêmicos, da etnia Kaingang, que buscam a preservação de sua referência identitária ao mesmo tempo em que estabelecem o diálogo com as inovações da contemporaneidade. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve a análise realizada à luz dos pressupostos da Educação Matemática Crítica, a partir de categorias emergentes assim organizadas: a importância atribuída ao conhecimento; os significados construídos na escola e para a escola; e contingências, perspectivas e o olhar para o futuro. O estudo realizado nos autoriza inferir que as ações propostas no curso mobilizam os acadêmicos para pensar a educação indígena em uma perspectiva emancipatória.EDUEMG2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/129510.24934/eef.v20i32.1295Educação em Foco; Vol. 20 No. 32 (2017): Educação em Foco; 61-78Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 32 (2017): Educação em Foco; 61-78Educação em Foco; v. 20 n. 32 (2017): Educação em Foco; 61-782317-00931519-332210.24934/eef.v20i32reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1295/1476Bernardi, Luci Teresinha Marchiori dos SantosBernardi, Luzane Moraesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-21T21:05:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1295Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-12-21T21:05:14Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Indígena: a formação do professor em uma perspectiva emancipatória / Indigenous teacher formation: pathways to a emancipatory education |
title |
Educação Indígena: a formação do professor em uma perspectiva emancipatória / Indigenous teacher formation: pathways to a emancipatory education |
spellingShingle |
Educação Indígena: a formação do professor em uma perspectiva emancipatória / Indigenous teacher formation: pathways to a emancipatory education Bernardi, Luci Teresinha Marchiori dos Santos Condição de fronteira formação do professor educação escolar indígena. |
title_short |
Educação Indígena: a formação do professor em uma perspectiva emancipatória / Indigenous teacher formation: pathways to a emancipatory education |
title_full |
Educação Indígena: a formação do professor em uma perspectiva emancipatória / Indigenous teacher formation: pathways to a emancipatory education |
title_fullStr |
Educação Indígena: a formação do professor em uma perspectiva emancipatória / Indigenous teacher formation: pathways to a emancipatory education |
title_full_unstemmed |
Educação Indígena: a formação do professor em uma perspectiva emancipatória / Indigenous teacher formation: pathways to a emancipatory education |
title_sort |
Educação Indígena: a formação do professor em uma perspectiva emancipatória / Indigenous teacher formation: pathways to a emancipatory education |
author |
Bernardi, Luci Teresinha Marchiori dos Santos |
author_facet |
Bernardi, Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi, Luzane Moraes |
author_role |
author |
author2 |
Bernardi, Luzane Moraes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardi, Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi, Luzane Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Condição de fronteira formação do professor educação escolar indígena. |
topic |
Condição de fronteira formação do professor educação escolar indígena. |
description |
Este texto apresenta resultados de pesquisa sobre a formação do professor indígena, elementos acerca das expectativas dos acadêmicos de um Curso de Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena e seus olhares sobre a educação escolar indígena. Trazemos para o debate os conflitos e tensões resultantes da condição de fronteira em que vivem esses acadêmicos, da etnia Kaingang, que buscam a preservação de sua referência identitária ao mesmo tempo em que estabelecem o diálogo com as inovações da contemporaneidade. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve a análise realizada à luz dos pressupostos da Educação Matemática Crítica, a partir de categorias emergentes assim organizadas: a importância atribuída ao conhecimento; os significados construídos na escola e para a escola; e contingências, perspectivas e o olhar para o futuro. O estudo realizado nos autoriza inferir que as ações propostas no curso mobilizam os acadêmicos para pensar a educação indígena em uma perspectiva emancipatória. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1295 10.24934/eef.v20i32.1295 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1295 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v20i32.1295 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1295/1476 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 20 No. 32 (2017): Educação em Foco; 61-78 Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 32 (2017): Educação em Foco; 61-78 Educação em Foco; v. 20 n. 32 (2017): Educação em Foco; 61-78 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v20i32 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468985196544 |