As práticas culturais em uma sala de aula de Psicologia em Cabinda/Angola / The cultural practices in the Psychology classrom in Cabinda/Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Reis, Débora Barbosa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gomes, Maria de Fátima Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1604
Resumo: O presente estudo tem como objetivo compreender as práticas culturais de uma sala de aula do curso de Ensino de Psicologia de uma Universidade de Cabinda, em Angola. Fundamentando-se na abordagem teórico-metodológica da Psicologia Histórico-Cultural e da Etnografia em Educação desenvolvemos um estudo contrastivo entre gêneros, tempo de trabalho/estudo e organização da sala de aula. Obteve-se como resultados: o uso da prática histórica angolana da tradição oral e a utilização de práticas de saber de cor como constituintes da formação intelectual das/dos estudantes; os tempos de estudo e trabalho; e relações de gênero entre as/os estudantes angolanos com desigualdades fortemente delineadas, realidade que se encontra atualmente em transformação.
id UEMG-2_b9c02d56ebcdc310c053447aed17b54e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1604
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling As práticas culturais em uma sala de aula de Psicologia em Cabinda/Angola / The cultural practices in the Psychology classrom in Cabinda/AngolaPsicologia Histórico-CulturalSistema Educativo AngolanoEtnografia em Educação.O presente estudo tem como objetivo compreender as práticas culturais de uma sala de aula do curso de Ensino de Psicologia de uma Universidade de Cabinda, em Angola. Fundamentando-se na abordagem teórico-metodológica da Psicologia Histórico-Cultural e da Etnografia em Educação desenvolvemos um estudo contrastivo entre gêneros, tempo de trabalho/estudo e organização da sala de aula. Obteve-se como resultados: o uso da prática histórica angolana da tradição oral e a utilização de práticas de saber de cor como constituintes da formação intelectual das/dos estudantes; os tempos de estudo e trabalho; e relações de gênero entre as/os estudantes angolanos com desigualdades fortemente delineadas, realidade que se encontra atualmente em transformação.EDUEMG2018-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/160410.24934/eef.v21i34.1604Educação em Foco; Vol. 21 No. 34 (2018): Educação em Foco; 35-53Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 34 (2018): Educação em Foco; 35-53Educação em Foco; v. 21 n. 34 (2018): Educação em Foco; 35-532317-00931519-332210.24934/eef.v21i34reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1604/1784Copyright (c) 2018 Débora Barbosa dos Reis, Maria de Fátima Cardoso Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Reis, Débora BarbosaGomes, Maria de Fátima Cardoso2018-09-25T14:59:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1604Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2018-09-25T14:59:41Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv As práticas culturais em uma sala de aula de Psicologia em Cabinda/Angola / The cultural practices in the Psychology classrom in Cabinda/Angola
title As práticas culturais em uma sala de aula de Psicologia em Cabinda/Angola / The cultural practices in the Psychology classrom in Cabinda/Angola
spellingShingle As práticas culturais em uma sala de aula de Psicologia em Cabinda/Angola / The cultural practices in the Psychology classrom in Cabinda/Angola
dos Reis, Débora Barbosa
Psicologia Histórico-Cultural
Sistema Educativo Angolano
Etnografia em Educação.
title_short As práticas culturais em uma sala de aula de Psicologia em Cabinda/Angola / The cultural practices in the Psychology classrom in Cabinda/Angola
title_full As práticas culturais em uma sala de aula de Psicologia em Cabinda/Angola / The cultural practices in the Psychology classrom in Cabinda/Angola
title_fullStr As práticas culturais em uma sala de aula de Psicologia em Cabinda/Angola / The cultural practices in the Psychology classrom in Cabinda/Angola
title_full_unstemmed As práticas culturais em uma sala de aula de Psicologia em Cabinda/Angola / The cultural practices in the Psychology classrom in Cabinda/Angola
title_sort As práticas culturais em uma sala de aula de Psicologia em Cabinda/Angola / The cultural practices in the Psychology classrom in Cabinda/Angola
author dos Reis, Débora Barbosa
author_facet dos Reis, Débora Barbosa
Gomes, Maria de Fátima Cardoso
author_role author
author2 Gomes, Maria de Fátima Cardoso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Reis, Débora Barbosa
Gomes, Maria de Fátima Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia Histórico-Cultural
Sistema Educativo Angolano
Etnografia em Educação.
topic Psicologia Histórico-Cultural
Sistema Educativo Angolano
Etnografia em Educação.
description O presente estudo tem como objetivo compreender as práticas culturais de uma sala de aula do curso de Ensino de Psicologia de uma Universidade de Cabinda, em Angola. Fundamentando-se na abordagem teórico-metodológica da Psicologia Histórico-Cultural e da Etnografia em Educação desenvolvemos um estudo contrastivo entre gêneros, tempo de trabalho/estudo e organização da sala de aula. Obteve-se como resultados: o uso da prática histórica angolana da tradição oral e a utilização de práticas de saber de cor como constituintes da formação intelectual das/dos estudantes; os tempos de estudo e trabalho; e relações de gênero entre as/os estudantes angolanos com desigualdades fortemente delineadas, realidade que se encontra atualmente em transformação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1604
10.24934/eef.v21i34.1604
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1604
identifier_str_mv 10.24934/eef.v21i34.1604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1604/1784
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Débora Barbosa dos Reis, Maria de Fátima Cardoso Gomes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Débora Barbosa dos Reis, Maria de Fátima Cardoso Gomes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 21 No. 34 (2018): Educação em Foco; 35-53
Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 34 (2018): Educação em Foco; 35-53
Educação em Foco; v. 21 n. 34 (2018): Educação em Foco; 35-53
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v21i34
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469284040704