As práticas culturais em uma sala de aula de Psicologia em Cabinda/Angola / The cultural practices in the Psychology classrom in Cabinda/Angola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1604 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo compreender as práticas culturais de uma sala de aula do curso de Ensino de Psicologia de uma Universidade de Cabinda, em Angola. Fundamentando-se na abordagem teórico-metodológica da Psicologia Histórico-Cultural e da Etnografia em Educação desenvolvemos um estudo contrastivo entre gêneros, tempo de trabalho/estudo e organização da sala de aula. Obteve-se como resultados: o uso da prática histórica angolana da tradição oral e a utilização de práticas de saber de cor como constituintes da formação intelectual das/dos estudantes; os tempos de estudo e trabalho; e relações de gênero entre as/os estudantes angolanos com desigualdades fortemente delineadas, realidade que se encontra atualmente em transformação. |
id |
UEMG-2_b9c02d56ebcdc310c053447aed17b54e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1604 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
As práticas culturais em uma sala de aula de Psicologia em Cabinda/Angola / The cultural practices in the Psychology classrom in Cabinda/AngolaPsicologia Histórico-CulturalSistema Educativo AngolanoEtnografia em Educação.O presente estudo tem como objetivo compreender as práticas culturais de uma sala de aula do curso de Ensino de Psicologia de uma Universidade de Cabinda, em Angola. Fundamentando-se na abordagem teórico-metodológica da Psicologia Histórico-Cultural e da Etnografia em Educação desenvolvemos um estudo contrastivo entre gêneros, tempo de trabalho/estudo e organização da sala de aula. Obteve-se como resultados: o uso da prática histórica angolana da tradição oral e a utilização de práticas de saber de cor como constituintes da formação intelectual das/dos estudantes; os tempos de estudo e trabalho; e relações de gênero entre as/os estudantes angolanos com desigualdades fortemente delineadas, realidade que se encontra atualmente em transformação.EDUEMG2018-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/160410.24934/eef.v21i34.1604Educação em Foco; Vol. 21 No. 34 (2018): Educação em Foco; 35-53Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 34 (2018): Educação em Foco; 35-53Educação em Foco; v. 21 n. 34 (2018): Educação em Foco; 35-532317-00931519-332210.24934/eef.v21i34reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1604/1784Copyright (c) 2018 Débora Barbosa dos Reis, Maria de Fátima Cardoso Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Reis, Débora BarbosaGomes, Maria de Fátima Cardoso2018-09-25T14:59:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1604Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2018-09-25T14:59:41Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As práticas culturais em uma sala de aula de Psicologia em Cabinda/Angola / The cultural practices in the Psychology classrom in Cabinda/Angola |
title |
As práticas culturais em uma sala de aula de Psicologia em Cabinda/Angola / The cultural practices in the Psychology classrom in Cabinda/Angola |
spellingShingle |
As práticas culturais em uma sala de aula de Psicologia em Cabinda/Angola / The cultural practices in the Psychology classrom in Cabinda/Angola dos Reis, Débora Barbosa Psicologia Histórico-Cultural Sistema Educativo Angolano Etnografia em Educação. |
title_short |
As práticas culturais em uma sala de aula de Psicologia em Cabinda/Angola / The cultural practices in the Psychology classrom in Cabinda/Angola |
title_full |
As práticas culturais em uma sala de aula de Psicologia em Cabinda/Angola / The cultural practices in the Psychology classrom in Cabinda/Angola |
title_fullStr |
As práticas culturais em uma sala de aula de Psicologia em Cabinda/Angola / The cultural practices in the Psychology classrom in Cabinda/Angola |
title_full_unstemmed |
As práticas culturais em uma sala de aula de Psicologia em Cabinda/Angola / The cultural practices in the Psychology classrom in Cabinda/Angola |
title_sort |
As práticas culturais em uma sala de aula de Psicologia em Cabinda/Angola / The cultural practices in the Psychology classrom in Cabinda/Angola |
author |
dos Reis, Débora Barbosa |
author_facet |
dos Reis, Débora Barbosa Gomes, Maria de Fátima Cardoso |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Maria de Fátima Cardoso |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Reis, Débora Barbosa Gomes, Maria de Fátima Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Histórico-Cultural Sistema Educativo Angolano Etnografia em Educação. |
topic |
Psicologia Histórico-Cultural Sistema Educativo Angolano Etnografia em Educação. |
description |
O presente estudo tem como objetivo compreender as práticas culturais de uma sala de aula do curso de Ensino de Psicologia de uma Universidade de Cabinda, em Angola. Fundamentando-se na abordagem teórico-metodológica da Psicologia Histórico-Cultural e da Etnografia em Educação desenvolvemos um estudo contrastivo entre gêneros, tempo de trabalho/estudo e organização da sala de aula. Obteve-se como resultados: o uso da prática histórica angolana da tradição oral e a utilização de práticas de saber de cor como constituintes da formação intelectual das/dos estudantes; os tempos de estudo e trabalho; e relações de gênero entre as/os estudantes angolanos com desigualdades fortemente delineadas, realidade que se encontra atualmente em transformação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1604 10.24934/eef.v21i34.1604 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1604 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v21i34.1604 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1604/1784 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Débora Barbosa dos Reis, Maria de Fátima Cardoso Gomes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Débora Barbosa dos Reis, Maria de Fátima Cardoso Gomes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 21 No. 34 (2018): Educação em Foco; 35-53 Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 34 (2018): Educação em Foco; 35-53 Educação em Foco; v. 21 n. 34 (2018): Educação em Foco; 35-53 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v21i34 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469284040704 |