Gestão educacional e escolar e a qualidade do ensino / Management educational and school and the quality of teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cândido, Rita de Kassia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gentilini, João Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2738
Resumo: O presente artigo visa fazer uma discussão sobre o conceito de qualidade na área educacional, a partir da lógica da gestão escolar. Para tanto, foi realizada uma análise histórica das mudanças que ocorreram no campo da administração, desde os anos 60 e 70, que trazia a lógica industrial para o campo das organizações escolares, orientadas pela vertente Taylor-Fordista, até os processos ocorridos pós-Constituição de 1988 e LDB 9394/1996, com uma abertura à participação e ideais mais democráticos. Para tanto, buscamos abordar o conceito de qualidade, advindo dessa nova ordem democrática, em que o coletivo é chamado para discutir o que espera da educação, por meio da abertura dos processos educativos. Tal análise partiu de um levantamento bibliográfico, sob a luz de autores que teceram importantes trabalhos voltados à área da gestão escolar.
id UEMG-2_c3cb3bdcf872df0e4ada09af270eb3fd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2738
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Gestão educacional e escolar e a qualidade do ensino / Management educational and school and the quality of teachingGestão-qualidade-educaçãoO presente artigo visa fazer uma discussão sobre o conceito de qualidade na área educacional, a partir da lógica da gestão escolar. Para tanto, foi realizada uma análise histórica das mudanças que ocorreram no campo da administração, desde os anos 60 e 70, que trazia a lógica industrial para o campo das organizações escolares, orientadas pela vertente Taylor-Fordista, até os processos ocorridos pós-Constituição de 1988 e LDB 9394/1996, com uma abertura à participação e ideais mais democráticos. Para tanto, buscamos abordar o conceito de qualidade, advindo dessa nova ordem democrática, em que o coletivo é chamado para discutir o que espera da educação, por meio da abertura dos processos educativos. Tal análise partiu de um levantamento bibliográfico, sob a luz de autores que teceram importantes trabalhos voltados à área da gestão escolar.EDUEMG2019-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/273810.24934/eef.v22i37.2738Educação em Foco; Vol. 22 No. 37 (2019): Educação em Foco; 114-131Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 37 (2019): Educação em Foco; 114-131Educação em Foco; v. 22 n. 37 (2019): Educação em Foco; 114-1312317-00931519-332210.24934/eef.v22i37reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2738/2137Copyright (c) 2019 RITA DE KASSIA CANDIDO, João Augusto Gentiliniinfo:eu-repo/semantics/openAccessCândido, Rita de KassiaGentilini, João Augusto2019-08-13T01:51:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2738Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2019-08-13T01:51:37Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão educacional e escolar e a qualidade do ensino / Management educational and school and the quality of teaching
title Gestão educacional e escolar e a qualidade do ensino / Management educational and school and the quality of teaching
spellingShingle Gestão educacional e escolar e a qualidade do ensino / Management educational and school and the quality of teaching
Cândido, Rita de Kassia
Gestão-qualidade-educação
title_short Gestão educacional e escolar e a qualidade do ensino / Management educational and school and the quality of teaching
title_full Gestão educacional e escolar e a qualidade do ensino / Management educational and school and the quality of teaching
title_fullStr Gestão educacional e escolar e a qualidade do ensino / Management educational and school and the quality of teaching
title_full_unstemmed Gestão educacional e escolar e a qualidade do ensino / Management educational and school and the quality of teaching
title_sort Gestão educacional e escolar e a qualidade do ensino / Management educational and school and the quality of teaching
author Cândido, Rita de Kassia
author_facet Cândido, Rita de Kassia
Gentilini, João Augusto
author_role author
author2 Gentilini, João Augusto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cândido, Rita de Kassia
Gentilini, João Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão-qualidade-educação
topic Gestão-qualidade-educação
description O presente artigo visa fazer uma discussão sobre o conceito de qualidade na área educacional, a partir da lógica da gestão escolar. Para tanto, foi realizada uma análise histórica das mudanças que ocorreram no campo da administração, desde os anos 60 e 70, que trazia a lógica industrial para o campo das organizações escolares, orientadas pela vertente Taylor-Fordista, até os processos ocorridos pós-Constituição de 1988 e LDB 9394/1996, com uma abertura à participação e ideais mais democráticos. Para tanto, buscamos abordar o conceito de qualidade, advindo dessa nova ordem democrática, em que o coletivo é chamado para discutir o que espera da educação, por meio da abertura dos processos educativos. Tal análise partiu de um levantamento bibliográfico, sob a luz de autores que teceram importantes trabalhos voltados à área da gestão escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2738
10.24934/eef.v22i37.2738
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2738
identifier_str_mv 10.24934/eef.v22i37.2738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2738/2137
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 RITA DE KASSIA CANDIDO, João Augusto Gentilini
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 RITA DE KASSIA CANDIDO, João Augusto Gentilini
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 22 No. 37 (2019): Educação em Foco; 114-131
Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 37 (2019): Educação em Foco; 114-131
Educação em Foco; v. 22 n. 37 (2019): Educação em Foco; 114-131
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v22i37
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469734928384