Gestão educacional e escolar e a qualidade do ensino / Management educational and school and the quality of teaching
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2738 |
Resumo: | O presente artigo visa fazer uma discussão sobre o conceito de qualidade na área educacional, a partir da lógica da gestão escolar. Para tanto, foi realizada uma análise histórica das mudanças que ocorreram no campo da administração, desde os anos 60 e 70, que trazia a lógica industrial para o campo das organizações escolares, orientadas pela vertente Taylor-Fordista, até os processos ocorridos pós-Constituição de 1988 e LDB 9394/1996, com uma abertura à participação e ideais mais democráticos. Para tanto, buscamos abordar o conceito de qualidade, advindo dessa nova ordem democrática, em que o coletivo é chamado para discutir o que espera da educação, por meio da abertura dos processos educativos. Tal análise partiu de um levantamento bibliográfico, sob a luz de autores que teceram importantes trabalhos voltados à área da gestão escolar. |
id |
UEMG-2_c3cb3bdcf872df0e4ada09af270eb3fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2738 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão educacional e escolar e a qualidade do ensino / Management educational and school and the quality of teachingGestão-qualidade-educaçãoO presente artigo visa fazer uma discussão sobre o conceito de qualidade na área educacional, a partir da lógica da gestão escolar. Para tanto, foi realizada uma análise histórica das mudanças que ocorreram no campo da administração, desde os anos 60 e 70, que trazia a lógica industrial para o campo das organizações escolares, orientadas pela vertente Taylor-Fordista, até os processos ocorridos pós-Constituição de 1988 e LDB 9394/1996, com uma abertura à participação e ideais mais democráticos. Para tanto, buscamos abordar o conceito de qualidade, advindo dessa nova ordem democrática, em que o coletivo é chamado para discutir o que espera da educação, por meio da abertura dos processos educativos. Tal análise partiu de um levantamento bibliográfico, sob a luz de autores que teceram importantes trabalhos voltados à área da gestão escolar.EDUEMG2019-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/273810.24934/eef.v22i37.2738Educação em Foco; Vol. 22 No. 37 (2019): Educação em Foco; 114-131Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 37 (2019): Educação em Foco; 114-131Educação em Foco; v. 22 n. 37 (2019): Educação em Foco; 114-1312317-00931519-332210.24934/eef.v22i37reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2738/2137Copyright (c) 2019 RITA DE KASSIA CANDIDO, João Augusto Gentiliniinfo:eu-repo/semantics/openAccessCândido, Rita de KassiaGentilini, João Augusto2019-08-13T01:51:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2738Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2019-08-13T01:51:37Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão educacional e escolar e a qualidade do ensino / Management educational and school and the quality of teaching |
title |
Gestão educacional e escolar e a qualidade do ensino / Management educational and school and the quality of teaching |
spellingShingle |
Gestão educacional e escolar e a qualidade do ensino / Management educational and school and the quality of teaching Cândido, Rita de Kassia Gestão-qualidade-educação |
title_short |
Gestão educacional e escolar e a qualidade do ensino / Management educational and school and the quality of teaching |
title_full |
Gestão educacional e escolar e a qualidade do ensino / Management educational and school and the quality of teaching |
title_fullStr |
Gestão educacional e escolar e a qualidade do ensino / Management educational and school and the quality of teaching |
title_full_unstemmed |
Gestão educacional e escolar e a qualidade do ensino / Management educational and school and the quality of teaching |
title_sort |
Gestão educacional e escolar e a qualidade do ensino / Management educational and school and the quality of teaching |
author |
Cândido, Rita de Kassia |
author_facet |
Cândido, Rita de Kassia Gentilini, João Augusto |
author_role |
author |
author2 |
Gentilini, João Augusto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cândido, Rita de Kassia Gentilini, João Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão-qualidade-educação |
topic |
Gestão-qualidade-educação |
description |
O presente artigo visa fazer uma discussão sobre o conceito de qualidade na área educacional, a partir da lógica da gestão escolar. Para tanto, foi realizada uma análise histórica das mudanças que ocorreram no campo da administração, desde os anos 60 e 70, que trazia a lógica industrial para o campo das organizações escolares, orientadas pela vertente Taylor-Fordista, até os processos ocorridos pós-Constituição de 1988 e LDB 9394/1996, com uma abertura à participação e ideais mais democráticos. Para tanto, buscamos abordar o conceito de qualidade, advindo dessa nova ordem democrática, em que o coletivo é chamado para discutir o que espera da educação, por meio da abertura dos processos educativos. Tal análise partiu de um levantamento bibliográfico, sob a luz de autores que teceram importantes trabalhos voltados à área da gestão escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2738 10.24934/eef.v22i37.2738 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2738 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v22i37.2738 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2738/2137 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 RITA DE KASSIA CANDIDO, João Augusto Gentilini info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 RITA DE KASSIA CANDIDO, João Augusto Gentilini |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 22 No. 37 (2019): Educação em Foco; 114-131 Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 37 (2019): Educação em Foco; 114-131 Educação em Foco; v. 22 n. 37 (2019): Educação em Foco; 114-131 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v22i37 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469734928384 |