AÇÕES FORMATIVAS NO ESPAÇO SINDICAL: INFLUÊNCIA SOBRE AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS NA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2913 |
Resumo: | Este artigo é um recorte de uma pesquisa mais ampla que tem como objetivo geral compreender as contribuições da prática sindical para a docência, buscando captar, através de observações e questionários junto a professores que participam do Sindicato de Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (SEPE) – núcleo Duque de Caxias, as influências do sindicalismo na atuação do professor. A opção teórica é a literatura desenvolvida no campo da educação sobre associativismo/sindicalismo e profissão docente. As observações foram realizadas ao longo do período de julho de 2015 a julho 2017 nos fóruns ordinários e extraordinários nesse núcleo com objetivo de destacar a organização de práticas formativas no espaço sindical. Com uma devolutiva de 213 questionários aplicados no decorrer da data-base de 2016, destacamos nesse trabalho, as respostas referentes à influência da participação sindical no exercício da docência e nas relações estabelecidas na escola. Como achados de pesquisa ressaltamos a formação político-pedagógica e político-sindical desenvolvidas pelos militantes conforme sua participação nas atividades sindicais. |
id |
UEMG-2_c6b04494af81aed0ce094c7385c8db8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2913 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
AÇÕES FORMATIVAS NO ESPAÇO SINDICAL: INFLUÊNCIA SOBRE AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS NA ESCOLAparticipação sindicalformação docenteação formativaEste artigo é um recorte de uma pesquisa mais ampla que tem como objetivo geral compreender as contribuições da prática sindical para a docência, buscando captar, através de observações e questionários junto a professores que participam do Sindicato de Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (SEPE) – núcleo Duque de Caxias, as influências do sindicalismo na atuação do professor. A opção teórica é a literatura desenvolvida no campo da educação sobre associativismo/sindicalismo e profissão docente. As observações foram realizadas ao longo do período de julho de 2015 a julho 2017 nos fóruns ordinários e extraordinários nesse núcleo com objetivo de destacar a organização de práticas formativas no espaço sindical. Com uma devolutiva de 213 questionários aplicados no decorrer da data-base de 2016, destacamos nesse trabalho, as respostas referentes à influência da participação sindical no exercício da docência e nas relações estabelecidas na escola. Como achados de pesquisa ressaltamos a formação político-pedagógica e político-sindical desenvolvidas pelos militantes conforme sua participação nas atividades sindicais. EDUEMG2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/291310.24934/eef.v22i38.2913Educação em Foco; Vol. 22 No. 38 (2019): Educação em Foco; 44-65Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 38 (2019): Educação em Foco; 44-65Educação em Foco; v. 22 n. 38 (2019): Educação em Foco; 44-652317-00931519-332210.24934/eef.v22i38reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2913/2504Copyright (c) 2019 Marluce Souza de Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Marluce Souza de2020-08-24T20:19:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2913Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-08-24T20:19:37Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AÇÕES FORMATIVAS NO ESPAÇO SINDICAL: INFLUÊNCIA SOBRE AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS NA ESCOLA |
title |
AÇÕES FORMATIVAS NO ESPAÇO SINDICAL: INFLUÊNCIA SOBRE AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS NA ESCOLA |
spellingShingle |
AÇÕES FORMATIVAS NO ESPAÇO SINDICAL: INFLUÊNCIA SOBRE AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS NA ESCOLA Andrade, Marluce Souza de participação sindical formação docente ação formativa |
title_short |
AÇÕES FORMATIVAS NO ESPAÇO SINDICAL: INFLUÊNCIA SOBRE AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS NA ESCOLA |
title_full |
AÇÕES FORMATIVAS NO ESPAÇO SINDICAL: INFLUÊNCIA SOBRE AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS NA ESCOLA |
title_fullStr |
AÇÕES FORMATIVAS NO ESPAÇO SINDICAL: INFLUÊNCIA SOBRE AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS NA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
AÇÕES FORMATIVAS NO ESPAÇO SINDICAL: INFLUÊNCIA SOBRE AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS NA ESCOLA |
title_sort |
AÇÕES FORMATIVAS NO ESPAÇO SINDICAL: INFLUÊNCIA SOBRE AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS NA ESCOLA |
author |
Andrade, Marluce Souza de |
author_facet |
Andrade, Marluce Souza de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Marluce Souza de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
participação sindical formação docente ação formativa |
topic |
participação sindical formação docente ação formativa |
description |
Este artigo é um recorte de uma pesquisa mais ampla que tem como objetivo geral compreender as contribuições da prática sindical para a docência, buscando captar, através de observações e questionários junto a professores que participam do Sindicato de Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (SEPE) – núcleo Duque de Caxias, as influências do sindicalismo na atuação do professor. A opção teórica é a literatura desenvolvida no campo da educação sobre associativismo/sindicalismo e profissão docente. As observações foram realizadas ao longo do período de julho de 2015 a julho 2017 nos fóruns ordinários e extraordinários nesse núcleo com objetivo de destacar a organização de práticas formativas no espaço sindical. Com uma devolutiva de 213 questionários aplicados no decorrer da data-base de 2016, destacamos nesse trabalho, as respostas referentes à influência da participação sindical no exercício da docência e nas relações estabelecidas na escola. Como achados de pesquisa ressaltamos a formação político-pedagógica e político-sindical desenvolvidas pelos militantes conforme sua participação nas atividades sindicais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2913 10.24934/eef.v22i38.2913 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2913 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v22i38.2913 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2913/2504 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Marluce Souza de Andrade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Marluce Souza de Andrade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 22 No. 38 (2019): Educação em Foco; 44-65 Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 38 (2019): Educação em Foco; 44-65 Educação em Foco; v. 22 n. 38 (2019): Educação em Foco; 44-65 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v22i38 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469756948480 |