A RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO: NEOLIBERALISMO E AÇÃO SINDICAL NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Nilda Rodrigues de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7590
Resumo: O presente resumo é resultado do projeto “A relação Trabalho e Educação: Neoliberalismo e Ação Sindical no Brasil”. Projeto este que tem por objetivo abordar sobre a relação trabalho e educação profissional dentro do projeto neoliberal e as propostas de qualificação para os trabalhadores, oriundas e implementadas pelo Estado, juntamente com as propostas e respostas da Ação Sindical submetidas ou não a tais políticas de formação profissional dos trabalhadores. Pretendemos desenvolver a pesquisa analisando o contexto em que as novas formas de trabalho foram inseridas nas empresas, no setor produtivo, com novos padrões organizacionais e tecnologicamente avançados. Tal processo tem sérias implicações sobre a relação dos trabalhadores entre si e com o trabalho, determinando novas formas de identidades sociais, deixando as relações fragilizadas à medida que a referência deixa de ser coletiva ou sustentada em coletivos de trabalhadores, e passa a ser individual, fragmentada, alimentada e incentivada pelo isolamento no mercado. Tais mudanças têm forte impacto sobre os trabalhadores e os sindicatos, levando a precarização e o enfraquecimento da ação coletiva, pulverizando o poder sindical e colocando os sindicatos numa posição defensiva. O desemprego crescente tende a reforçar a não negociação com os trabalhadores. Assim, a ação sindical brasileira ocupa uma posição defensiva e reconfigura seus espaços, buscando outros campos de atuação, como na definição das políticas publicas para qualificação da força de trabalho, sobretudo, daquela colocada no desemprego. A metodologia empregada para construção da dissertação em andamento fundamenta-se na utilização de referenciais bibliográficos que verse sobre os conceitos trabalho, educação, educação profissional, qualificação, etc., entre documentos e entrevistas com assessores das Centrais Sindicais (CUT e FS). O método de abordagem empregado é a perspectiva dialética histórica, que em principio, possibilita a compreensão dos meios e do processo que acarretou tais mudanças, podendo ser correlacionado com as perspectivas que permeiam o debate sobre as políticas sociais, bem como, possibilitar a compreensão da historicidade dos processos simultaneamente às suas particularidades internas, preservando suas especificidades.
id UNICESU -1_13c9f936d8169ac2f158600b2ecf2e4a
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7590
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO: NEOLIBERALISMO E AÇÃO SINDICAL NO BRASILTrabalhoAção sindicalQualificaçãoO presente resumo é resultado do projeto “A relação Trabalho e Educação: Neoliberalismo e Ação Sindical no Brasil”. Projeto este que tem por objetivo abordar sobre a relação trabalho e educação profissional dentro do projeto neoliberal e as propostas de qualificação para os trabalhadores, oriundas e implementadas pelo Estado, juntamente com as propostas e respostas da Ação Sindical submetidas ou não a tais políticas de formação profissional dos trabalhadores. Pretendemos desenvolver a pesquisa analisando o contexto em que as novas formas de trabalho foram inseridas nas empresas, no setor produtivo, com novos padrões organizacionais e tecnologicamente avançados. Tal processo tem sérias implicações sobre a relação dos trabalhadores entre si e com o trabalho, determinando novas formas de identidades sociais, deixando as relações fragilizadas à medida que a referência deixa de ser coletiva ou sustentada em coletivos de trabalhadores, e passa a ser individual, fragmentada, alimentada e incentivada pelo isolamento no mercado. Tais mudanças têm forte impacto sobre os trabalhadores e os sindicatos, levando a precarização e o enfraquecimento da ação coletiva, pulverizando o poder sindical e colocando os sindicatos numa posição defensiva. O desemprego crescente tende a reforçar a não negociação com os trabalhadores. Assim, a ação sindical brasileira ocupa uma posição defensiva e reconfigura seus espaços, buscando outros campos de atuação, como na definição das políticas publicas para qualificação da força de trabalho, sobretudo, daquela colocada no desemprego. A metodologia empregada para construção da dissertação em andamento fundamenta-se na utilização de referenciais bibliográficos que verse sobre os conceitos trabalho, educação, educação profissional, qualificação, etc., entre documentos e entrevistas com assessores das Centrais Sindicais (CUT e FS). O método de abordagem empregado é a perspectiva dialética histórica, que em principio, possibilita a compreensão dos meios e do processo que acarretou tais mudanças, podendo ser correlacionado com as perspectivas que permeiam o debate sobre as políticas sociais, bem como, possibilitar a compreensão da historicidade dos processos simultaneamente às suas particularidades internas, preservando suas especificidades.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-16T15:50:20Z2005-10-192021-02-16T15:50:20Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7590porSOUZA, Nilda Rodrigues deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-17T06:01:42ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv A RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO: NEOLIBERALISMO E AÇÃO SINDICAL NO BRASIL
title A RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO: NEOLIBERALISMO E AÇÃO SINDICAL NO BRASIL
spellingShingle A RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO: NEOLIBERALISMO E AÇÃO SINDICAL NO BRASIL
SOUZA, Nilda Rodrigues de
Trabalho
Ação sindical
Qualificação
title_short A RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO: NEOLIBERALISMO E AÇÃO SINDICAL NO BRASIL
title_full A RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO: NEOLIBERALISMO E AÇÃO SINDICAL NO BRASIL
title_fullStr A RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO: NEOLIBERALISMO E AÇÃO SINDICAL NO BRASIL
title_full_unstemmed A RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO: NEOLIBERALISMO E AÇÃO SINDICAL NO BRASIL
title_sort A RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO: NEOLIBERALISMO E AÇÃO SINDICAL NO BRASIL
author SOUZA, Nilda Rodrigues de
author_facet SOUZA, Nilda Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Nilda Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho
Ação sindical
Qualificação
topic Trabalho
Ação sindical
Qualificação
description O presente resumo é resultado do projeto “A relação Trabalho e Educação: Neoliberalismo e Ação Sindical no Brasil”. Projeto este que tem por objetivo abordar sobre a relação trabalho e educação profissional dentro do projeto neoliberal e as propostas de qualificação para os trabalhadores, oriundas e implementadas pelo Estado, juntamente com as propostas e respostas da Ação Sindical submetidas ou não a tais políticas de formação profissional dos trabalhadores. Pretendemos desenvolver a pesquisa analisando o contexto em que as novas formas de trabalho foram inseridas nas empresas, no setor produtivo, com novos padrões organizacionais e tecnologicamente avançados. Tal processo tem sérias implicações sobre a relação dos trabalhadores entre si e com o trabalho, determinando novas formas de identidades sociais, deixando as relações fragilizadas à medida que a referência deixa de ser coletiva ou sustentada em coletivos de trabalhadores, e passa a ser individual, fragmentada, alimentada e incentivada pelo isolamento no mercado. Tais mudanças têm forte impacto sobre os trabalhadores e os sindicatos, levando a precarização e o enfraquecimento da ação coletiva, pulverizando o poder sindical e colocando os sindicatos numa posição defensiva. O desemprego crescente tende a reforçar a não negociação com os trabalhadores. Assim, a ação sindical brasileira ocupa uma posição defensiva e reconfigura seus espaços, buscando outros campos de atuação, como na definição das políticas publicas para qualificação da força de trabalho, sobretudo, daquela colocada no desemprego. A metodologia empregada para construção da dissertação em andamento fundamenta-se na utilização de referenciais bibliográficos que verse sobre os conceitos trabalho, educação, educação profissional, qualificação, etc., entre documentos e entrevistas com assessores das Centrais Sindicais (CUT e FS). O método de abordagem empregado é a perspectiva dialética histórica, que em principio, possibilita a compreensão dos meios e do processo que acarretou tais mudanças, podendo ser correlacionado com as perspectivas que permeiam o debate sobre as políticas sociais, bem como, possibilitar a compreensão da historicidade dos processos simultaneamente às suas particularidades internas, preservando suas especificidades.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-16T15:50:20Z
2021-02-16T15:50:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Presencial
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7590
identifier_str_mv Presencial
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771947638325248