ESCRITORES DA LIBERDADE: AUTOBIOGRAFIAS DE ESCRAVOS, MEMÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA DA SILVA, ALEXANDRA
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1177
Resumo: Explorar as narrativas de vida de ex-escravos nascidos no século XIX, nos Estados Unidos, é o horizonte do presente trabalho. O conjunto documental abarca os escritos de sujeitos como Frederick Douglass (1818-1895), Booker Washington (1856- 1915) e Harriet Jacobs (1813-1897). Busca-se interrogar os sentidos da educação na vida de homens e mulheres que vivenciaram a escravidão, a fim de refletir sobre a importância do registro escrito e da leitura na experiência de tais sujeitos. O presente estudo situa-se no campo da história da educação e compreende as narrativas de vida como um ego-documento, uma vez que a narrativa e a memória são elementos constituintes da prática de registrar a própria vida.
id UEMG-2_c7d72989ba6c7d2bb17b3ce66f4227fd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1177
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling ESCRITORES DA LIBERDADE: AUTOBIOGRAFIAS DE ESCRAVOS, MEMÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃOAutobiografiasEx-escravosMemóriasExplorar as narrativas de vida de ex-escravos nascidos no século XIX, nos Estados Unidos, é o horizonte do presente trabalho. O conjunto documental abarca os escritos de sujeitos como Frederick Douglass (1818-1895), Booker Washington (1856- 1915) e Harriet Jacobs (1813-1897). Busca-se interrogar os sentidos da educação na vida de homens e mulheres que vivenciaram a escravidão, a fim de refletir sobre a importância do registro escrito e da leitura na experiência de tais sujeitos. O presente estudo situa-se no campo da história da educação e compreende as narrativas de vida como um ego-documento, uma vez que a narrativa e a memória são elementos constituintes da prática de registrar a própria vida.EDUEMG2016-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/117710.24934/eef.v19i28.1177Educação em Foco; Vol. 19 No. 28 (2016): Educação em Foco; 103-132Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 28 (2016): Educação em Foco; 103-132Educação em Foco; v. 19 n. 28 (2016): Educação em Foco; 103-1322317-00931519-332210.24934/eef.v19i28reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1177/979LIMA DA SILVA, ALEXANDRAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1177Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv ESCRITORES DA LIBERDADE: AUTOBIOGRAFIAS DE ESCRAVOS, MEMÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
title ESCRITORES DA LIBERDADE: AUTOBIOGRAFIAS DE ESCRAVOS, MEMÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
spellingShingle ESCRITORES DA LIBERDADE: AUTOBIOGRAFIAS DE ESCRAVOS, MEMÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
LIMA DA SILVA, ALEXANDRA
Autobiografias
Ex-escravos
Memórias
title_short ESCRITORES DA LIBERDADE: AUTOBIOGRAFIAS DE ESCRAVOS, MEMÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
title_full ESCRITORES DA LIBERDADE: AUTOBIOGRAFIAS DE ESCRAVOS, MEMÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
title_fullStr ESCRITORES DA LIBERDADE: AUTOBIOGRAFIAS DE ESCRAVOS, MEMÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed ESCRITORES DA LIBERDADE: AUTOBIOGRAFIAS DE ESCRAVOS, MEMÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
title_sort ESCRITORES DA LIBERDADE: AUTOBIOGRAFIAS DE ESCRAVOS, MEMÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
author LIMA DA SILVA, ALEXANDRA
author_facet LIMA DA SILVA, ALEXANDRA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA DA SILVA, ALEXANDRA
dc.subject.por.fl_str_mv Autobiografias
Ex-escravos
Memórias
topic Autobiografias
Ex-escravos
Memórias
description Explorar as narrativas de vida de ex-escravos nascidos no século XIX, nos Estados Unidos, é o horizonte do presente trabalho. O conjunto documental abarca os escritos de sujeitos como Frederick Douglass (1818-1895), Booker Washington (1856- 1915) e Harriet Jacobs (1813-1897). Busca-se interrogar os sentidos da educação na vida de homens e mulheres que vivenciaram a escravidão, a fim de refletir sobre a importância do registro escrito e da leitura na experiência de tais sujeitos. O presente estudo situa-se no campo da história da educação e compreende as narrativas de vida como um ego-documento, uma vez que a narrativa e a memória são elementos constituintes da prática de registrar a própria vida.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1177
10.24934/eef.v19i28.1177
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1177
identifier_str_mv 10.24934/eef.v19i28.1177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1177/979
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 19 No. 28 (2016): Educação em Foco; 103-132
Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 28 (2016): Educação em Foco; 103-132
Educação em Foco; v. 19 n. 28 (2016): Educação em Foco; 103-132
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v19i28
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468953739264