Escolas do Campo: caminhos possíveis para a superação da lógica capitalista / Rural Schools: possible ways to overcome capitalist logic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenção, Claudemir
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rasnheski, Fernando, Machado, Ilma Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3072
Resumo: Neste trabalho, abordamos sobre o papel da educação em uma sociedade de classes, estabelecendo uma relação entre a escola e o capital, bem como identificando as formas que ele assume para não ser percebido e continuar agindo. Nesse contexto, ganha destaque a função do livro didático no desenvolvimento do currículo. Buscamos refletir sobre as contradições que permeiam a escola e sobre alguns caminhos possíveis para a superação da forma escolar capitalista, de modo especial, nas escolas do campo. Este texto articula experiências e reflexões teóricas de seus autores, referenciadas em Freitas (2012), Pistrak (2011), Sacristán (2000), Marcelites e Vendramini (2012), Caldart (2008), Mészáros (2008), entre outros. Ressaltamos que romper com a lógica de escola capitalista exige repensar o Projeto Político-Pedagógico, exercitar o trabalho coletivo, auto-organização e participação ativa em diversos âmbitos e, ao mesmo tempo, reconhecer a autonomia de cada local para promover a transformação dentro de suas possibilidades.
id UEMG-2_c859840c54d029879927bd2b6605c6e5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3072
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Escolas do Campo: caminhos possíveis para a superação da lógica capitalista / Rural Schools: possible ways to overcome capitalist logicEscola capitalistaEducação do CampoOrganização escolarCurrículoNeste trabalho, abordamos sobre o papel da educação em uma sociedade de classes, estabelecendo uma relação entre a escola e o capital, bem como identificando as formas que ele assume para não ser percebido e continuar agindo. Nesse contexto, ganha destaque a função do livro didático no desenvolvimento do currículo. Buscamos refletir sobre as contradições que permeiam a escola e sobre alguns caminhos possíveis para a superação da forma escolar capitalista, de modo especial, nas escolas do campo. Este texto articula experiências e reflexões teóricas de seus autores, referenciadas em Freitas (2012), Pistrak (2011), Sacristán (2000), Marcelites e Vendramini (2012), Caldart (2008), Mészáros (2008), entre outros. Ressaltamos que romper com a lógica de escola capitalista exige repensar o Projeto Político-Pedagógico, exercitar o trabalho coletivo, auto-organização e participação ativa em diversos âmbitos e, ao mesmo tempo, reconhecer a autonomia de cada local para promover a transformação dentro de suas possibilidades.EDUEMG2019-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/307210.24934/eef.v22i37.3072Educação em Foco; Vol. 22 No. 37 (2019): Educação em Foco; 132-150Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 37 (2019): Educação em Foco; 132-150Educação em Foco; v. 22 n. 37 (2019): Educação em Foco; 132-1502317-00931519-332210.24934/eef.v22i37reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3072/2138Copyright (c) 2019 Claudemir Lourenção, Fernando Rasnheski, Ilma Ferreira Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLourenção, ClaudemirRasnheski, FernandoMachado, Ilma Ferreira2019-08-13T01:51:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3072Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2019-08-13T01:51:37Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolas do Campo: caminhos possíveis para a superação da lógica capitalista / Rural Schools: possible ways to overcome capitalist logic
title Escolas do Campo: caminhos possíveis para a superação da lógica capitalista / Rural Schools: possible ways to overcome capitalist logic
spellingShingle Escolas do Campo: caminhos possíveis para a superação da lógica capitalista / Rural Schools: possible ways to overcome capitalist logic
Lourenção, Claudemir
Escola capitalista
Educação do Campo
Organização escolar
Currículo
title_short Escolas do Campo: caminhos possíveis para a superação da lógica capitalista / Rural Schools: possible ways to overcome capitalist logic
title_full Escolas do Campo: caminhos possíveis para a superação da lógica capitalista / Rural Schools: possible ways to overcome capitalist logic
title_fullStr Escolas do Campo: caminhos possíveis para a superação da lógica capitalista / Rural Schools: possible ways to overcome capitalist logic
title_full_unstemmed Escolas do Campo: caminhos possíveis para a superação da lógica capitalista / Rural Schools: possible ways to overcome capitalist logic
title_sort Escolas do Campo: caminhos possíveis para a superação da lógica capitalista / Rural Schools: possible ways to overcome capitalist logic
author Lourenção, Claudemir
author_facet Lourenção, Claudemir
Rasnheski, Fernando
Machado, Ilma Ferreira
author_role author
author2 Rasnheski, Fernando
Machado, Ilma Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenção, Claudemir
Rasnheski, Fernando
Machado, Ilma Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Escola capitalista
Educação do Campo
Organização escolar
Currículo
topic Escola capitalista
Educação do Campo
Organização escolar
Currículo
description Neste trabalho, abordamos sobre o papel da educação em uma sociedade de classes, estabelecendo uma relação entre a escola e o capital, bem como identificando as formas que ele assume para não ser percebido e continuar agindo. Nesse contexto, ganha destaque a função do livro didático no desenvolvimento do currículo. Buscamos refletir sobre as contradições que permeiam a escola e sobre alguns caminhos possíveis para a superação da forma escolar capitalista, de modo especial, nas escolas do campo. Este texto articula experiências e reflexões teóricas de seus autores, referenciadas em Freitas (2012), Pistrak (2011), Sacristán (2000), Marcelites e Vendramini (2012), Caldart (2008), Mészáros (2008), entre outros. Ressaltamos que romper com a lógica de escola capitalista exige repensar o Projeto Político-Pedagógico, exercitar o trabalho coletivo, auto-organização e participação ativa em diversos âmbitos e, ao mesmo tempo, reconhecer a autonomia de cada local para promover a transformação dentro de suas possibilidades.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3072
10.24934/eef.v22i37.3072
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3072
identifier_str_mv 10.24934/eef.v22i37.3072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3072/2138
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Claudemir Lourenção, Fernando Rasnheski, Ilma Ferreira Machado
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Claudemir Lourenção, Fernando Rasnheski, Ilma Ferreira Machado
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 22 No. 37 (2019): Educação em Foco; 132-150
Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 37 (2019): Educação em Foco; 132-150
Educação em Foco; v. 22 n. 37 (2019): Educação em Foco; 132-150
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v22i37
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469772677120