Escolas do Campo: caminhos possíveis para a superação da lógica capitalista / Rural Schools: possible ways to overcome capitalist logic
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3072 |
Resumo: | Neste trabalho, abordamos sobre o papel da educação em uma sociedade de classes, estabelecendo uma relação entre a escola e o capital, bem como identificando as formas que ele assume para não ser percebido e continuar agindo. Nesse contexto, ganha destaque a função do livro didático no desenvolvimento do currículo. Buscamos refletir sobre as contradições que permeiam a escola e sobre alguns caminhos possíveis para a superação da forma escolar capitalista, de modo especial, nas escolas do campo. Este texto articula experiências e reflexões teóricas de seus autores, referenciadas em Freitas (2012), Pistrak (2011), Sacristán (2000), Marcelites e Vendramini (2012), Caldart (2008), Mészáros (2008), entre outros. Ressaltamos que romper com a lógica de escola capitalista exige repensar o Projeto Político-Pedagógico, exercitar o trabalho coletivo, auto-organização e participação ativa em diversos âmbitos e, ao mesmo tempo, reconhecer a autonomia de cada local para promover a transformação dentro de suas possibilidades. |
id |
UEMG-2_c859840c54d029879927bd2b6605c6e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3072 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Escolas do Campo: caminhos possíveis para a superação da lógica capitalista / Rural Schools: possible ways to overcome capitalist logicEscola capitalistaEducação do CampoOrganização escolarCurrículoNeste trabalho, abordamos sobre o papel da educação em uma sociedade de classes, estabelecendo uma relação entre a escola e o capital, bem como identificando as formas que ele assume para não ser percebido e continuar agindo. Nesse contexto, ganha destaque a função do livro didático no desenvolvimento do currículo. Buscamos refletir sobre as contradições que permeiam a escola e sobre alguns caminhos possíveis para a superação da forma escolar capitalista, de modo especial, nas escolas do campo. Este texto articula experiências e reflexões teóricas de seus autores, referenciadas em Freitas (2012), Pistrak (2011), Sacristán (2000), Marcelites e Vendramini (2012), Caldart (2008), Mészáros (2008), entre outros. Ressaltamos que romper com a lógica de escola capitalista exige repensar o Projeto Político-Pedagógico, exercitar o trabalho coletivo, auto-organização e participação ativa em diversos âmbitos e, ao mesmo tempo, reconhecer a autonomia de cada local para promover a transformação dentro de suas possibilidades.EDUEMG2019-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/307210.24934/eef.v22i37.3072Educação em Foco; Vol. 22 No. 37 (2019): Educação em Foco; 132-150Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 37 (2019): Educação em Foco; 132-150Educação em Foco; v. 22 n. 37 (2019): Educação em Foco; 132-1502317-00931519-332210.24934/eef.v22i37reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3072/2138Copyright (c) 2019 Claudemir Lourenção, Fernando Rasnheski, Ilma Ferreira Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLourenção, ClaudemirRasnheski, FernandoMachado, Ilma Ferreira2019-08-13T01:51:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3072Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2019-08-13T01:51:37Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escolas do Campo: caminhos possíveis para a superação da lógica capitalista / Rural Schools: possible ways to overcome capitalist logic |
title |
Escolas do Campo: caminhos possíveis para a superação da lógica capitalista / Rural Schools: possible ways to overcome capitalist logic |
spellingShingle |
Escolas do Campo: caminhos possíveis para a superação da lógica capitalista / Rural Schools: possible ways to overcome capitalist logic Lourenção, Claudemir Escola capitalista Educação do Campo Organização escolar Currículo |
title_short |
Escolas do Campo: caminhos possíveis para a superação da lógica capitalista / Rural Schools: possible ways to overcome capitalist logic |
title_full |
Escolas do Campo: caminhos possíveis para a superação da lógica capitalista / Rural Schools: possible ways to overcome capitalist logic |
title_fullStr |
Escolas do Campo: caminhos possíveis para a superação da lógica capitalista / Rural Schools: possible ways to overcome capitalist logic |
title_full_unstemmed |
Escolas do Campo: caminhos possíveis para a superação da lógica capitalista / Rural Schools: possible ways to overcome capitalist logic |
title_sort |
Escolas do Campo: caminhos possíveis para a superação da lógica capitalista / Rural Schools: possible ways to overcome capitalist logic |
author |
Lourenção, Claudemir |
author_facet |
Lourenção, Claudemir Rasnheski, Fernando Machado, Ilma Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Rasnheski, Fernando Machado, Ilma Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenção, Claudemir Rasnheski, Fernando Machado, Ilma Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola capitalista Educação do Campo Organização escolar Currículo |
topic |
Escola capitalista Educação do Campo Organização escolar Currículo |
description |
Neste trabalho, abordamos sobre o papel da educação em uma sociedade de classes, estabelecendo uma relação entre a escola e o capital, bem como identificando as formas que ele assume para não ser percebido e continuar agindo. Nesse contexto, ganha destaque a função do livro didático no desenvolvimento do currículo. Buscamos refletir sobre as contradições que permeiam a escola e sobre alguns caminhos possíveis para a superação da forma escolar capitalista, de modo especial, nas escolas do campo. Este texto articula experiências e reflexões teóricas de seus autores, referenciadas em Freitas (2012), Pistrak (2011), Sacristán (2000), Marcelites e Vendramini (2012), Caldart (2008), Mészáros (2008), entre outros. Ressaltamos que romper com a lógica de escola capitalista exige repensar o Projeto Político-Pedagógico, exercitar o trabalho coletivo, auto-organização e participação ativa em diversos âmbitos e, ao mesmo tempo, reconhecer a autonomia de cada local para promover a transformação dentro de suas possibilidades. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3072 10.24934/eef.v22i37.3072 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3072 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v22i37.3072 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3072/2138 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Claudemir Lourenção, Fernando Rasnheski, Ilma Ferreira Machado info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Claudemir Lourenção, Fernando Rasnheski, Ilma Ferreira Machado |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 22 No. 37 (2019): Educação em Foco; 132-150 Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 37 (2019): Educação em Foco; 132-150 Educação em Foco; v. 22 n. 37 (2019): Educação em Foco; 132-150 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v22i37 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469772677120 |