Tecnologias digitais na educação infantil: : possibilidades a partir de uma proposta de formação docente continuada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5859 |
Resumo: | A crise sanitária, decorrente da COVID-19, trouxe desafios à toda comunidade escolar. Destacam-se, nesse cenário, os desafios impostos ao quadro docente que atua no contexto da educação infantil, o qual precisou adaptar-se às novas demandas para garantir e efetivar o atendimento educacional às crianças. A partir de uma análise documental e do relato de uma experiência formativa, a presente pesquisa objetivou analisar possibilidades para o uso das tecnologias digitais no contexto da educação infantil. Tal experiência, executada por meio de um curso de extensão ofertado aos professores da rede municipal de ensino, possibilitou que os profissionais da educação aderissem a novas formas digitais de organizar o ensino remoto. As ferramentas digitais se colocam como aliadas neste processo e possibilitam conectar as crianças com o espaço institucional. |
id |
UEMG-2_c91e4abc1c425d35002bb7537db67a6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5859 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias digitais na educação infantil: : possibilidades a partir de uma proposta de formação docente continuadaEducação InfantilEnsino remotoExperiência formativaFormação docenteTecnologias digitaisA crise sanitária, decorrente da COVID-19, trouxe desafios à toda comunidade escolar. Destacam-se, nesse cenário, os desafios impostos ao quadro docente que atua no contexto da educação infantil, o qual precisou adaptar-se às novas demandas para garantir e efetivar o atendimento educacional às crianças. A partir de uma análise documental e do relato de uma experiência formativa, a presente pesquisa objetivou analisar possibilidades para o uso das tecnologias digitais no contexto da educação infantil. Tal experiência, executada por meio de um curso de extensão ofertado aos professores da rede municipal de ensino, possibilitou que os profissionais da educação aderissem a novas formas digitais de organizar o ensino remoto. As ferramentas digitais se colocam como aliadas neste processo e possibilitam conectar as crianças com o espaço institucional. EDUEMG2022-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/585910.36704/eef.v25i45.5859Educação em Foco; Vol. 25 No. 45 (2022): Educação Em Foco; 280-297Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 45 (2022): Educação Em Foco; 280-297Educação em Foco; v. 25 n. 45 (2022): Educação Em Foco; 280-2972317-00931519-332210.36704/eef.v25i45reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5859/3984Copyright (c) 2022 Arcelita Koscheck, Natana Fussinger, Jordana Wruck Timminfo:eu-repo/semantics/openAccessKoscheck, ArcelitaFussinger, Natana Wruck Timm, Jordana2022-12-21T14:02:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5859Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2022-12-21T14:02:21Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias digitais na educação infantil: : possibilidades a partir de uma proposta de formação docente continuada |
title |
Tecnologias digitais na educação infantil: : possibilidades a partir de uma proposta de formação docente continuada |
spellingShingle |
Tecnologias digitais na educação infantil: : possibilidades a partir de uma proposta de formação docente continuada Koscheck, Arcelita Educação Infantil Ensino remoto Experiência formativa Formação docente Tecnologias digitais |
title_short |
Tecnologias digitais na educação infantil: : possibilidades a partir de uma proposta de formação docente continuada |
title_full |
Tecnologias digitais na educação infantil: : possibilidades a partir de uma proposta de formação docente continuada |
title_fullStr |
Tecnologias digitais na educação infantil: : possibilidades a partir de uma proposta de formação docente continuada |
title_full_unstemmed |
Tecnologias digitais na educação infantil: : possibilidades a partir de uma proposta de formação docente continuada |
title_sort |
Tecnologias digitais na educação infantil: : possibilidades a partir de uma proposta de formação docente continuada |
author |
Koscheck, Arcelita |
author_facet |
Koscheck, Arcelita Fussinger, Natana Wruck Timm, Jordana |
author_role |
author |
author2 |
Fussinger, Natana Wruck Timm, Jordana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Koscheck, Arcelita Fussinger, Natana Wruck Timm, Jordana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Ensino remoto Experiência formativa Formação docente Tecnologias digitais |
topic |
Educação Infantil Ensino remoto Experiência formativa Formação docente Tecnologias digitais |
description |
A crise sanitária, decorrente da COVID-19, trouxe desafios à toda comunidade escolar. Destacam-se, nesse cenário, os desafios impostos ao quadro docente que atua no contexto da educação infantil, o qual precisou adaptar-se às novas demandas para garantir e efetivar o atendimento educacional às crianças. A partir de uma análise documental e do relato de uma experiência formativa, a presente pesquisa objetivou analisar possibilidades para o uso das tecnologias digitais no contexto da educação infantil. Tal experiência, executada por meio de um curso de extensão ofertado aos professores da rede municipal de ensino, possibilitou que os profissionais da educação aderissem a novas formas digitais de organizar o ensino remoto. As ferramentas digitais se colocam como aliadas neste processo e possibilitam conectar as crianças com o espaço institucional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5859 10.36704/eef.v25i45.5859 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5859 |
identifier_str_mv |
10.36704/eef.v25i45.5859 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5859/3984 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Arcelita Koscheck, Natana Fussinger, Jordana Wruck Timm info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Arcelita Koscheck, Natana Fussinger, Jordana Wruck Timm |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 25 No. 45 (2022): Educação Em Foco; 280-297 Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 45 (2022): Educação Em Foco; 280-297 Educação em Foco; v. 25 n. 45 (2022): Educação Em Foco; 280-297 2317-0093 1519-3322 10.36704/eef.v25i45 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205470365122560 |