Tecnologias digitais na educação infantil: : possibilidades a partir de uma proposta de formação docente continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koscheck, Arcelita
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fussinger, Natana, Wruck Timm, Jordana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5859
Resumo: A crise sanitária, decorrente da COVID-19, trouxe desafios à toda comunidade escolar. Destacam-se, nesse cenário, os desafios impostos ao quadro docente que atua no contexto da educação infantil, o qual precisou adaptar-se às novas demandas para garantir e efetivar o atendimento educacional às crianças. A partir de uma análise documental e do relato de uma experiência formativa, a presente pesquisa objetivou analisar possibilidades para o uso das tecnologias digitais no contexto da educação infantil. Tal experiência, executada por meio de um curso de extensão ofertado aos professores da rede municipal de ensino, possibilitou que os profissionais da educação aderissem a novas formas digitais de organizar o ensino remoto. As ferramentas digitais se colocam como aliadas neste processo e possibilitam conectar as crianças com o espaço institucional. 
id UEMG-2_c91e4abc1c425d35002bb7537db67a6c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5859
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Tecnologias digitais na educação infantil: : possibilidades a partir de uma proposta de formação docente continuadaEducação InfantilEnsino remotoExperiência formativaFormação docenteTecnologias digitaisA crise sanitária, decorrente da COVID-19, trouxe desafios à toda comunidade escolar. Destacam-se, nesse cenário, os desafios impostos ao quadro docente que atua no contexto da educação infantil, o qual precisou adaptar-se às novas demandas para garantir e efetivar o atendimento educacional às crianças. A partir de uma análise documental e do relato de uma experiência formativa, a presente pesquisa objetivou analisar possibilidades para o uso das tecnologias digitais no contexto da educação infantil. Tal experiência, executada por meio de um curso de extensão ofertado aos professores da rede municipal de ensino, possibilitou que os profissionais da educação aderissem a novas formas digitais de organizar o ensino remoto. As ferramentas digitais se colocam como aliadas neste processo e possibilitam conectar as crianças com o espaço institucional. EDUEMG2022-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/585910.36704/eef.v25i45.5859Educação em Foco; Vol. 25 No. 45 (2022): Educação Em Foco; 280-297Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 45 (2022): Educação Em Foco; 280-297Educação em Foco; v. 25 n. 45 (2022): Educação Em Foco; 280-2972317-00931519-332210.36704/eef.v25i45reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5859/3984Copyright (c) 2022 Arcelita Koscheck, Natana Fussinger, Jordana Wruck Timminfo:eu-repo/semantics/openAccessKoscheck, ArcelitaFussinger, Natana Wruck Timm, Jordana2022-12-21T14:02:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5859Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2022-12-21T14:02:21Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias digitais na educação infantil: : possibilidades a partir de uma proposta de formação docente continuada
title Tecnologias digitais na educação infantil: : possibilidades a partir de uma proposta de formação docente continuada
spellingShingle Tecnologias digitais na educação infantil: : possibilidades a partir de uma proposta de formação docente continuada
Koscheck, Arcelita
Educação Infantil
Ensino remoto
Experiência formativa
Formação docente
Tecnologias digitais
title_short Tecnologias digitais na educação infantil: : possibilidades a partir de uma proposta de formação docente continuada
title_full Tecnologias digitais na educação infantil: : possibilidades a partir de uma proposta de formação docente continuada
title_fullStr Tecnologias digitais na educação infantil: : possibilidades a partir de uma proposta de formação docente continuada
title_full_unstemmed Tecnologias digitais na educação infantil: : possibilidades a partir de uma proposta de formação docente continuada
title_sort Tecnologias digitais na educação infantil: : possibilidades a partir de uma proposta de formação docente continuada
author Koscheck, Arcelita
author_facet Koscheck, Arcelita
Fussinger, Natana
Wruck Timm, Jordana
author_role author
author2 Fussinger, Natana
Wruck Timm, Jordana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Koscheck, Arcelita
Fussinger, Natana
Wruck Timm, Jordana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Ensino remoto
Experiência formativa
Formação docente
Tecnologias digitais
topic Educação Infantil
Ensino remoto
Experiência formativa
Formação docente
Tecnologias digitais
description A crise sanitária, decorrente da COVID-19, trouxe desafios à toda comunidade escolar. Destacam-se, nesse cenário, os desafios impostos ao quadro docente que atua no contexto da educação infantil, o qual precisou adaptar-se às novas demandas para garantir e efetivar o atendimento educacional às crianças. A partir de uma análise documental e do relato de uma experiência formativa, a presente pesquisa objetivou analisar possibilidades para o uso das tecnologias digitais no contexto da educação infantil. Tal experiência, executada por meio de um curso de extensão ofertado aos professores da rede municipal de ensino, possibilitou que os profissionais da educação aderissem a novas formas digitais de organizar o ensino remoto. As ferramentas digitais se colocam como aliadas neste processo e possibilitam conectar as crianças com o espaço institucional. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5859
10.36704/eef.v25i45.5859
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5859
identifier_str_mv 10.36704/eef.v25i45.5859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5859/3984
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Arcelita Koscheck, Natana Fussinger, Jordana Wruck Timm
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Arcelita Koscheck, Natana Fussinger, Jordana Wruck Timm
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 25 No. 45 (2022): Educação Em Foco; 280-297
Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 45 (2022): Educação Em Foco; 280-297
Educação em Foco; v. 25 n. 45 (2022): Educação Em Foco; 280-297
2317-0093
1519-3322
10.36704/eef.v25i45
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205470365122560