Educação e economia solidária: uma análise das relações de participação e poder

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adams, Telmo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ferreira, Fernanda Carvalho, Frank, Joana, Rocha, Marina da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/492
Resumo: Este artigo constitui um dos focos de análise da pesquisa “Educação popular e economia solidária: mediações entre formação ético-política e técnico-produtiva” e visa sistematizar e problematizar a experiência do Centro de Formação em Economia Solidária (CFES/Sul), caracterizando os principais passos metodológicos deste programa. O foco de análise são as relações entre participação e poder. O referencial teórico baseou-se em Paulo Freire, Pierre Bourdieu, Cláudio Nascimento e outros. A problematização e análise ocorreram em dois âmbitos, no que concerne às relações de convencimento/manipulação, consulta/referendo e autogestão/deliberação democrática: a) na definição da política de educação em Ecosol - as relações entre o movimento de Ecosol e representantes do governo federal; b) nas atividades de formação do CFES/Sul - as relações de poder entre educadores e demais participantes. Graças ao amparo da proposta pedagógica, definida pelo movimento de Ecosol, a perspectiva autogestionária, apesar das contradições, manteve-se preponderante.
id UEMG-2_c9fc4fecab78a17da9b8e2c4ed110850
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/492
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Educação e economia solidária: uma análise das relações de participação e poderEducaçãoEconomia SolidáriaParticipação e PoderAutogestãoEste artigo constitui um dos focos de análise da pesquisa “Educação popular e economia solidária: mediações entre formação ético-política e técnico-produtiva” e visa sistematizar e problematizar a experiência do Centro de Formação em Economia Solidária (CFES/Sul), caracterizando os principais passos metodológicos deste programa. O foco de análise são as relações entre participação e poder. O referencial teórico baseou-se em Paulo Freire, Pierre Bourdieu, Cláudio Nascimento e outros. A problematização e análise ocorreram em dois âmbitos, no que concerne às relações de convencimento/manipulação, consulta/referendo e autogestão/deliberação democrática: a) na definição da política de educação em Ecosol - as relações entre o movimento de Ecosol e representantes do governo federal; b) nas atividades de formação do CFES/Sul - as relações de poder entre educadores e demais participantes. Graças ao amparo da proposta pedagógica, definida pelo movimento de Ecosol, a perspectiva autogestionária, apesar das contradições, manteve-se preponderante.EDUEMG2015-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/49210.24934/eef.v18i25.492Educação em Foco; Vol. 18 No. 25 (2015): Educação em Foco; 227-252Educação em Foco; Vol. 18 Núm. 25 (2015): Educação em Foco; 227-252Educação em Foco; v. 18 n. 25 (2015): Educação em Foco; 227-2522317-00931519-332210.24934/eef.v18i25reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/492/756Adams, TelmoFerreira, Fernanda CarvalhoFrank, JoanaRocha, Marina dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/492Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e economia solidária: uma análise das relações de participação e poder
title Educação e economia solidária: uma análise das relações de participação e poder
spellingShingle Educação e economia solidária: uma análise das relações de participação e poder
Adams, Telmo
Educação
Economia Solidária
Participação e Poder
Autogestão
title_short Educação e economia solidária: uma análise das relações de participação e poder
title_full Educação e economia solidária: uma análise das relações de participação e poder
title_fullStr Educação e economia solidária: uma análise das relações de participação e poder
title_full_unstemmed Educação e economia solidária: uma análise das relações de participação e poder
title_sort Educação e economia solidária: uma análise das relações de participação e poder
author Adams, Telmo
author_facet Adams, Telmo
Ferreira, Fernanda Carvalho
Frank, Joana
Rocha, Marina da
author_role author
author2 Ferreira, Fernanda Carvalho
Frank, Joana
Rocha, Marina da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Adams, Telmo
Ferreira, Fernanda Carvalho
Frank, Joana
Rocha, Marina da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Economia Solidária
Participação e Poder
Autogestão
topic Educação
Economia Solidária
Participação e Poder
Autogestão
description Este artigo constitui um dos focos de análise da pesquisa “Educação popular e economia solidária: mediações entre formação ético-política e técnico-produtiva” e visa sistematizar e problematizar a experiência do Centro de Formação em Economia Solidária (CFES/Sul), caracterizando os principais passos metodológicos deste programa. O foco de análise são as relações entre participação e poder. O referencial teórico baseou-se em Paulo Freire, Pierre Bourdieu, Cláudio Nascimento e outros. A problematização e análise ocorreram em dois âmbitos, no que concerne às relações de convencimento/manipulação, consulta/referendo e autogestão/deliberação democrática: a) na definição da política de educação em Ecosol - as relações entre o movimento de Ecosol e representantes do governo federal; b) nas atividades de formação do CFES/Sul - as relações de poder entre educadores e demais participantes. Graças ao amparo da proposta pedagógica, definida pelo movimento de Ecosol, a perspectiva autogestionária, apesar das contradições, manteve-se preponderante.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/492
10.24934/eef.v18i25.492
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/492
identifier_str_mv 10.24934/eef.v18i25.492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/492/756
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 18 No. 25 (2015): Educação em Foco; 227-252
Educação em Foco; Vol. 18 Núm. 25 (2015): Educação em Foco; 227-252
Educação em Foco; v. 18 n. 25 (2015): Educação em Foco; 227-252
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v18i25
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468883484672