O Programa de Educação Profissional de Minas Gerais e a evasão escolar: um estudo preliminar (2008-2010)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Wander Augusto
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Dore, Rosemary
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/232
Resumo: Este estudo apresenta um breve histórico das políticas públicas educacionais adotadas pelo governo do Estado de Minas Gerais, nas últimas décadas, para o ensino profissionalizante. Tenta-se definir e identificar a questão do abandono escolar no sentido de entender melhor esse fenômeno educacional. Posteriormente, é estudado o Programa de Educação Profissionalizante de Minas Gerais (PEP/MG) instituído pelo governo desse estado em 2007, que oferece, gratuitamente, vagas aos estudantes mineiros que desejam realizar cursos técnicos e estejam cursando ou tenham terminado o ensino médio. Para oferecer os cursos do PEP-MG, o estado compra vagas em escolas privadas e as disponibiliza aos estudantes aprovados em exame de seleção organizado pelo próprio estado. O estudo aqui apresentado resulta de uma análise preliminar relativa ao PEP I, primeiro ano do programa, realizado em 2008. Em seguida, mostra-se, com base em dados estatísticos, a evasão ocorrida no PEP I, indicando seus principais motivos.
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