O Programa de Educação Profissional de Minas Gerais e a evasão escolar: um estudo preliminar (2008-2010)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/232 |
Resumo: | Este estudo apresenta um breve histórico das políticas públicas educacionais adotadas pelo governo do Estado de Minas Gerais, nas últimas décadas, para o ensino profissionalizante. Tenta-se definir e identificar a questão do abandono escolar no sentido de entender melhor esse fenômeno educacional. Posteriormente, é estudado o Programa de Educação Profissionalizante de Minas Gerais (PEP/MG) instituído pelo governo desse estado em 2007, que oferece, gratuitamente, vagas aos estudantes mineiros que desejam realizar cursos técnicos e estejam cursando ou tenham terminado o ensino médio. Para oferecer os cursos do PEP-MG, o estado compra vagas em escolas privadas e as disponibiliza aos estudantes aprovados em exame de seleção organizado pelo próprio estado. O estudo aqui apresentado resulta de uma análise preliminar relativa ao PEP I, primeiro ano do programa, realizado em 2008. Em seguida, mostra-se, com base em dados estatísticos, a evasão ocorrida no PEP I, indicando seus principais motivos. |
id |
UEMG-2_cef7a511e9c436e409651f14f2aa24f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/232 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
O Programa de Educação Profissional de Minas Gerais e a evasão escolar: um estudo preliminar (2008-2010)ensino médioensino profissionalizanteevasão escolar.Este estudo apresenta um breve histórico das políticas públicas educacionais adotadas pelo governo do Estado de Minas Gerais, nas últimas décadas, para o ensino profissionalizante. Tenta-se definir e identificar a questão do abandono escolar no sentido de entender melhor esse fenômeno educacional. Posteriormente, é estudado o Programa de Educação Profissionalizante de Minas Gerais (PEP/MG) instituído pelo governo desse estado em 2007, que oferece, gratuitamente, vagas aos estudantes mineiros que desejam realizar cursos técnicos e estejam cursando ou tenham terminado o ensino médio. Para oferecer os cursos do PEP-MG, o estado compra vagas em escolas privadas e as disponibiliza aos estudantes aprovados em exame de seleção organizado pelo próprio estado. O estudo aqui apresentado resulta de uma análise preliminar relativa ao PEP I, primeiro ano do programa, realizado em 2008. Em seguida, mostra-se, com base em dados estatísticos, a evasão ocorrida no PEP I, indicando seus principais motivos.EDUEMG2012-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/23210.24934/eef.v14i18.232Educação em Foco; Vol. 14 No. 18 (2011): Educação em Foco; 75-95Educação em Foco; Vol. 14 Núm. 18 (2011): Educação em Foco; 75-95Educação em Foco; v. 14 n. 18 (2011): Educação em Foco; 75-952317-00931519-332210.24934/eef.v14i18reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/232/202Silva, Wander AugustoDore, Rosemaryinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/232Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:03Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Programa de Educação Profissional de Minas Gerais e a evasão escolar: um estudo preliminar (2008-2010) |
title |
O Programa de Educação Profissional de Minas Gerais e a evasão escolar: um estudo preliminar (2008-2010) |
spellingShingle |
O Programa de Educação Profissional de Minas Gerais e a evasão escolar: um estudo preliminar (2008-2010) Silva, Wander Augusto ensino médio ensino profissionalizante evasão escolar. |
title_short |
O Programa de Educação Profissional de Minas Gerais e a evasão escolar: um estudo preliminar (2008-2010) |
title_full |
O Programa de Educação Profissional de Minas Gerais e a evasão escolar: um estudo preliminar (2008-2010) |
title_fullStr |
O Programa de Educação Profissional de Minas Gerais e a evasão escolar: um estudo preliminar (2008-2010) |
title_full_unstemmed |
O Programa de Educação Profissional de Minas Gerais e a evasão escolar: um estudo preliminar (2008-2010) |
title_sort |
O Programa de Educação Profissional de Minas Gerais e a evasão escolar: um estudo preliminar (2008-2010) |
author |
Silva, Wander Augusto |
author_facet |
Silva, Wander Augusto Dore, Rosemary |
author_role |
author |
author2 |
Dore, Rosemary |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Wander Augusto Dore, Rosemary |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino médio ensino profissionalizante evasão escolar. |
topic |
ensino médio ensino profissionalizante evasão escolar. |
description |
Este estudo apresenta um breve histórico das políticas públicas educacionais adotadas pelo governo do Estado de Minas Gerais, nas últimas décadas, para o ensino profissionalizante. Tenta-se definir e identificar a questão do abandono escolar no sentido de entender melhor esse fenômeno educacional. Posteriormente, é estudado o Programa de Educação Profissionalizante de Minas Gerais (PEP/MG) instituído pelo governo desse estado em 2007, que oferece, gratuitamente, vagas aos estudantes mineiros que desejam realizar cursos técnicos e estejam cursando ou tenham terminado o ensino médio. Para oferecer os cursos do PEP-MG, o estado compra vagas em escolas privadas e as disponibiliza aos estudantes aprovados em exame de seleção organizado pelo próprio estado. O estudo aqui apresentado resulta de uma análise preliminar relativa ao PEP I, primeiro ano do programa, realizado em 2008. Em seguida, mostra-se, com base em dados estatísticos, a evasão ocorrida no PEP I, indicando seus principais motivos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/232 10.24934/eef.v14i18.232 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/232 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v14i18.232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/232/202 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 14 No. 18 (2011): Educação em Foco; 75-95 Educação em Foco; Vol. 14 Núm. 18 (2011): Educação em Foco; 75-95 Educação em Foco; v. 14 n. 18 (2011): Educação em Foco; 75-95 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v14i18 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468518580224 |