Bibliotecas escolares nas Escolas Normais no Brasil: constituição do lugar e dos sujeitos / School libraries in the Normal Schools in Brazil: constitucion of the place and subjects
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1886 |
Resumo: | Do final do século XIX ao início do século XX assistimos ao processo de criação de bibliotecas em Escolas Normais no Brasil. Trata-se de um processo, de certa forma, comum à criação dos sistemas estatais de ensino em vários países do mundo. A biblioteca escolar das Escolas Normais tinha um objetivo: formação de professores e formação de leitores. Impulsionadas pela Pedagogia Moderna, as práticas desenvolvidas nas bibliotecas escolares nessas escolas serviam como ponto de observação de boas práticas de leitura. Ao tomarmos como objeto tais instituições podemos observar como este processo impulsionou a difusão de bibliotecas escolares e de práticas de leituras pela escolas primárias, num momento que antecede a profissionalização de bibliotecários no Brasil, e, ao mesmo tempo, de enfretamento do analfabetismo. Autores como Jacob dão suporte à análise. Contribuem ainda Carvalho, Vidal e Nery com estudos sobre a temática. |
id |
UEMG-2_dc72b92843e497843a36646ab210b2d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1886 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Bibliotecas escolares nas Escolas Normais no Brasil: constituição do lugar e dos sujeitos / School libraries in the Normal Schools in Brazil: constitucion of the place and subjectsHistória da Biblioteca EscolarPráticas de LeituraEscola NormalDo final do século XIX ao início do século XX assistimos ao processo de criação de bibliotecas em Escolas Normais no Brasil. Trata-se de um processo, de certa forma, comum à criação dos sistemas estatais de ensino em vários países do mundo. A biblioteca escolar das Escolas Normais tinha um objetivo: formação de professores e formação de leitores. Impulsionadas pela Pedagogia Moderna, as práticas desenvolvidas nas bibliotecas escolares nessas escolas serviam como ponto de observação de boas práticas de leitura. Ao tomarmos como objeto tais instituições podemos observar como este processo impulsionou a difusão de bibliotecas escolares e de práticas de leituras pela escolas primárias, num momento que antecede a profissionalização de bibliotecários no Brasil, e, ao mesmo tempo, de enfretamento do analfabetismo. Autores como Jacob dão suporte à análise. Contribuem ainda Carvalho, Vidal e Nery com estudos sobre a temática.EDUEMG2017-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/188610.24934/eef.v19i29.1886Educação em Foco; Vol. 19 No. 29 (2016): Educação em Foco; 235-258Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 29 (2016): Educação em Foco; 235-258Educação em Foco; v. 19 n. 29 (2016): Educação em Foco; 235-2582317-00931519-332210.24934/eef.v19i29reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1886/1042Nery, Ana Clara Bortoletoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-17T20:14:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1886Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2017-04-17T20:14:32Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bibliotecas escolares nas Escolas Normais no Brasil: constituição do lugar e dos sujeitos / School libraries in the Normal Schools in Brazil: constitucion of the place and subjects |
title |
Bibliotecas escolares nas Escolas Normais no Brasil: constituição do lugar e dos sujeitos / School libraries in the Normal Schools in Brazil: constitucion of the place and subjects |
spellingShingle |
Bibliotecas escolares nas Escolas Normais no Brasil: constituição do lugar e dos sujeitos / School libraries in the Normal Schools in Brazil: constitucion of the place and subjects Nery, Ana Clara Bortoleto História da Biblioteca Escolar Práticas de Leitura Escola Normal |
title_short |
Bibliotecas escolares nas Escolas Normais no Brasil: constituição do lugar e dos sujeitos / School libraries in the Normal Schools in Brazil: constitucion of the place and subjects |
title_full |
Bibliotecas escolares nas Escolas Normais no Brasil: constituição do lugar e dos sujeitos / School libraries in the Normal Schools in Brazil: constitucion of the place and subjects |
title_fullStr |
Bibliotecas escolares nas Escolas Normais no Brasil: constituição do lugar e dos sujeitos / School libraries in the Normal Schools in Brazil: constitucion of the place and subjects |
title_full_unstemmed |
Bibliotecas escolares nas Escolas Normais no Brasil: constituição do lugar e dos sujeitos / School libraries in the Normal Schools in Brazil: constitucion of the place and subjects |
title_sort |
Bibliotecas escolares nas Escolas Normais no Brasil: constituição do lugar e dos sujeitos / School libraries in the Normal Schools in Brazil: constitucion of the place and subjects |
author |
Nery, Ana Clara Bortoleto |
author_facet |
Nery, Ana Clara Bortoleto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nery, Ana Clara Bortoleto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Biblioteca Escolar Práticas de Leitura Escola Normal |
topic |
História da Biblioteca Escolar Práticas de Leitura Escola Normal |
description |
Do final do século XIX ao início do século XX assistimos ao processo de criação de bibliotecas em Escolas Normais no Brasil. Trata-se de um processo, de certa forma, comum à criação dos sistemas estatais de ensino em vários países do mundo. A biblioteca escolar das Escolas Normais tinha um objetivo: formação de professores e formação de leitores. Impulsionadas pela Pedagogia Moderna, as práticas desenvolvidas nas bibliotecas escolares nessas escolas serviam como ponto de observação de boas práticas de leitura. Ao tomarmos como objeto tais instituições podemos observar como este processo impulsionou a difusão de bibliotecas escolares e de práticas de leituras pela escolas primárias, num momento que antecede a profissionalização de bibliotecários no Brasil, e, ao mesmo tempo, de enfretamento do analfabetismo. Autores como Jacob dão suporte à análise. Contribuem ainda Carvalho, Vidal e Nery com estudos sobre a temática. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1886 10.24934/eef.v19i29.1886 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1886 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v19i29.1886 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1886/1042 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 19 No. 29 (2016): Educação em Foco; 235-258 Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 29 (2016): Educação em Foco; 235-258 Educação em Foco; v. 19 n. 29 (2016): Educação em Foco; 235-258 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v19i29 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469332275200 |