Saberes e formação docente nas bibliotecas das escolas normais de São Paulo (1920 – 1946)
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/255655 |
Resumo: | Esta tese apresenta os resultados de projeto desenvolvido no Doutorado em Educação. A pesquisa teve como objetivo geral analisar e compreender como se constituíram os saberes pedagógicos para a formação de professores nas bibliotecas das Escolas Normais em São Paulo entre 1920 e 1946, tendo como objeto de pesquisa a Escola Normal de Piracicaba e a Escola Normal de São Carlos. O recorte temporal se justifica por meio de duas reformas a Reforma Sampaio Dória, de 1920, que unificou as Escolas Normais em tipo único e o Decreto-lei n. 8.530 de 2 de janeiro de 1946 que reorganizou as Escolas Normais. Os saberes sobre formação docente, neste arco temporal, sofreram variações tanto em função das reformas de ensino e do avanço do mercado editorial quanto à especialização das disciplinas da área da pedagogia. Consideramos nesta pesquisa que os saberes escolares são constituídos também por meio dos impressos presentes nas bibliotecas escolares. Desta forma, a biblioteca escolar, local de organização da cultura pedagógica (CARVALHO, 2000), é o espaço privilegiado da pesquisa. As fontes de investigação para a elaboração da tese foram: fotos das instituições, planta baixa da Escola Normal de São Carlos e Livros Tombo da Escola Normal de Piracicaba (1970) e da Escola Normal de São Carlos (1952). Os objetivos específicos são: Buscar indícios, analisar e compreender como os impressos circulavam nas bibliotecas das Escolas Normais no período proposto; conhecer os modos de constituição e organização das bibliotecas escolares e suas relações com o mercado editorial e identificar os saberes pedagógicos presentes nas bibliotecas das Escolas Normais de Piracicaba e de São Carlos. Como aporte teórico há os conceitos de Cultura Escolar que, segundo Barroso (2013), possibilita observar o conjunto de elementos da organização que compõem a “cultura escolar”, Biblioteca (Baratin, 2000) e (Nery, 2009), Circulação de Livros e Mercado Editorial (Toledo, Carvalho, 2007) e (Toledo 2020), Cultura Pedagógica (Carvalho, 2000) e Apropriação e Representação (Chartier, 2002). O procedimento metodológico foi a pesquisa bibliográfica e documental sobre o tema. Como resultado de pesquisa, constatou-se que que havia uma espécie de teia, que compunha a formação de professores no momento, ao qual os conteúdos em todas as vertentes de ensino se dialogavam, isto é, livros, políticas públicas de educação, revistas produzidas por profissionais da área, coleções de professores, Programas de Ensino, etc... e todos esses saberes circulavam ou tinham como ponto central de encontro as Bibliotecas das Escolas Normais, essas que foram usadas como um dispositivo de produção e de circulação de conhecimentos. É dentro desse espaço revertido para formar professores que se tinha formação, informação e produção de conhecimentos, ou seja, as bibliotecas de formação tinham um objetivo específico o de qualificar os profissionais de acordo com o que era o adequado para o momento. Os espaços bibliotecais tinham o seu acervo de livros especializados em uma formação didático pedagógica, mas haviam outros materiais que vão compondo a formação, como os atlas, por exemplo, e com toda a movimentação do cenário educacional, ela vai modificando para atender as necessidades dos futuros professores. As coleções Pedagógicas são um exemplo, pois inicialmente, como visto no capítulo dois, ela apresenta traduções de clássicos e modelos escolanovistas aos seus leitores, demonstrando que era considerado como importante naquele momento. |
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Saberes e formação docente nas bibliotecas das escolas normais de São Paulo (1920 – 1946)Knowledge and teacher training in the libraries of the normal schools of São Paulo (1920 – 1946)Biblioteca escolarCultura escolarFormação de professoresEscola NormalSchool librarySchool cultureTeacher trainingNormal schoolEsta tese apresenta os resultados de projeto desenvolvido no Doutorado em Educação. A pesquisa teve como objetivo geral analisar e compreender como se constituíram os saberes pedagógicos para a formação de professores nas bibliotecas das Escolas Normais em São Paulo entre 1920 e 1946, tendo como objeto de pesquisa a Escola Normal de Piracicaba e a Escola Normal de São Carlos. O recorte temporal se justifica por meio de duas reformas a Reforma Sampaio Dória, de 1920, que unificou as Escolas Normais em tipo único e o Decreto-lei n. 8.530 de 2 de janeiro de 1946 que reorganizou as Escolas Normais. Os saberes sobre formação docente, neste arco temporal, sofreram variações tanto em função das reformas de ensino e do avanço do mercado editorial quanto à especialização das disciplinas da área da pedagogia. Consideramos nesta pesquisa que os saberes escolares são constituídos também por meio dos impressos presentes nas bibliotecas escolares. Desta forma, a biblioteca escolar, local de organização da cultura pedagógica (CARVALHO, 2000), é o espaço privilegiado da pesquisa. As fontes de investigação para a elaboração da tese foram: fotos das instituições, planta baixa da Escola Normal de São Carlos e Livros Tombo da Escola Normal de Piracicaba (1970) e da Escola Normal de São Carlos (1952). Os objetivos específicos são: Buscar indícios, analisar e compreender como os impressos circulavam nas bibliotecas das Escolas Normais no período proposto; conhecer os modos de constituição e organização das bibliotecas escolares e suas relações com o mercado editorial e identificar os saberes pedagógicos presentes nas bibliotecas das Escolas Normais de Piracicaba e de São Carlos. Como aporte teórico há os conceitos de Cultura Escolar que, segundo Barroso (2013), possibilita observar o conjunto de elementos da organização que compõem a “cultura escolar”, Biblioteca (Baratin, 2000) e (Nery, 2009), Circulação de Livros e Mercado Editorial (Toledo, Carvalho, 2007) e (Toledo 2020), Cultura Pedagógica (Carvalho, 2000) e Apropriação e Representação (Chartier, 2002). O procedimento metodológico foi a pesquisa bibliográfica e documental sobre o tema. Como resultado de pesquisa, constatou-se que que havia uma espécie de teia, que compunha a formação de professores no momento, ao qual os conteúdos em todas as vertentes de ensino se dialogavam, isto é, livros, políticas públicas de educação, revistas produzidas por profissionais da área, coleções de professores, Programas de Ensino, etc... e todos esses saberes circulavam ou tinham como ponto central de encontro as Bibliotecas das Escolas Normais, essas que foram usadas como um dispositivo de produção e de circulação de conhecimentos. É dentro desse espaço revertido para formar professores que se tinha formação, informação e produção de conhecimentos, ou seja, as bibliotecas de formação tinham um objetivo específico o de qualificar os profissionais de acordo com o que era o adequado para o momento. Os espaços bibliotecais tinham o seu acervo de livros especializados em uma formação didático pedagógica, mas haviam outros materiais que vão compondo a formação, como os atlas, por exemplo, e com toda a movimentação do cenário educacional, ela vai modificando para atender as necessidades dos futuros professores. As coleções Pedagógicas são um exemplo, pois inicialmente, como visto no capítulo dois, ela apresenta traduções de clássicos e modelos escolanovistas aos seus leitores, demonstrando que era considerado como importante naquele momento.This his thesis presents the results of a project developed in the Doctorate in Education. The general objective of the research was to analyze and understand how pedagogical knowledge was constituted for the training of teachers in the libraries of the Normal Schools in São Paulo between 1920 and 1946. The time frame is justified through two reforms, the Sampaio Dória Reform, of 1920. , which unified the Normal Schools into a single type and Decree-Law no. 8,530 of January 2, 1946, which reorganized the Normal Schools. Knowledge about teacher training, in this period of time, has undergone variations both due to teaching reforms and the advancement of the publishing market and to the specialization of disciplines in the area of pedagogy. In this research, we consider that school knowledge is also constituted through the printed materials present in school libraries. In this way, the school library, a place where pedagogical culture is organized (CARVALHO, 2000), is the privileged space for research. The research sources for the preparation of the thesis were: photos of the institutions, floor plan of the Escola Normal de São Carlos and Tombo Books of the Escola Normal de Piracicaba (1970) and the Escola Normal de São Carlos (1952). The specific objectives are: Search for evidence, analyze and understand how printed materials circulated in Normal School libraries during the proposed period; know the ways in which school libraries are constituted and organized and their relations with the publishing market and identify the pedagogical knowledge present in the libraries of the Normal Schools of Piracicaba and São Carlos. As a theoretical contribution there are the concepts of School Culture which, according to Barroso (2013), makes it possible to observe the set of elements of the organization that make up “school culture”, Library (Baratin, 2000) and (Nery, 2009), Book Circulation and Editorial Market (Toledo, Carvalho, 2007) and (Toledo 2020), Pedagogical Culture (Carvalho, 2000) and Appropriation and Representation (Chartier, 2002). The methodological procedure was bibliographic and documentary research on the topic. As a result of research, it was found that there was a kind of web, which made up teacher training at the time, in which the contents in all aspects of teaching were in dialogue, that is, books, public education policies, magazines produced by professionals in the field, teacher collections, Teaching Programs, etc... and all this knowledge circulated or had as a central meeting point the Normal School Libraries, which were used as a device for the production and circulation of knowledge. It is within this space dedicated to training teachers that there was training, information and production of knowledge, that is, the training libraries had a specific objective of qualifying professionals according to what was appropriate for the moment. The library spaces had their collection of books specialized in didactic pedagogical training, but there were other materials that made up the training, such as atlases, for example, and with all the movement in the educational scenario, it was modified to meet the needs of the students. future teachers. The Pedagogical collections are an example, because initially, as seen in chapter two, it presents translations of classics and New School models to its readers, demonstrating that it was considered important at that time.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ana Clara Bortoleto Nery [UNESP]Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp - MaríliaLaís Marta Alves da Silva2024-05-16T19:07:46Z2024-05-16T19:07:46Z2024-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Laís Marta Alves da. Saberes e formação docente nas bibliotecas das escolas normais de São Paulo (1920-1946). 2024. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25565533004110040P57950035138704624.0000-0001-7775-9929porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-05-17T06:10:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255655Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:48:10.908647Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Esta tese apresenta os resultados de projeto desenvolvido no Doutorado em Educação. A pesquisa teve como objetivo geral analisar e compreender como se constituíram os saberes pedagógicos para a formação de professores nas bibliotecas das Escolas Normais em São Paulo entre 1920 e 1946, tendo como objeto de pesquisa a Escola Normal de Piracicaba e a Escola Normal de São Carlos. O recorte temporal se justifica por meio de duas reformas a Reforma Sampaio Dória, de 1920, que unificou as Escolas Normais em tipo único e o Decreto-lei n. 8.530 de 2 de janeiro de 1946 que reorganizou as Escolas Normais. Os saberes sobre formação docente, neste arco temporal, sofreram variações tanto em função das reformas de ensino e do avanço do mercado editorial quanto à especialização das disciplinas da área da pedagogia. Consideramos nesta pesquisa que os saberes escolares são constituídos também por meio dos impressos presentes nas bibliotecas escolares. Desta forma, a biblioteca escolar, local de organização da cultura pedagógica (CARVALHO, 2000), é o espaço privilegiado da pesquisa. As fontes de investigação para a elaboração da tese foram: fotos das instituições, planta baixa da Escola Normal de São Carlos e Livros Tombo da Escola Normal de Piracicaba (1970) e da Escola Normal de São Carlos (1952). Os objetivos específicos são: Buscar indícios, analisar e compreender como os impressos circulavam nas bibliotecas das Escolas Normais no período proposto; conhecer os modos de constituição e organização das bibliotecas escolares e suas relações com o mercado editorial e identificar os saberes pedagógicos presentes nas bibliotecas das Escolas Normais de Piracicaba e de São Carlos. Como aporte teórico há os conceitos de Cultura Escolar que, segundo Barroso (2013), possibilita observar o conjunto de elementos da organização que compõem a “cultura escolar”, Biblioteca (Baratin, 2000) e (Nery, 2009), Circulação de Livros e Mercado Editorial (Toledo, Carvalho, 2007) e (Toledo 2020), Cultura Pedagógica (Carvalho, 2000) e Apropriação e Representação (Chartier, 2002). O procedimento metodológico foi a pesquisa bibliográfica e documental sobre o tema. Como resultado de pesquisa, constatou-se que que havia uma espécie de teia, que compunha a formação de professores no momento, ao qual os conteúdos em todas as vertentes de ensino se dialogavam, isto é, livros, políticas públicas de educação, revistas produzidas por profissionais da área, coleções de professores, Programas de Ensino, etc... e todos esses saberes circulavam ou tinham como ponto central de encontro as Bibliotecas das Escolas Normais, essas que foram usadas como um dispositivo de produção e de circulação de conhecimentos. É dentro desse espaço revertido para formar professores que se tinha formação, informação e produção de conhecimentos, ou seja, as bibliotecas de formação tinham um objetivo específico o de qualificar os profissionais de acordo com o que era o adequado para o momento. Os espaços bibliotecais tinham o seu acervo de livros especializados em uma formação didático pedagógica, mas haviam outros materiais que vão compondo a formação, como os atlas, por exemplo, e com toda a movimentação do cenário educacional, ela vai modificando para atender as necessidades dos futuros professores. As coleções Pedagógicas são um exemplo, pois inicialmente, como visto no capítulo dois, ela apresenta traduções de clássicos e modelos escolanovistas aos seus leitores, demonstrando que era considerado como importante naquele momento. |
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