Relações entre os conceitos de jogos e aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Alcântara do Carmo, Raphael
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Maximiano Arruda Ximenes de Lima, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5534
Resumo: Este artigo estabelece as relações entre as definições do conceito de jogos de diferentes autores e os conceitos de Aprendizagem Significativa de Ausubel (1968). Assim, pretendemos entender se os jogos podem ser utilizados como ferramenta para atingir uma aprendizagem mais significativa. Os dados da pesquisa foram coletados através de pesquisa bibliográfica e os resultados obtidos mostram que existem relações entre os conceitos de jogos e a Aprendizagem Significativa. Os jogos podem ser usados como ferramentas para uma aprendizagem mais significativa desde que sejam aplicados de forma não arbitrária, não literal e de uma forma que motivem os alunos a aprender.
id UEMG-2_dd3b5a0456370be74c1b766ae3d442ac
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5534
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Relações entre os conceitos de jogos e aprendizagem significativaAprendizagem SignificativaFerramentas educacionaisJogosEste artigo estabelece as relações entre as definições do conceito de jogos de diferentes autores e os conceitos de Aprendizagem Significativa de Ausubel (1968). Assim, pretendemos entender se os jogos podem ser utilizados como ferramenta para atingir uma aprendizagem mais significativa. Os dados da pesquisa foram coletados através de pesquisa bibliográfica e os resultados obtidos mostram que existem relações entre os conceitos de jogos e a Aprendizagem Significativa. Os jogos podem ser usados como ferramentas para uma aprendizagem mais significativa desde que sejam aplicados de forma não arbitrária, não literal e de uma forma que motivem os alunos a aprender.EDUEMG2021-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/553410.24934/eef.v24i43.5534Educação em Foco; Vol. 24 No. 43 (2021): Educação Em Foco; 82-103Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 43 (2021): Educação Em Foco; 82-103Educação em Foco; v. 24 n. 43 (2021): Educação Em Foco; 82-1032317-00931519-332210.24934/eef.v24i43reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5534/3672Copyright (c) 2021 Raphael de Alcântara do Carmo, José Maximiano Arruda Ximenes de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Alcântara do Carmo, RaphaelMaximiano Arruda Ximenes de Lima, José 2021-08-30T15:41:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5534Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-08-30T15:41:02Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações entre os conceitos de jogos e aprendizagem significativa
title Relações entre os conceitos de jogos e aprendizagem significativa
spellingShingle Relações entre os conceitos de jogos e aprendizagem significativa
de Alcântara do Carmo, Raphael
Aprendizagem Significativa
Ferramentas educacionais
Jogos
title_short Relações entre os conceitos de jogos e aprendizagem significativa
title_full Relações entre os conceitos de jogos e aprendizagem significativa
title_fullStr Relações entre os conceitos de jogos e aprendizagem significativa
title_full_unstemmed Relações entre os conceitos de jogos e aprendizagem significativa
title_sort Relações entre os conceitos de jogos e aprendizagem significativa
author de Alcântara do Carmo, Raphael
author_facet de Alcântara do Carmo, Raphael
Maximiano Arruda Ximenes de Lima, José
author_role author
author2 Maximiano Arruda Ximenes de Lima, José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Alcântara do Carmo, Raphael
Maximiano Arruda Ximenes de Lima, José
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Significativa
Ferramentas educacionais
Jogos
topic Aprendizagem Significativa
Ferramentas educacionais
Jogos
description Este artigo estabelece as relações entre as definições do conceito de jogos de diferentes autores e os conceitos de Aprendizagem Significativa de Ausubel (1968). Assim, pretendemos entender se os jogos podem ser utilizados como ferramenta para atingir uma aprendizagem mais significativa. Os dados da pesquisa foram coletados através de pesquisa bibliográfica e os resultados obtidos mostram que existem relações entre os conceitos de jogos e a Aprendizagem Significativa. Os jogos podem ser usados como ferramentas para uma aprendizagem mais significativa desde que sejam aplicados de forma não arbitrária, não literal e de uma forma que motivem os alunos a aprender.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5534
10.24934/eef.v24i43.5534
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5534
identifier_str_mv 10.24934/eef.v24i43.5534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5534/3672
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Raphael de Alcântara do Carmo, José Maximiano Arruda Ximenes de Lima
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Raphael de Alcântara do Carmo, José Maximiano Arruda Ximenes de Lima
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 24 No. 43 (2021): Educação Em Foco; 82-103
Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 43 (2021): Educação Em Foco; 82-103
Educação em Foco; v. 24 n. 43 (2021): Educação Em Foco; 82-103
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v24i43
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205470325276672