Relações entre os conceitos de jogos e aprendizagem significativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5534 |
Resumo: | Este artigo estabelece as relações entre as definições do conceito de jogos de diferentes autores e os conceitos de Aprendizagem Significativa de Ausubel (1968). Assim, pretendemos entender se os jogos podem ser utilizados como ferramenta para atingir uma aprendizagem mais significativa. Os dados da pesquisa foram coletados através de pesquisa bibliográfica e os resultados obtidos mostram que existem relações entre os conceitos de jogos e a Aprendizagem Significativa. Os jogos podem ser usados como ferramentas para uma aprendizagem mais significativa desde que sejam aplicados de forma não arbitrária, não literal e de uma forma que motivem os alunos a aprender. |
id |
UEMG-2_dd3b5a0456370be74c1b766ae3d442ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5534 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações entre os conceitos de jogos e aprendizagem significativaAprendizagem SignificativaFerramentas educacionaisJogosEste artigo estabelece as relações entre as definições do conceito de jogos de diferentes autores e os conceitos de Aprendizagem Significativa de Ausubel (1968). Assim, pretendemos entender se os jogos podem ser utilizados como ferramenta para atingir uma aprendizagem mais significativa. Os dados da pesquisa foram coletados através de pesquisa bibliográfica e os resultados obtidos mostram que existem relações entre os conceitos de jogos e a Aprendizagem Significativa. Os jogos podem ser usados como ferramentas para uma aprendizagem mais significativa desde que sejam aplicados de forma não arbitrária, não literal e de uma forma que motivem os alunos a aprender.EDUEMG2021-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/553410.24934/eef.v24i43.5534Educação em Foco; Vol. 24 No. 43 (2021): Educação Em Foco; 82-103Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 43 (2021): Educação Em Foco; 82-103Educação em Foco; v. 24 n. 43 (2021): Educação Em Foco; 82-1032317-00931519-332210.24934/eef.v24i43reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5534/3672Copyright (c) 2021 Raphael de Alcântara do Carmo, José Maximiano Arruda Ximenes de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Alcântara do Carmo, RaphaelMaximiano Arruda Ximenes de Lima, José 2021-08-30T15:41:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5534Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-08-30T15:41:02Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações entre os conceitos de jogos e aprendizagem significativa |
title |
Relações entre os conceitos de jogos e aprendizagem significativa |
spellingShingle |
Relações entre os conceitos de jogos e aprendizagem significativa de Alcântara do Carmo, Raphael Aprendizagem Significativa Ferramentas educacionais Jogos |
title_short |
Relações entre os conceitos de jogos e aprendizagem significativa |
title_full |
Relações entre os conceitos de jogos e aprendizagem significativa |
title_fullStr |
Relações entre os conceitos de jogos e aprendizagem significativa |
title_full_unstemmed |
Relações entre os conceitos de jogos e aprendizagem significativa |
title_sort |
Relações entre os conceitos de jogos e aprendizagem significativa |
author |
de Alcântara do Carmo, Raphael |
author_facet |
de Alcântara do Carmo, Raphael Maximiano Arruda Ximenes de Lima, José |
author_role |
author |
author2 |
Maximiano Arruda Ximenes de Lima, José |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Alcântara do Carmo, Raphael Maximiano Arruda Ximenes de Lima, José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Significativa Ferramentas educacionais Jogos |
topic |
Aprendizagem Significativa Ferramentas educacionais Jogos |
description |
Este artigo estabelece as relações entre as definições do conceito de jogos de diferentes autores e os conceitos de Aprendizagem Significativa de Ausubel (1968). Assim, pretendemos entender se os jogos podem ser utilizados como ferramenta para atingir uma aprendizagem mais significativa. Os dados da pesquisa foram coletados através de pesquisa bibliográfica e os resultados obtidos mostram que existem relações entre os conceitos de jogos e a Aprendizagem Significativa. Os jogos podem ser usados como ferramentas para uma aprendizagem mais significativa desde que sejam aplicados de forma não arbitrária, não literal e de uma forma que motivem os alunos a aprender. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5534 10.24934/eef.v24i43.5534 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5534 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v24i43.5534 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5534/3672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Raphael de Alcântara do Carmo, José Maximiano Arruda Ximenes de Lima info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Raphael de Alcântara do Carmo, José Maximiano Arruda Ximenes de Lima |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 24 No. 43 (2021): Educação Em Foco; 82-103 Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 43 (2021): Educação Em Foco; 82-103 Educação em Foco; v. 24 n. 43 (2021): Educação Em Foco; 82-103 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v24i43 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205470325276672 |