Universidades Seniores em Portugal e o uso das redes sociais: inclusão digital e social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira Barros, Daniela Melaré
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nobre, Ana Maria Ferreira, Pires Teixeira Gil, Henrique Manuel, Chenoll, Antonio, da Silva Macedo, Carla Alexandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4444
Resumo: Este artigo baseia-se na investigação do uso das tecnologias digitais no contexto das principais Universidades de Seniores em Portugal. O principal objetivo do trabalho realizado é analisar o uso de tecnologias digitais, na vida pessoal dos idosos, na qualidade de vida e na inclusão digital e social, identificando também as aplicações tecnológicas mais utilizadas em duas das principais universidades seniores na região de Lisboa. A metodologia de investigação foi de natureza quantitativa e qualitativa, com a recopilação de dados da aplicação de instrumentos de recolha aos alunos das universidades: Universidade Sênior de Almada e Universidade Don Sancho, ambas na região de Lisboa. Como resultado dessa investigação, verificamos que os seniores quando buscam conhecimento tecnológico sentem-se mais autônomos e confiantes na procura de informações, nas diversas formas de comunicação entre familiares e amigos e, em consequência, a diminuição da solidão e o aumento da qualidade de vida e da sustentabilidade socioeconômica.
id UEMG-2_e5503067a23bae6cc61a6c7668a967fc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4444
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Universidades Seniores em Portugal e o uso das redes sociais: inclusão digital e socialUniversidades SenioresTecnologias DigitaisInclusão Digital e SocialEste artigo baseia-se na investigação do uso das tecnologias digitais no contexto das principais Universidades de Seniores em Portugal. O principal objetivo do trabalho realizado é analisar o uso de tecnologias digitais, na vida pessoal dos idosos, na qualidade de vida e na inclusão digital e social, identificando também as aplicações tecnológicas mais utilizadas em duas das principais universidades seniores na região de Lisboa. A metodologia de investigação foi de natureza quantitativa e qualitativa, com a recopilação de dados da aplicação de instrumentos de recolha aos alunos das universidades: Universidade Sênior de Almada e Universidade Don Sancho, ambas na região de Lisboa. Como resultado dessa investigação, verificamos que os seniores quando buscam conhecimento tecnológico sentem-se mais autônomos e confiantes na procura de informações, nas diversas formas de comunicação entre familiares e amigos e, em consequência, a diminuição da solidão e o aumento da qualidade de vida e da sustentabilidade socioeconômica.EDUEMG2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/444410.24934/eef.v23i41.4444Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 446-461Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 446-461Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 446-4612317-00931519-332210.24934/eef.v23i41reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4444/3191Copyright (c) 2020 Daniela Melaré Vieira Barros, Ana Maria Ferreira Nobre, Henrique Manuel Pires Teixeira Gil, Antonio Chenoll Mora, Carla Alexandra da Silva Macedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira Barros, Daniela MelaréNobre, Ana Maria FerreiraPires Teixeira Gil, Henrique ManuelChenoll, Antonio da Silva Macedo, Carla Alexandra2020-12-21T21:12:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4444Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-12-21T21:12:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Universidades Seniores em Portugal e o uso das redes sociais: inclusão digital e social
title Universidades Seniores em Portugal e o uso das redes sociais: inclusão digital e social
spellingShingle Universidades Seniores em Portugal e o uso das redes sociais: inclusão digital e social
Vieira Barros, Daniela Melaré
Universidades Seniores
Tecnologias Digitais
Inclusão Digital e Social
title_short Universidades Seniores em Portugal e o uso das redes sociais: inclusão digital e social
title_full Universidades Seniores em Portugal e o uso das redes sociais: inclusão digital e social
title_fullStr Universidades Seniores em Portugal e o uso das redes sociais: inclusão digital e social
title_full_unstemmed Universidades Seniores em Portugal e o uso das redes sociais: inclusão digital e social
title_sort Universidades Seniores em Portugal e o uso das redes sociais: inclusão digital e social
author Vieira Barros, Daniela Melaré
author_facet Vieira Barros, Daniela Melaré
Nobre, Ana Maria Ferreira
Pires Teixeira Gil, Henrique Manuel
Chenoll, Antonio
da Silva Macedo, Carla Alexandra
author_role author
author2 Nobre, Ana Maria Ferreira
Pires Teixeira Gil, Henrique Manuel
Chenoll, Antonio
da Silva Macedo, Carla Alexandra
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira Barros, Daniela Melaré
Nobre, Ana Maria Ferreira
Pires Teixeira Gil, Henrique Manuel
Chenoll, Antonio
da Silva Macedo, Carla Alexandra
dc.subject.por.fl_str_mv Universidades Seniores
Tecnologias Digitais
Inclusão Digital e Social
topic Universidades Seniores
Tecnologias Digitais
Inclusão Digital e Social
description Este artigo baseia-se na investigação do uso das tecnologias digitais no contexto das principais Universidades de Seniores em Portugal. O principal objetivo do trabalho realizado é analisar o uso de tecnologias digitais, na vida pessoal dos idosos, na qualidade de vida e na inclusão digital e social, identificando também as aplicações tecnológicas mais utilizadas em duas das principais universidades seniores na região de Lisboa. A metodologia de investigação foi de natureza quantitativa e qualitativa, com a recopilação de dados da aplicação de instrumentos de recolha aos alunos das universidades: Universidade Sênior de Almada e Universidade Don Sancho, ambas na região de Lisboa. Como resultado dessa investigação, verificamos que os seniores quando buscam conhecimento tecnológico sentem-se mais autônomos e confiantes na procura de informações, nas diversas formas de comunicação entre familiares e amigos e, em consequência, a diminuição da solidão e o aumento da qualidade de vida e da sustentabilidade socioeconômica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4444
10.24934/eef.v23i41.4444
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4444
identifier_str_mv 10.24934/eef.v23i41.4444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4444/3191
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 446-461
Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 446-461
Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 446-461
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v23i41
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469832445952