Universidades Seniores em Portugal e o uso das redes sociais: inclusão digital e social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4444 |
Resumo: | Este artigo baseia-se na investigação do uso das tecnologias digitais no contexto das principais Universidades de Seniores em Portugal. O principal objetivo do trabalho realizado é analisar o uso de tecnologias digitais, na vida pessoal dos idosos, na qualidade de vida e na inclusão digital e social, identificando também as aplicações tecnológicas mais utilizadas em duas das principais universidades seniores na região de Lisboa. A metodologia de investigação foi de natureza quantitativa e qualitativa, com a recopilação de dados da aplicação de instrumentos de recolha aos alunos das universidades: Universidade Sênior de Almada e Universidade Don Sancho, ambas na região de Lisboa. Como resultado dessa investigação, verificamos que os seniores quando buscam conhecimento tecnológico sentem-se mais autônomos e confiantes na procura de informações, nas diversas formas de comunicação entre familiares e amigos e, em consequência, a diminuição da solidão e o aumento da qualidade de vida e da sustentabilidade socioeconômica. |
id |
UEMG-2_e5503067a23bae6cc61a6c7668a967fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4444 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Universidades Seniores em Portugal e o uso das redes sociais: inclusão digital e socialUniversidades SenioresTecnologias DigitaisInclusão Digital e SocialEste artigo baseia-se na investigação do uso das tecnologias digitais no contexto das principais Universidades de Seniores em Portugal. O principal objetivo do trabalho realizado é analisar o uso de tecnologias digitais, na vida pessoal dos idosos, na qualidade de vida e na inclusão digital e social, identificando também as aplicações tecnológicas mais utilizadas em duas das principais universidades seniores na região de Lisboa. A metodologia de investigação foi de natureza quantitativa e qualitativa, com a recopilação de dados da aplicação de instrumentos de recolha aos alunos das universidades: Universidade Sênior de Almada e Universidade Don Sancho, ambas na região de Lisboa. Como resultado dessa investigação, verificamos que os seniores quando buscam conhecimento tecnológico sentem-se mais autônomos e confiantes na procura de informações, nas diversas formas de comunicação entre familiares e amigos e, em consequência, a diminuição da solidão e o aumento da qualidade de vida e da sustentabilidade socioeconômica.EDUEMG2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/444410.24934/eef.v23i41.4444Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 446-461Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 446-461Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 446-4612317-00931519-332210.24934/eef.v23i41reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4444/3191Copyright (c) 2020 Daniela Melaré Vieira Barros, Ana Maria Ferreira Nobre, Henrique Manuel Pires Teixeira Gil, Antonio Chenoll Mora, Carla Alexandra da Silva Macedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira Barros, Daniela MelaréNobre, Ana Maria FerreiraPires Teixeira Gil, Henrique ManuelChenoll, Antonio da Silva Macedo, Carla Alexandra2020-12-21T21:12:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4444Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-12-21T21:12:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Universidades Seniores em Portugal e o uso das redes sociais: inclusão digital e social |
title |
Universidades Seniores em Portugal e o uso das redes sociais: inclusão digital e social |
spellingShingle |
Universidades Seniores em Portugal e o uso das redes sociais: inclusão digital e social Vieira Barros, Daniela Melaré Universidades Seniores Tecnologias Digitais Inclusão Digital e Social |
title_short |
Universidades Seniores em Portugal e o uso das redes sociais: inclusão digital e social |
title_full |
Universidades Seniores em Portugal e o uso das redes sociais: inclusão digital e social |
title_fullStr |
Universidades Seniores em Portugal e o uso das redes sociais: inclusão digital e social |
title_full_unstemmed |
Universidades Seniores em Portugal e o uso das redes sociais: inclusão digital e social |
title_sort |
Universidades Seniores em Portugal e o uso das redes sociais: inclusão digital e social |
author |
Vieira Barros, Daniela Melaré |
author_facet |
Vieira Barros, Daniela Melaré Nobre, Ana Maria Ferreira Pires Teixeira Gil, Henrique Manuel Chenoll, Antonio da Silva Macedo, Carla Alexandra |
author_role |
author |
author2 |
Nobre, Ana Maria Ferreira Pires Teixeira Gil, Henrique Manuel Chenoll, Antonio da Silva Macedo, Carla Alexandra |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira Barros, Daniela Melaré Nobre, Ana Maria Ferreira Pires Teixeira Gil, Henrique Manuel Chenoll, Antonio da Silva Macedo, Carla Alexandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidades Seniores Tecnologias Digitais Inclusão Digital e Social |
topic |
Universidades Seniores Tecnologias Digitais Inclusão Digital e Social |
description |
Este artigo baseia-se na investigação do uso das tecnologias digitais no contexto das principais Universidades de Seniores em Portugal. O principal objetivo do trabalho realizado é analisar o uso de tecnologias digitais, na vida pessoal dos idosos, na qualidade de vida e na inclusão digital e social, identificando também as aplicações tecnológicas mais utilizadas em duas das principais universidades seniores na região de Lisboa. A metodologia de investigação foi de natureza quantitativa e qualitativa, com a recopilação de dados da aplicação de instrumentos de recolha aos alunos das universidades: Universidade Sênior de Almada e Universidade Don Sancho, ambas na região de Lisboa. Como resultado dessa investigação, verificamos que os seniores quando buscam conhecimento tecnológico sentem-se mais autônomos e confiantes na procura de informações, nas diversas formas de comunicação entre familiares e amigos e, em consequência, a diminuição da solidão e o aumento da qualidade de vida e da sustentabilidade socioeconômica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4444 10.24934/eef.v23i41.4444 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4444 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v23i41.4444 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4444/3191 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 446-461 Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 446-461 Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 446-461 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v23i41 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469832445952 |