Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: : conhecimentos e práticas dos professores da educação básica do município de Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Turci, Deolinda Armani
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lourenço, Erika, de Souza, Giovana Moura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5452
Resumo: O objetivo do trabalho foi investigar o conhecimento que os professores da educação básica do município de Belo Horizonte têm acerca da educação especial na perspectiva da educação inclusiva e as práticas derivadas desse conhecimento. Os dados foram coletados em 2019, a partir de um questionário encaminhado para os professores de 44 escolas da rede pública municipal e estadual, sendo devolvidos e analisados 109 questionários. Os resultados apontam avanços consideráveis, contudo ainda existem dificuldades na compreensão do que seja educação inclusiva; que a formação inicial e continuada de professores ainda é deficitária; que em muitas escolas faltam estrutura física adequada; que há escassez de recursos e profissionais especializados para subsidiar as práticas escolares, dentre outros. Concluímos que ainda temos inúmeros desafios, necessitando maior investimento do poder público nas escolas e a manutenção da luta pela oferta e permanência de uma educação de qualidade para todos no ensino regular de ensino.
id UEMG-2_e7cf770d35f4c182d6f4b5d346f959b4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5452
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: : conhecimentos e práticas dos professores da educação básica do município de Belo HorizonteInclusão educacional.Práticas escolaresFormação de professores.Diversidade.Política educacional.O objetivo do trabalho foi investigar o conhecimento que os professores da educação básica do município de Belo Horizonte têm acerca da educação especial na perspectiva da educação inclusiva e as práticas derivadas desse conhecimento. Os dados foram coletados em 2019, a partir de um questionário encaminhado para os professores de 44 escolas da rede pública municipal e estadual, sendo devolvidos e analisados 109 questionários. Os resultados apontam avanços consideráveis, contudo ainda existem dificuldades na compreensão do que seja educação inclusiva; que a formação inicial e continuada de professores ainda é deficitária; que em muitas escolas faltam estrutura física adequada; que há escassez de recursos e profissionais especializados para subsidiar as práticas escolares, dentre outros. Concluímos que ainda temos inúmeros desafios, necessitando maior investimento do poder público nas escolas e a manutenção da luta pela oferta e permanência de uma educação de qualidade para todos no ensino regular de ensino.EDUEMG2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/545210.36704/eef.v24i44.5452Educação em Foco; Vol. 24 No. 44 (2021): Educação Em Foco; 259-282 Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 44 (2021): Educação Em Foco; 259-282 Educação em Foco; v. 24 n. 44 (2021): Educação Em Foco; 259-282 2317-00931519-332210.36704/eef.v24i44reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5452/3883Copyright (c) 2021 Deolinda Armani Turci, Erika Lourenço, Giovana Moura de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessTurci, Deolinda ArmaniLourenço, Erikade Souza, Giovana Moura2021-12-29T12:33:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5452Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-12-29T12:33:37Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: : conhecimentos e práticas dos professores da educação básica do município de Belo Horizonte
title Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: : conhecimentos e práticas dos professores da educação básica do município de Belo Horizonte
spellingShingle Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: : conhecimentos e práticas dos professores da educação básica do município de Belo Horizonte
Turci, Deolinda Armani
Inclusão educacional.
Práticas escolares
Formação de professores.
Diversidade.
Política educacional.
title_short Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: : conhecimentos e práticas dos professores da educação básica do município de Belo Horizonte
title_full Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: : conhecimentos e práticas dos professores da educação básica do município de Belo Horizonte
title_fullStr Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: : conhecimentos e práticas dos professores da educação básica do município de Belo Horizonte
title_full_unstemmed Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: : conhecimentos e práticas dos professores da educação básica do município de Belo Horizonte
title_sort Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: : conhecimentos e práticas dos professores da educação básica do município de Belo Horizonte
author Turci, Deolinda Armani
author_facet Turci, Deolinda Armani
Lourenço, Erika
de Souza, Giovana Moura
author_role author
author2 Lourenço, Erika
de Souza, Giovana Moura
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Turci, Deolinda Armani
Lourenço, Erika
de Souza, Giovana Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão educacional.
Práticas escolares
Formação de professores.
Diversidade.
Política educacional.
topic Inclusão educacional.
Práticas escolares
Formação de professores.
Diversidade.
Política educacional.
description O objetivo do trabalho foi investigar o conhecimento que os professores da educação básica do município de Belo Horizonte têm acerca da educação especial na perspectiva da educação inclusiva e as práticas derivadas desse conhecimento. Os dados foram coletados em 2019, a partir de um questionário encaminhado para os professores de 44 escolas da rede pública municipal e estadual, sendo devolvidos e analisados 109 questionários. Os resultados apontam avanços consideráveis, contudo ainda existem dificuldades na compreensão do que seja educação inclusiva; que a formação inicial e continuada de professores ainda é deficitária; que em muitas escolas faltam estrutura física adequada; que há escassez de recursos e profissionais especializados para subsidiar as práticas escolares, dentre outros. Concluímos que ainda temos inúmeros desafios, necessitando maior investimento do poder público nas escolas e a manutenção da luta pela oferta e permanência de uma educação de qualidade para todos no ensino regular de ensino.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5452
10.36704/eef.v24i44.5452
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5452
identifier_str_mv 10.36704/eef.v24i44.5452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5452/3883
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Deolinda Armani Turci, Erika Lourenço, Giovana Moura de Souza
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Deolinda Armani Turci, Erika Lourenço, Giovana Moura de Souza
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 24 No. 44 (2021): Educação Em Foco; 259-282
Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 44 (2021): Educação Em Foco; 259-282
Educação em Foco; v. 24 n. 44 (2021): Educação Em Foco; 259-282
2317-0093
1519-3322
10.36704/eef.v24i44
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205470312693760