Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: : conhecimentos e práticas dos professores da educação básica do município de Belo Horizonte
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2021 |
Other Authors: | , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Educação em foco |
Download full: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5452 |
Summary: | O objetivo do trabalho foi investigar o conhecimento que os professores da educação básica do município de Belo Horizonte têm acerca da educação especial na perspectiva da educação inclusiva e as práticas derivadas desse conhecimento. Os dados foram coletados em 2019, a partir de um questionário encaminhado para os professores de 44 escolas da rede pública municipal e estadual, sendo devolvidos e analisados 109 questionários. Os resultados apontam avanços consideráveis, contudo ainda existem dificuldades na compreensão do que seja educação inclusiva; que a formação inicial e continuada de professores ainda é deficitária; que em muitas escolas faltam estrutura física adequada; que há escassez de recursos e profissionais especializados para subsidiar as práticas escolares, dentre outros. Concluímos que ainda temos inúmeros desafios, necessitando maior investimento do poder público nas escolas e a manutenção da luta pela oferta e permanência de uma educação de qualidade para todos no ensino regular de ensino. |
id |
UEMG-2_e7cf770d35f4c182d6f4b5d346f959b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5452 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: : conhecimentos e práticas dos professores da educação básica do município de Belo HorizonteInclusão educacional.Práticas escolaresFormação de professores.Diversidade.Política educacional.O objetivo do trabalho foi investigar o conhecimento que os professores da educação básica do município de Belo Horizonte têm acerca da educação especial na perspectiva da educação inclusiva e as práticas derivadas desse conhecimento. Os dados foram coletados em 2019, a partir de um questionário encaminhado para os professores de 44 escolas da rede pública municipal e estadual, sendo devolvidos e analisados 109 questionários. Os resultados apontam avanços consideráveis, contudo ainda existem dificuldades na compreensão do que seja educação inclusiva; que a formação inicial e continuada de professores ainda é deficitária; que em muitas escolas faltam estrutura física adequada; que há escassez de recursos e profissionais especializados para subsidiar as práticas escolares, dentre outros. Concluímos que ainda temos inúmeros desafios, necessitando maior investimento do poder público nas escolas e a manutenção da luta pela oferta e permanência de uma educação de qualidade para todos no ensino regular de ensino.EDUEMG2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/545210.36704/eef.v24i44.5452Educação em Foco; Vol. 24 No. 44 (2021): Educação Em Foco; 259-282 Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 44 (2021): Educação Em Foco; 259-282 Educação em Foco; v. 24 n. 44 (2021): Educação Em Foco; 259-282 2317-00931519-332210.36704/eef.v24i44reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5452/3883Copyright (c) 2021 Deolinda Armani Turci, Erika Lourenço, Giovana Moura de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessTurci, Deolinda ArmaniLourenço, Erikade Souza, Giovana Moura2021-12-29T12:33:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5452Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-12-29T12:33:37Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: : conhecimentos e práticas dos professores da educação básica do município de Belo Horizonte |
title |
Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: : conhecimentos e práticas dos professores da educação básica do município de Belo Horizonte |
spellingShingle |
Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: : conhecimentos e práticas dos professores da educação básica do município de Belo Horizonte Turci, Deolinda Armani Inclusão educacional. Práticas escolares Formação de professores. Diversidade. Política educacional. |
title_short |
Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: : conhecimentos e práticas dos professores da educação básica do município de Belo Horizonte |
title_full |
Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: : conhecimentos e práticas dos professores da educação básica do município de Belo Horizonte |
title_fullStr |
Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: : conhecimentos e práticas dos professores da educação básica do município de Belo Horizonte |
title_full_unstemmed |
Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: : conhecimentos e práticas dos professores da educação básica do município de Belo Horizonte |
title_sort |
Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: : conhecimentos e práticas dos professores da educação básica do município de Belo Horizonte |
author |
Turci, Deolinda Armani |
author_facet |
Turci, Deolinda Armani Lourenço, Erika de Souza, Giovana Moura |
author_role |
author |
author2 |
Lourenço, Erika de Souza, Giovana Moura |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Turci, Deolinda Armani Lourenço, Erika de Souza, Giovana Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão educacional. Práticas escolares Formação de professores. Diversidade. Política educacional. |
topic |
Inclusão educacional. Práticas escolares Formação de professores. Diversidade. Política educacional. |
description |
O objetivo do trabalho foi investigar o conhecimento que os professores da educação básica do município de Belo Horizonte têm acerca da educação especial na perspectiva da educação inclusiva e as práticas derivadas desse conhecimento. Os dados foram coletados em 2019, a partir de um questionário encaminhado para os professores de 44 escolas da rede pública municipal e estadual, sendo devolvidos e analisados 109 questionários. Os resultados apontam avanços consideráveis, contudo ainda existem dificuldades na compreensão do que seja educação inclusiva; que a formação inicial e continuada de professores ainda é deficitária; que em muitas escolas faltam estrutura física adequada; que há escassez de recursos e profissionais especializados para subsidiar as práticas escolares, dentre outros. Concluímos que ainda temos inúmeros desafios, necessitando maior investimento do poder público nas escolas e a manutenção da luta pela oferta e permanência de uma educação de qualidade para todos no ensino regular de ensino. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5452 10.36704/eef.v24i44.5452 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5452 |
identifier_str_mv |
10.36704/eef.v24i44.5452 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5452/3883 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Deolinda Armani Turci, Erika Lourenço, Giovana Moura de Souza info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Deolinda Armani Turci, Erika Lourenço, Giovana Moura de Souza |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 24 No. 44 (2021): Educação Em Foco; 259-282 Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 44 (2021): Educação Em Foco; 259-282 Educação em Foco; v. 24 n. 44 (2021): Educação Em Foco; 259-282 2317-0093 1519-3322 10.36704/eef.v24i44 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205470312693760 |