O magistério da educação básica paraibana no contexto das políticas educacionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/250 |
Resumo: | O contexto das reformas educacionais no país em anos recentes reflete, em parte, as lutas dos docentes pela melhoria das questões profissionais. Instituem-se instrumentos para o ingresso e a permanência do professor no quadro do magistério público e medidas que versam sobre a formação continuada e remuneração. No entanto, falta um elo entre a definição e a implantação de uma política. No caso do magistério estadual da Paraíba, somente em 2003 foi aprovado o plano de carreira, apesar de vigorar uma política nessa direção desde 1996. O presente estudo, a partir da análise dos reajustes salariais ocorridos com a implantação do plano, evidencia as oscilações reais e projetivas da matriz salarial, fazendo o contraponto entre os indicadores deliberados pelo movimento docente e as políticas públicas definidas nacionalmente. |
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