Dispositivos didáticos para a abordagem do método da Cartografia com pesquisadores da Educação Profissional e Tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Matusalém de Brito
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carmo, Hérika Eustáquia do, Machado, Marcela Soares, Meireles, Romero
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4375
Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi a criação e aplicação de dispositivos didáticos com pesquisadores do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, para a abordagem do arcabouço teórico-conceitual e teórico-metodológico da Cartografia de Deleuze e Guattari, de modo a potencializar o uso em pesquisas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A partir dos conceitos foram construídos dispositivos detonadores intitulados “livro-raiz”, “platôs de apresentação”, “imagens conceituais”, entre outros. A aplicação dos dispositivos comprovou a eficiência dos mesmos no entendimento dos conceitos cartográficos. Os pesquisadores socializaram suas inquietações por terem sido levados a deslocarem seus corpos e formas de pensar durante o processo e concluíram ser de grande potencial o uso da Cartografia em pesquisas relacionadas à EPT.
id UEMG-2_f086452369749a00860e98ada08db9e0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4375
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Dispositivos didáticos para a abordagem do método da Cartografia com pesquisadores da Educação Profissional e TecnológicaEducação Profissional e TecnológicaDeleuze e GuattariMetodologia de pesquisaO objetivo dessa pesquisa foi a criação e aplicação de dispositivos didáticos com pesquisadores do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, para a abordagem do arcabouço teórico-conceitual e teórico-metodológico da Cartografia de Deleuze e Guattari, de modo a potencializar o uso em pesquisas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A partir dos conceitos foram construídos dispositivos detonadores intitulados “livro-raiz”, “platôs de apresentação”, “imagens conceituais”, entre outros. A aplicação dos dispositivos comprovou a eficiência dos mesmos no entendimento dos conceitos cartográficos. Os pesquisadores socializaram suas inquietações por terem sido levados a deslocarem seus corpos e formas de pensar durante o processo e concluíram ser de grande potencial o uso da Cartografia em pesquisas relacionadas à EPT.EDUEMG2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/437510.24934/eef.v23i41.4375Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 376-401Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 376-401Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 376-4012317-00931519-332210.24934/eef.v23i41reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4375/3163Copyright (c) 2020 Matusalém de Brito Duarte, Hérika Eustáquia do Carmo, Marcela Soares Machado, Romero Meirelesinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Matusalém de BritoCarmo, Hérika Eustáquia doMachado, Marcela SoaresMeireles, Romero2020-12-18T23:09:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4375Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-12-18T23:09:11Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Dispositivos didáticos para a abordagem do método da Cartografia com pesquisadores da Educação Profissional e Tecnológica
title Dispositivos didáticos para a abordagem do método da Cartografia com pesquisadores da Educação Profissional e Tecnológica
spellingShingle Dispositivos didáticos para a abordagem do método da Cartografia com pesquisadores da Educação Profissional e Tecnológica
Duarte, Matusalém de Brito
Educação Profissional e Tecnológica
Deleuze e Guattari
Metodologia de pesquisa
title_short Dispositivos didáticos para a abordagem do método da Cartografia com pesquisadores da Educação Profissional e Tecnológica
title_full Dispositivos didáticos para a abordagem do método da Cartografia com pesquisadores da Educação Profissional e Tecnológica
title_fullStr Dispositivos didáticos para a abordagem do método da Cartografia com pesquisadores da Educação Profissional e Tecnológica
title_full_unstemmed Dispositivos didáticos para a abordagem do método da Cartografia com pesquisadores da Educação Profissional e Tecnológica
title_sort Dispositivos didáticos para a abordagem do método da Cartografia com pesquisadores da Educação Profissional e Tecnológica
author Duarte, Matusalém de Brito
author_facet Duarte, Matusalém de Brito
Carmo, Hérika Eustáquia do
Machado, Marcela Soares
Meireles, Romero
author_role author
author2 Carmo, Hérika Eustáquia do
Machado, Marcela Soares
Meireles, Romero
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Matusalém de Brito
Carmo, Hérika Eustáquia do
Machado, Marcela Soares
Meireles, Romero
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica
Deleuze e Guattari
Metodologia de pesquisa
topic Educação Profissional e Tecnológica
Deleuze e Guattari
Metodologia de pesquisa
description O objetivo dessa pesquisa foi a criação e aplicação de dispositivos didáticos com pesquisadores do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, para a abordagem do arcabouço teórico-conceitual e teórico-metodológico da Cartografia de Deleuze e Guattari, de modo a potencializar o uso em pesquisas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A partir dos conceitos foram construídos dispositivos detonadores intitulados “livro-raiz”, “platôs de apresentação”, “imagens conceituais”, entre outros. A aplicação dos dispositivos comprovou a eficiência dos mesmos no entendimento dos conceitos cartográficos. Os pesquisadores socializaram suas inquietações por terem sido levados a deslocarem seus corpos e formas de pensar durante o processo e concluíram ser de grande potencial o uso da Cartografia em pesquisas relacionadas à EPT.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4375
10.24934/eef.v23i41.4375
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4375
identifier_str_mv 10.24934/eef.v23i41.4375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4375/3163
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 376-401
Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 376-401
Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 376-401
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v23i41
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469828251648